Vazamento de água: como identificar e corrigir?

O vazamento de água pode ser ruim para sua casa, suas economias e para o meio ambiente. Aprenda como descobrir um vazamento.
Vazamento de água: como identificar e corrigir?

Um vazamento de água, por menor que seja, pode ser muito inconveniente.

Você pode ter que pagar a mais pela conta de água, além de correr o risco de ter a estrutura do seu imóvel danificada. Ou problemas no veículo, quando o vazamento ocorre no motor, por exemplo.

Sem falar no desperdício de água, um recurso essencial para as nossas vidas que, embora seja renovável, é finito.

De acordo com um relatório lançado em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 5 bilhões de pessoas ficarão sem água até 2050.

Por isso, aprenda a seguir como lidar com vazamentos de água para poupar seu bolso e o planeta de sérios prejuízos.

Leia também: Como fazer captação de água da chuva

Os vazamentos de água mais frequentes

Existem dois tipos de vazamento de água: os externos, que são aqueles facilmente visíveis, como, por exemplo, uma torneira que esguicha água sem parar, e os vazamentos internos.

No segundo caso, os vazamentos são mais difíceis de serem detectados, como um filete de água saindo dentro do vaso sanitário, por exemplo.

E, apesar de ser mais difícil de identificar, o vazamento de água interno é mais comum do que o externo.

Além das torneiras e do vaso sanitário, a vazão de água é frequente em encanamentos nas paredes, no chuveiro e na caixa d’água.

Abaixo, você aprenderá como identificar alguns tipos de vazamento com dicas simples.

Vazamento de água: como descobrir?

Você sabia que um vazamento de água em vaso sanitário pode desperdiçar até 144 litros de água por dia? Ao longo de uma semana, são mais de 1.000 litros gastos sem necessidade.

Ou seja, quanto antes você descobrir um vazamento de água, melhor.

Você não precisa esperar aumentos na sua conta de água para ir investigar se existe algum vazamento na sua residência. Com alguns testes periódicos, você pode tirar sua dúvida.

Pelo menos uma vez por mês, procure identificar:

Vazamento de água dentro do vaso sanitário

Para detectar vazamento de água no vaso sanitário, basta jogar uma colher de sopa de borra de café dentro do vaso. Espere 1 hora e, caso a borra fique depositada no fundo, não precisa se preocupar, porque não existe vazamento.

Caso contrário, se a borra flutuar, é sinal de que há vazão de água ali.

Para identificar vazamentos na descarga de caixa acoplada, remova a tampa da caixa e escute se há algum som sibilante. Se sim, é porque há vazamento.

Vazamento de água na parede

Você não precisa quebrar uma parede da sua casa para descobrir se há vazamento ali.

Um dos sinais mais evidentes de vazamento é a infiltração, causada pela umidade excessiva na parte interna da parede. Isso significa que o vazamento já existe há algum tempo.

Mas existe um teste simples que você pode fazer antes que a fase da infiltração aconteça: desligue todas as torneiras e saídas de água da sua casa, espere uma hora e verifique se o hidrômetro marca alguma passagem de água.

Basta observar os números apontados pelo registro. Se depois de 1 hora os números ainda forem os mesmos, não há vazamentos.

Mas, se os números no contador tiverem mudado desde a primeira leitura, é porque há um vazamento invisível na sua residência.

Vazamento de água no ar-condicionado

O vazamento de água pode acontecer em qualquer tipo de aparelho ar-condicionado, até mesmo nos modelos mais modernos.

A principal forma de identificar vazamentos no ar-condicionado é observando a presença de goteiras. Caso o problema seja muito grave, você perceberá perda no poder de refrigeração do equipamento.

Vazamento de água no motor do carro

O sistema de arrefecimento do carro é feito para evitar o superaquecimento do motor, então possíveis vazamentos precisam ser supervisionados com frequência.

Alguns indícios de vazamento de água no motor são:

  • o gotejamento de água e/ou de óleo
  • necessidade de completar o reservatório constantemente
  • presença de bolhas nas mangueiras
  • água com coloração diferente (indica vazamento no radiador)
  • furos e rachaduras no radiador

Vazamento de água perto da correia dentada

Em alguns carros, a bomba d’água do radiador está atrelada à correia dentada, por isso, é comum o aparecimento de vazão nessa região do motor.

Se você notar a formação de poça d’água no chão, abaixo do carro, ou o cheiro de líquido de arrefecimento do motor, pode estar diante de um vazamento.

As poças d’água costumam ter coloração alterada, como vermelha, cor de rosa, verde ou azul.

Bolhas no radiador e a presença de fumaça branca vinda do motor também são sinais de que há vazamento de água perto da correia dentada.

Vazamento de água do ar-condicionado automotivo

Para diferenciar o vazamento de água do ar-condicionado automotivo do vazamento no sistema de aquecimento do carro, é simples:

Ao identificar o acúmulo de água, com o carro desligado, passe o dedo no líquido e observe sua coloração. Se for uma água limpa e incolor, o vazamento vem do ar-condicionado.

Se tiver aspecto oleoso ou outra cor, a origem do vazamento provavelmente é do motor.

Alternativas para corrigir vazamento de água

Cada tipo de vazamento pede uma correção diferente. Em alguns casos, é possível resolver o problema com reparações caseiras.

Há algumas questões que podem ser solucionadas com uma limpeza adequada, que é o caso do entupimento do filtro do ar-condicionado.

Quando o vazamento for mais complexo, é necessário que você chame um profissional para te ajudar, como o bombeiro hidráulico para residências ou um mecânico para os veículos.

Quando o vazamento é em algum equipamento específico, como uma máquina de lavar, por exemplo, é necessário chamar o técnico de instalação.

Outra alternativa é contatar a companhia de saneamento da sua cidade, quando existe um vazamento externo, como na calçada da sua casa.

5 dicas para evitar vazamento de água

Já diz o ditado popular: é melhor prevenir do que remediar.

Portanto, confira agora alguns conselhos para praticar no cotidiano e evitar o vazamento de água:

1. Observe o hidrômetro regularmente

2. Tenha cuidado na instalação de equipamentos e móveis para não furar encanamentos

3. Faça a manutenção periódica do seu veículo e outros equipamentos, como o ar-condicionado

4. Use filtros para os ralos da sua casa

5. Faça a limpeza profunda regular dos equipamentos que possam entupir, assim como canos e sifões

Prevenir vazamentos é uma boa pedida para economizar água. Confira outras dicas clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Vazamento de água: como identificar e corrigir?