Tira-manchas: guia completo para facilitar seu dia a dia

Na correria do dia a dia, diversos são os tipos de mancha que precisamos dar atenção. É preciso ter cuidado na hora de escolher um produto para auxiliar nessa hora. Nossos Ypêcialistas te contam tudo que você precisa saber na hora de aplicar o tira-manchas. Afinal, queremos um aliado e não um vilão!
Tira-manchas: guia completo para facilitar seu dia a dia

O tira-manchas é um poderoso aliado para limpar roupas manchadas e outros tecidos na sua casa. 

Neste guia, conheça as características desse tipo de produto e a melhor maneira de utilizá-lo. 

O que é tira-manchas?

O produto que costuma ser chamado de tira-manchas pode ser considerado um tipo de alvejante? Por isso, tem a função de fazer os tecidos voltarem às suas cores originais. 

Desse modo, existem tira-manchas específicos para roupas brancas e outros que podem ser usados em tecidos coloridos. Os alvejantes mais comuns, como a água sanitária, são à base de cloro, já os chamados tira-manchas têm o oxigênio como princípio ativo. 

Como o tira-manchas funciona

Para entender como o tira-manchas funciona, é preciso saber como as cores nos tecidos são produzidas. As diferentes cores dos tecidos são o resultado de diferentes movimentações e níveis de energia dos elétrons. 

O que o tira-manchas faz no tecido manchado é provocar uma reação química. Desse modo, o produto oxida a mancha, quebrando-a em fragmentos menores e facilitando a remoção desses pedacinhos. 

Onde usar o tira-manchas

Antes de usar tira-manchas em alguma peça de roupa ou tecido, leia atentamente o rótulo do produto. Isso porque há diferentes tipos de tira-manchas, como, por exemplo, os específicos para roupas brancas ou os que podem ser usados em tecidos coloridos.

Assim, é possível remover manchas de gordura, tinta, sangue, tinta de caneta, alimentos e bebidas, entre outras. Além disso, há vários tipos de têxteis em que você pode aplicar o tira-manchas:

  • Roupas
  • Toalhas de mesa
  • Capas de almofadas e estofados
  • Cortinas
  • Toalhas de banho
  • Tapetes

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/14160054/tira-manchas-guia-remover-mancha-tapete-scaled.jpg

Como usar o tira-manchas

Antes de usar o tira-manchas, leia as instruções de uso no rótulo. Dessa forma, o uso do produto para remover a mancha costuma ser uma etapa inicial do processo de lavagem. 

Assim sendo, dissolva o tira-manchas em água morna, nas quantidades descritas no rótulo, e aplique diretamente sobre a área manchada. Deixe de molho pelo tempo indicado nas instruções de uso e, a seguir, lave o tecido normalmente. 

Também é possível utilizar o tira-manchas na máquina de lavar. Leia as instruções do rótulo do produto e use o compartimento da sua lavadora destinado a esse fim. 

Onde não usar o tira-manchas

É possível usar tira-manchas em todos os tipos de tecido? Não. Algumas roupas ou artigos têxteis podem ser danificados, por isso é importante observar as etiquetas

Antes de usar qualquer produto nas suas roupas, leia atentamente as instruções de lavagem na etiqueta.

O tira-manchas é perfeito para remover a graxa das roupas – confira o passo a passo clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Tira-manchas: guia completo para facilitar seu dia a dia