Você sabe como lavar seu travesseiro? Confira nosso guia!

Uma pessoa que deita sua cabeça no travesseiro não quer guerra com ninguém, muito menos com um exército de micro-organismos. Acompanhe nossas dicas e descubra como manter seu travesseiro limpinho!
Você sabe como lavar seu travesseiro? Confira nosso guia!

Saber a forma correta de como lavar travesseiro é como um presente à nossa saúde e bem-estar! 

Afinal, a limpeza periódica evita o acúmulo de fungos, ácaros e bactérias, além de manter o travesseiro sempre branquinho, com aparência de novo.

Vamos conferir alguns caminhos e dicas de como colocar isso em prática.

Por que os travesseiros ficam amarelados?

Assim como o ouro, que escurece devido ao ácido úrico presente em nosso suor, o travesseiro também sofre esse efeito!

Por isso, a limpeza é importante: a umidade que fica no tecido, devido ao suor, pode ser propícia para o surgimento de ácaros e fungos, já que esses micro-organismos se proliferam na presença de umidade. 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/29150412/como-lavar-travesseiro-eliminar-acaros-scaled.jpg

Outro motivo para essa coloração é a exposição à luz solar por longos períodos, o que pode desbotar a cor do tecido.

Por fim, naturalmente, em alguns tecidos de travesseiros expostos ao oxigênio pode ocorrer a oxidação, resultando na coloração amarela ou cinza, ao decorrer dos anos.

A expressão que ouvimos de “travesseiro velho” acaba sendo literal!

Como lavar travesseiro: confira os produtos adequados

Agora, vamos às dicas de limpeza de travesseiros: quais produtos são mais indicados para determinadas situações e as quantidades.

Água oxigenada e limão

Coloque 3 litros de água em um balde e adicione uma xícara de chá de água oxigenada e meia xícara de chá de limão. Mergulhe o travesseiro na mistura e deixe de molho por até 2 horas.

Passado o tempo, é só enxaguar e deixar secar!

Vinagre branco e bicarbonato de sódio

Misture, em 1 litro de água, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 200 ml de vinagre branco. Aplique essa mistura por todo o travesseiro com um pano ou borrifador.

Aguarde cerca de 10 minutos e passe um pano com água para retirar a mistura aplicada.

Sabão em barra

Para a lavagem com sabão em barra, temos duas opções:

  • Opção 1: depois de aplicar a mistura de vinagre branco com bicarbonato de sódio em seu travesseiro, lave com sabão em barra, esfregando com movimentos leves e, depois de enxaguar, deixe secando.
  • Opção 2: retire a fronha e a capa protetora e lave seu travesseiro diretamente no tanque com sabão em barra e água. Depois da lavagem, é só esperar secar! 

Sabão em pó

Assim como o sabão em barra, com o sabão em pó existem duas opções de lavagem: na máquina de lavar e no tanque (ou balde, se preferir).

Máquina de lavar

Comece retirando a fronha do travesseiro e a capa que vem nele geralmente, eles vêm com um zíper.

Coloque a quantidade de sabão em pó indicada pela sua máquina e programe para fazer dois enxágues. Lembre-se de colocar até no máximo 2 travesseiros por vez e na posição vertical, tá bem?

Atenção! É importante evitar o amaciante, pois nossa pele entra em contato direto com o travesseiro durante o sono e dessa forma evitamos possíveis alergias até respiratórias, pelo forte aroma.

Tanque (ou balde)  

Dilua uma medida de sabão em pó em água, dentro de um balde ou do tanque de lavar roupas e deixe o travesseiro – sem a fronha e capa protetora – de molho por até 20 minutos. 

Em seguida, esfregue o travesseiro, de forma leve, e vá retirando o excesso de água e sabão em água corrente. 

Se quiser acelerar o processo, você pode encher um balde apenas com água e deixar o travesseiro de molho por alguns minutos, para facilitar o processo de enxágue. Depois, deixe secando na sombra.

Como lavar o travesseiro à mão

Em um balde ou tanque, comece encharcando o travesseiro de água para, então, adicionar detergente neutro ou sabão líquido no tecido. Esfregue delicadamente e enxague novamente.

Para remover o excesso de água, aperte o travesseiro, sem torcer. Depois, deixe secando!

Como lavar o travesseiro na máquina

Antes de tudo, lembre-se de retirar a fronha e a capa protetora e verificar na etiqueta do travesseiro se ele pode ser lavado na máquina, é claro!

Comece colocando o(s) travesseiro(s) na posição vertical (o ideal é no máximo 2 travesseiros por vez, tá?). Então, use água fria e escolha o ciclo de lavagem suave.

Use sabão líquido ou em pó, de acordo com as orientações da etiqueta do seu travesseiro e, se possível, uma quantidade a mais da indicada pela máquina, já que o travesseiro absorve muita água.

O sabão líquido costuma diluir melhor, então, se puder, opte por ele! Depois que a lavagem terminar, pode centrifugar e deixar secar na sombra.

Pode centrifugar o travesseiro?

Sim! O que não pode é torcer o travesseiro ou colocar na secadora pois pode deformar o formato do travesseiro ou deixá-lo exposto diretamente à luz do sol já que o sol ajuda a amarelar o tecido.

Como lavar travesseiro de pena de ganso?

O ideal é que seja na máquina de lavar, com água na temperatura fria, ciclo delicado e com sabão líquido ou neutro. Ah, evite centrifugar, usar amaciante e colocar mais de 2 travesseiros por vez!

Como lavar travesseiro Nasa

Misture sabão neutro em água morna e, com a ajuda de uma escova de cerdas macias, aplique em todo o travesseiro. Em seguida, enxágue a escova apenas em água e passe novamente sobre o travesseiro. Depois, é só deixar secar na sombra!

Como lavar travesseiro amarelado

Aqui, você pode realizar a mesma lavagem que indicamos no começo da matéria, com vinagre branco e bicarbonato.

Em um borrifador, adicione 1 litro de água, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 200 ml de vinagre branco. Com o borrifador, aplique a mistura sobre a mancha e aguarde 10 minutos. Em seguida, esfregue com um pano úmido apenas com água para remover o excesso do bicarbonato e do vinagre.

Como lavar travesseiro mofado

Misture uma colher de chá de detergente neutro e uma colher de sopa de vinagre, em 250 ml de água gelada.

Com a ajuda de um borrifador, aplique a mistura por cima do mofo, até que a mancha diminua. Depois, lave normalmente.

Como lavar travesseiro de espuma

Novamente, a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio segue como ótima opção!

Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 200 ml de vinagre branco em 1 litro de água. Com um pano ou borrifador, aplique a mistura por todo o travesseiro. Aguarde cerca de 10 minutos e passe um pano com água. Prontinho!

Como lavar travesseiro a seco

Você pode usar o aspirador de pó, para remover as poeiras e sujeiras acumuladas na superfície.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/29150418/como-lavar-travesseiro-a-seco.jpg

Fazendo a faxina da casa? Então confira, também, nosso texto com dicas para limpar os sofás!

Você achou esse artigo útil?

Você sabe como lavar seu travesseiro? Confira nosso guia!