Vinagre e bicarbonato: saiba onde usar essa dupla de limpeza poderosa! 

Na Ypê, nossa dupla perfeita e preferida é o lava louças e a esponja! Essa vocês já conhecem, mas tem uma outra duplinha que na hora do sufoco pode ajudar bastante. Nesta matéria, mostramos algumas possibilidades de limpeza usando vinagre e bicarbonato de sódio. Confira!
Vinagre e bicarbonato: saiba onde usar essa dupla de limpeza poderosa! 

Sim, é verdade: o vinagre e o bicarbonato de sódio podem fazer milagres e te salvar de grandes sujeiras, além de serem alternativas acessíveis.  

Quantas formas de uso você imagina que são possíveis? Se a resposta foi menos que 5, vamos te surpreender nesta matéria! Acompanhe:  

  • Qual é a composição do vinagre e do bicarbonato de sódio? 
  • O que acontece quando misturamos vinagre e bicarbonato?  
  • Vinagre com bicarbonato: para que serve?  
  • 8 lugares para limpar com vinagre e bicarbonato 
  • 3 verdades e mitos sobre bicarbonato de sódio  

Qual é a composição do vinagre e do bicarbonato de sódio? 

O bicarbonato de sódio é um composto químico formado por sódio, carbono, oxigênio e hidrogênio – da fórmula química NaHCO3.  

Esse composto é classificado como um sal e é levemente alcalino. Por isso, além de ser capaz de reduzir a acidez, também ajuda a diminuir a alcalinidade. Ou seja, o bicarbonato de sódio faz com que o pH se aproxime do grau 7, que é a medida neutra.  

Já o vinagre tem como principal constituinte o ácido acético (ou ácido etanóico), que vem da oxidação do álcool do vinho, no processo de acetificação. Contudo, o teor desse composto ocupa cerca de 4% a 6% do vinagre – o resto, é água.   

É também por conta desse ácido que o vinagre é um produto muito volátil.  

O que acontece quando misturamos vinagre e bicarbonato?

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/09115132/vinagre_bicarbonato_rea%C3%A7%C3%A3o-scaled.jpg

Acontece uma reação química, resultando em um gás que você provavelmente já ouviu falar: o dióxido de carbono CO – é esse gás que sai dos nossos pulmões quando respiramos!  

 Mas, na verdade, há um segredo por trás: no início, o resultado dessa reação química é o ácido carbônico.  

Acontece que esse ácido se decompõe tão rápido, que no mesmo minuto se transforma em dióxido de carbono! Por isso, percebemos a formação de uma espuma com bolhas. Na verdade, essas bolhas são o acetato de sódio e a água – poderosos desengordurantes.  

Vinagre com bicarbonato: para que serve?  

Essa mistura pode ser utilizada em alguns móveis, acessórios ou cômodos. Vamos conhecer quais as possibilidades de limpeza com essa dupla? 

9 lugares para limpar com vinagre e bicarbonato 

A limpeza com esses dois ingredientes pode ser bem versátil: do banheiro às roupas – literalmente. Você vai conferir isso na prática a seguir 🙂  

1. Vinagre e bicarbonato para limpeza de banheiro

Para limpar o banheiro, misture meia xícara de bicarbonato de sódio e a mesma quantidade de vinagre branco. Transfira a mistura para um borrifador e aplique sobre as regiões que deseja limpar. Aguarde cerca de 10 minutos e finalize a limpeza com água e esponja. 

2. Vinagre e bicarbonato para limpeza de vidros 

Para limpar vidro, misture: 1 colher de sopa de detergente neutro; 2 colheres de sopa de bicarbonato; 1 colher de álcool 70%; 1 xícara de vinagre branco e 1 xícara de água morna.  

Então, mergulhe uma esponja na mistura e aplique no vidro em movimentos circulares. Deixe agir por 10 minutos e seque com um pano perfex, outro coringa da limpeza 

Depois de seco, finalize com um lustra-móveis – pode aplicar com pano perfex também.  

3. Vinagre e bicarbonato para limpeza de mofo

Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato com 1 xícara de vinagre. Coloque dentro de um borrifador, para facilitar a aplicação e borrife diretamente sobre o mofo, deixando a mistura agir por cerca de 15 minutos.  

Passado o tempo, retire a mistura com ajuda de um pano perfex, até que fique seco.   

Aproveite para ler: Como tirar mofo de roupa 

4. Vinagre e bicarbonato para limpeza de sofá 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/09115122/limpeza_De_sofa-scaled.jpg

Para limpar o sofá, comece misturando, em 1 litro de água: ¼ de álcool; 1 colher de sopa de bicarbonato;  ½ copo de vinagre e 1 medida de amaciante 

Com a ajuda de um borrifador, aplique a mistura no sofá e aguarde até 10 minutos. Então, é só esfregar com um pano perfex e prontinho!   

Veja mais dicas de como limpar o sofá em casa!  

 5. Vinagre e bicarbonato para limpeza de roupa 

Para limpar tecidos, utilize 1 colher de sopa de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio – a consistência será de uma pasta.  

Com a peça de roupa seca, aplique a mistura no local que desejar e aguarde até 1 hora.  

Passado o tempo, lave a roupa na máquina de lavar para finalizar a limpeza.  

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/09115235/limpeza_De_maquina_de_lavar-scaled.jpg

A roupa de academia tem salvação: confira dicas de como tirar o cheiro de suor da roupa!  

6. Vinagre e bicarbonato para desentupir pia

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/09115338/bicarbonato_desentupir_pia-scaled.jpg

Despeje um copo de bicarbonato de sódio no ralo da pia e, em seguida, despeje 1 copo de vinagre branco. Utilize um pano para cobrir o buraco do ralo e aguarde 30 minutos.  

Passado o tempo, despeje água quente no ralo e prontinho!  

Quer mais dicas para desentupir a pia de cozinha? Leia esta matéria!   

7. Vinagre e bicarbonato para tirar ferrugem 

Misture ½ xícara de bicarbonato de sódio com 2 colheres de sopa de vinagre branco e aplique, com a ajuda de um pano perfex, em cima da mancha de ferrugem, esfregando.  

Se a mancha persistir, deixe a mistura sobre a mancha por 1 dia e, depois, retire com um pano seco.  

A mancha de ferrugem está na roupa? Aprenda como retirar aqui!  

8. Vinagre e bicarbonato para limpeza de panelas 

Primeiro, despeje 1 copo de vinagre branco na panela, para cobrir o fundo. Em seguida, adicione 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe a mistura ferver por 3 minutos.  

Quando esfriar, esfregue o fundo da panela com ajuda de uma escova e, se a sujeira persistir, repita o processo!  

A panela queimou? Saiba como limpar nesta matéria!  

9. Vinagre e bicarbonato para limpeza de lixeira 

Para afastar o cheiro desagradável da lixeira, você pode misturar ½ xícara de vinagre branco com a mesma medida de bicarbonato de sódio e aplicar a mistura com a ajuda de um pano perfex no material e aguarde uns minutos.  

Passado o tempo, retire a mistura com ajuda de um lenço de limpeza, para finalizar e retirar o excesso de produto.  

2 verdades e 1 mito sobre bicarbonato de sódio 

1. “Faz bem para a pele”–mito: a técnica não é recomendada por dermatologistas, já que bicarbonato pode desequilibrar o pH da pele, alterando a flora e trazendo risco de infecção.  

Além disso, não há artigos científicos que comprovem a eficácia do bicarbonato quando usado na pele – seja para clarear manchas ou controlar a acne. 

2. “É um desodorante natural”– verdade! A receita é: duas colheres de chá de bicarbonato de sódio para um copo com água.  

Então, é só aplicar na região das axilas durante o banho – vale ressaltar que a solução não inibe a transpiração, mas ajuda no odor! 

3. “Ajuda no combate a fungos e bactérias no couro cabeludo”– verdade! É só usar na proporção certa para evitar o ressecamento dos fios. 

Se misturar no shampoo, adicione apenas uma colher de sopa. Se usar o método a seco, salpique um pouco na raiz e logo em seguida retire, para não irritar a região.  

 Quer se aprofundar no assunto? Então confira, também, nosso guia super completo falando tudo sobre bicarbonato de sódio! 

Você achou esse artigo útil?

Vinagre e bicarbonato: saiba onde usar essa dupla de limpeza poderosa!