Vida adulta: será que você está pronto(a)? Faça nosso quiz!

Subtítulo: Todo novo desafio é cercado de alguns receios, novas responsabilidades e necessidades. É assim que a gente vai se percebendo adulto, afinal tudo é aprendizado! Vem conferir mais sobre esse tema e descobrir que tudo que isso que você está passando é mais comum do que você imagina.
Vida adulta: será que você está pronto(a)? Faça nosso quiz!

O início da vida adulta costuma ser um período de muitas mudanças: o começo da vida profissional, a busca por independência financeira, o processo de amadurecimento e a introdução de responsabilidades que antes não faziam parte da nossa rotina são alguns dos pontos mais marcantes desse período.

Como toda fase nova, a nossa falta de experiência prévia acaba nos deixando ansiosos ou até com receio da vida adulta e do que ela representa.

Mas precisamos entender que esse é apenas o medo do desconhecido e que, apesar das novas preocupações que virão, a vida adulta é um momento muito marcante e que não precisa ser razão para dor de cabeça.

Se você se sente pronto para a vida adulta e busca por novas dicas ou se você ainda está com medo desse ciclo, confira aqui como estar preparado para essa fase!

Passagem para a vida adulta: como lidar?

A passagem para a vida adulta é um momento novo, que representa a chegada de uma fase até então desconhecida, e precisamos saber lidar com isso da melhor forma possível.

Nos vermos obrigados a termos mais responsabilidades do que estávamos acostumados anteriormente, além das novas expectativas e objetivos. Isso tudo pode ser um pouco assustador em primeiro momento.

No entanto, assim como nas outras fases da vida, a vida adulta só nos deixa com frio na barriga por não termos tido essas experiências antes: é tudo uma grande novidade.

É interessante entender que, apesar de ser um momento que introduz novos encargos, a vida adulta não é nenhum pesadelo, mas um novo ciclo com muitos aprendizados! Tudo que precisamos é respirar fundo e encarar a chegada da maturidade como algo inédito, diferente e cheio de possibilidades.

Aprendendo a ter independência na vida adulta

Conforme a vida adulta se aproxima, cada vez mais estamos em busca da tão sonhada independência financeira. Essa liberdade é o que nos torna verdadeiramente independentes, podendo pensar na possibilidade de morarmos sozinhos ou planejarmos uma viagem por conta própria.

A independência é um processo subjetivo, variando para cada pessoa. Em geral, uma forma de buscar esse título é economizar dinheiro e controlar suas despesas, deixando essas informações registradas em uma planilha ou caderno e se planejando para um objetivo maior, como a casa própria.

Com o passar do tempo, você deve conseguir ser mais independente conquistando e gastando seu próprio dinheiro. Exercitar essa responsabilidade financeira já faz você se sentir mais adulto! Você pode ler mais sobre economia doméstica aqui.

Início da vida adulta e as principais atividades domésticas

O início da vida adulta representa o momento em que somos contemplados com uma nova leva de responsabilidades, dentro e fora de casa, principalmente se já estamos morando sozinhos.

Ir ao mercado, cozinhar nossa própria comida, lavar roupa e limpar a casa, por exemplo, são tarefas que já poderiam estar sendo realizadas a algum tempo. Mas é com a chegada da vida adulta que elas se tornam essenciais: afinal, se você mora sozinho e não fez o almoço, quem vai fazer por você?

Não é fácil, mas essas atividades domésticas com o tempo se tornam partes naturais da nossa rotina e são bem menos chatas do que parecem! Use essas novas tarefas como chances de aprender a fazer coisas que você não sabia antes, sem pressão de ter que acertar tudo de uma vez!

Quiz: Você está pronto(a) para a vida adulta?

Agora que a vida adulta parece ser menos assustadora, você sabe nos dizer se está pronto(a) para ela? Responda ao nosso quiz para ver como você se sai!

Pergunta 1: Como você pode se organizar para morar sozinho?

a) Montando um planejamento e aprendendo mais sobre economia doméstica

b) Recebendo o primeiro salário e saindo imediatamente atrás de um imóvel para alugar –

c) Pedindo para quem mora com você sair de casa, mas continuar pagando tudo para você poder morar sozinho

Resposta comentada: Se você escolheu a alternativa A, é isso! Está no caminho certo! Se você escolheu a alternativa B, talvez seja melhor se planejar! Tire um tempo para pensar a respeito e saia de casa quando estiver financeiramente estável! Se a alternativa C foi a escolhida, precisamos dizer: seria um sonho, não é? Mas parte da vida adulta é realizar nossas próprias conquistas! Que tal se planejar com calma para encontrar um lugar só seu?

Pergunta 2: A vida adulta traz muitas responsabilidades domésticas. De quantas responsabilidades do lar (arrumar a casa, fazer compras, pagar contas etc.) você cuida?

a) Normalmente quem mora comigo cuida dessas coisas.

b) Faço algumas coisas aqui e ali, mas são minoria.

c) Sou eu quem cuido de uma grande quantidade de responsabilidades relacionadas a mim ou a quem vive comigo.

Resposta comentada: para quem escolheu a alternativa A é hora de começar a exercitar esse amadurecimento! Que tal começar por coisas pequenas, como ajudar na faxina ou no almoço, e seguir a partir disso? Se a sua resposta foi a alternativa B, já é um começo! Agora siga buscando novas responsabilidades e ajudando dentro de casa. Em breve, você já vai ter total autonomia! Se a alternativa escolhida foi a C, é isso! Você está no caminho certo!

Pergunta 3: Se tornar um adulto independente não significa estar sozinho. Esse processo pode ser muito difícil! Como você se sente nesse momento?

a) A vida adulta me deixa ansioso(a), mas acho que estou bem.

b) Tenho muito medo da vida adulta e não quero passar por isso.

c) Tenho alguns receios, mas me sinto preparado e aberto para essa nova fase.

Para quem escolheu a alternativa A, fique tranquilo, esse frio na barriga é normal, mas não deixe de conversar com um profissional se esse sentimento se tornar difícil de lidar: saber enfrentar seus medos é parte de se tornar adulto! Se você se identificou mais com a alternativa B, saiba que você não é o único se sentindo assim! Converse com amigos, familiares e, se necessário, um profissional e comece a verbalizar seus medos. A vida adulta é complexa e pode ser assustadora em um primeiro momento, mas vai dar tudo certo! Se a alternativa C representa mais o seu momento,  é isso aí!  Você está no caminho certo, e quando aparecer uma dúvida pode contar com a gente, aqui você encontra dicas e tutoriais para as mais diversas situações da vida adulta.

Se identificou com esse conteúdo? Confira também nossa lista do que comprar para a limpeza para quem vai morar sozinho.

Você achou esse artigo útil?

Vida adulta: será que você está pronto(a)? Faça nosso quiz!