Utensílios de cozinha silicone valem a pena? Confira as vantagens aqui!

Usar utensílios de cozinha de silicone tem alguma vantagem? Confira a resposta nesta matéria!
Utensílios de cozinha silicone valem a pena? Confira as vantagens aqui!

Você está pensando em comprar utensílios de cozinha silicone, mas ainda tem algumas dúvidas? Respondemos algumas das principais perguntas a respeito do assunto nesta matéria. Confira!

Utensílios de cozinha silicone: o que são?

Os utensílios de cozinha de silicone são acessórios para ajudar nos preparativos dos alimentos. Eles são colheres, espátulas, formas, potes, bacias e assadeiras.

O silicone é feito a partir da borracha e não oferece riscos à saúde, já que não transfere nenhum componente tóxico à comida. Ele também é maleável e flexível, garantindo maior praticidade durante o uso.

Para que servem utensílios de silicone?

As espátulas e colheres são utensílios de cozinha de silicone que ajudam no preparo de alimentos. Os recipientes e tigelas são úteis para guardar a comida que já foi feita.

Leia também: Como descongelar freezer: passo a passo

Utensílios de cozinha silicone: quais são os benefícios?

Alguns benefícios dos utensílios de silicone são:

  • Acumulam pouca sujeira, oferecendo maior facilidade no momento da limpeza.
  • Não são abrasivos e não danificam outros materiais de cozinha.
  • Não tiram a aderência de panelas de teflon (evitando que a comida grude na superfície).
  • Têm alta resistência ao calor. Ainda assim, é importante checar as instruções do produto para saber qual é a temperatura máxima que ele aguenta.

Como limpar utensílios de cozinha silicone?

A limpeza é bem simples e requer apenas água e Detergente Tradicional Ypê (ou sabão neutro, se preferir)!

Como tirar o aspecto amarelado do utensílio de cozinha silicone?

Se o silicone estiver amarelado, faça uma pasta de bicarbonato de sódio com água e aplique no material. Pode deixar agindo até secar e, então, é só enxaguar e lavar normalmente.

Como tirar gordura do utensílio de cozinha silicone?

Para tirar a gordura do silicone misture 3 colheres de detergente neutro com água quente em uma tigela e deixe o utensílio de molho por até 1 hora. Depois, passe um pano multiuso seco, para a película de gordura sair e enxágue.

Utensílios de cozinha: inox, silicone ou bambu, qual escolher?

Separamos algumas considerações para levar em conta antes de escolher seus utensílios de cozinha:

1. Facilidade de limpeza

Os utensílios de inox, silicone e bambu podem ser lavados com sabão neutro ou detergente e água. A única restrição para o inox é quanto à esponja, já que materiais abrasivos podem riscar e danificar o material. Nesse caso, é recomendado o uso de esponjas macias.

Apesar de o bambu ser antibactericida, o silicone é um dos materiais que menos acumula sujeira e cheiro. Então, nesse ponto os utensílios de cozinha de silicone ganham destaque.

2. Facilidade de organização

Aqui, os utensílios de bambu têm uma desvantagem. Eles precisam ser guardados em locais secos para evitar a proliferação de mofo. 3. Uso e restrições

Os utensílios de inox podem danificar o revestimento de panelas antiaderentes com teflon, já que não são maleáveis, ao contrário dos de silicone.Os utensílios de silicone não têm restrição, apenas um ponto de atenção: quando entra em contato com o ferro, o silicone pode danificar o material. Portanto, um cuidado maior no momento de manusear o utensílio é necessário.

Por fim, tanto o silicone quanto o inox e o bambu aguentam altas temperaturas.

Gostou deste texto? Se você é fã de utensílios de cozinha de silicone, vai gostar deste conteúdo sobre como lavar panela antiaderente.

Você achou esse artigo útil?

Utensílios de cozinha silicone valem a pena? Confira as vantagens aqui!