Utensílios de cozinha: itens essenciais e dicas de organização

Os utensílios de cozinha corretos na despensa otimizam tempo e garantem assertividade no preparo da comida! Confira quais são eles aqui :)
Utensílios de cozinha: itens essenciais e dicas de organização

Organizar os utensílios de cozinha pode te ajudar a ser mais ágil na cozinha. Separamos algumas dicas de organização e alguns utensílios que não podem faltar na despensa.

Bora conferir?

Quais são os tipos de utensílios de cozinha?

Os utensílios de cozinha variam de acordo com suas finalidades, envolvendo desde louças até escumadeiras para escorrer a água do macarrão. Vamos explorar alguns itens essenciais no tópico seguinte!

Contudo, é importante verificar o material mais adequado para os utensílios que comprar. No mercado, estão disponíveis os feitos de bambu, silicone, inox, de madeira, esmaltados e coloridos.

O bambu e o silicone são ótimas pedidas para usar em panelas antiaderentes, já que não danificam ou riscam o material! Só lembre-se de não colocar os objetos de bambu em contato direto com o calor, como fornos e micro-ondas.

13 utensílios de cozinha essenciais para ter em casa

1. Conchas, escumadeiras, garfos e colheres de servir: são ótimos para ajudar a colocar a comida no prato.

2. Descascador, peneira, ralador e abridor de latas: você percebe que são essenciais quando não tem eles em casa!

3. Mixer, batedeira e liquidificador: o mixer não faz papel de liquidificador, mas é uma ótima alternativa para quando você quiser bater algum molho ou um shake rápido.

4. Tigelas, assadeiras e tábua de madeira. A tábua é essencial para cortar alimentos e as tigelas e assadeiras são ótimas parceiras durante as receitas.

5. Espátulas e talheres: essenciais para qualquer atividade na cozinha.

6. Pratos, copos e canecas.

7. Panelas: item essencial de cozinha, tem diferentes tamanhos e tipos, como frigideira, sauté, paellera, e por aí vai.

8. Airfryer: principalmente para quem mora sozinho e passa o dia fora de casa, esse é um utensílio quase essencial na rotina! Do grão-de-bico ao frango, ele não te deixa na mão.

9. Tostadeira: para quem tem família grande, é uma ótima pedida, já que existem hoje no mercado modelos ultrarrápidos e que tostam o que você precisar em 5 minutos! Assim, todo mundo consegue usar sem perder tempo. Além de ser útil para diferentes preparos: dá para fazer sanduíches, waffles, pizzas, pães de queijo e até batata!

10. Centrífuga de salada: quem ama uma salada, sabe a diferença que faz deixar a folha bem sequinha!

11.  Micro-ondas: ótimo para esquentar ou descongelar a comida (além de te ajudar a não ser refém do fogão).

12. Potes para temperos: organização é a palavra!

13. Esponja macia e de aço, pano, luvas de limpeza e proteção, desengordurante, lava-louças e rodo de pia: precisamos lavar e limpar toda a bagunça no final de alguma forma!

Como organizar utensílios de cozinha?

Você pode:

> Colocar as espátulas em pequenas caixas, dentros dos armários

> Comprar ganchos para pendurar algumas panelas e talheres de cozinhar

> Utilizar divisórias nas gavetas para organizar melhor

> Colocar as panelas debaixo da pia

Confira 7 dicas para organizar tampas de panela

Como desinfetar utensílios de cozinha?

Você pode diluir uma colher de sopa de hipoclorito de sódio em um litro de água para lavar os utensílios e deixar de molho por até 15 minutos. Para finalizar, enxague com água e lave normalmente com detergente.

Sempre atenta às necessidades dos consumidores, a Ypê criou uma linha completa que vem de encontro à nova consciência quanto à higiene, proteção, cuidado e senso de segurança de todas as famílias do Brasil: a nova Linha Ypê Antibac.

Para manter sua cozinha sempre limpa você contará com esponja, lava-louças tradicional e lava-louças concentrado além dos novos multiuso e desinfetante.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/16172915/ypedia_ANTIBAC-principal-v3.jpg

Produto bactericida: o que é e para que serve

Como tirar ferrugem de utensílios de cozinha?

Para tirar a ferrugem, utilize 3 colheres de sopa de ácido cítrico em 1 litro de água fervente e insira o utensílio enferrujado na solução. Deixe de molho até o dia seguinte, depois esfregue o objeto com uma esponja macia (ou de aço, se o material permitir). Para finalizar, lave com água e detergente.

Quer aprender a economizar dinheiro no mercado? Confira nossas dicas!

Você achou esse artigo útil?

Utensílios de cozinha: itens essenciais e dicas de organização