Tipos de varal: escolha a melhor opção para você

A escolha dos acessórios para o dia a dia nos ajudam a poupar tempo, esforço e as vezes até espaço. Conheça as diversas opções disponíveis no mercado e escolha a que mais se adapta a sua necessidade e realidade
Tipos de varal: escolha a melhor opção para você

Existem variados tipos de varal disponíveis no mercado e, apesar de todos terem a finalidade de deixarem as roupas secas e conservar o cheirinho de limpeza do sabão e amaciante, cada um facilita a rotina de acordo com o ambiente – casa, apartamento ou quintal.

Hoje vamos conhecer alguns tipos e para quais ambientes são mais indicados!

> Tipos de varal para quintal

> Tipos de varal de parede

> Tipos de varal de teto

> Tipos de varal de chão

Tipos de varal para quintal

Geralmente, quintais possuem uma boa área livre e podem ser ótimos ambientes  para a instalação de um varal, muito por conta também da circulação de ar, que torna o processo de secagem mais rápido. Vamos conferir!

Varal externo

O varal externo é uma opção comum e muito utilizada por quem mora em casa, necessitando da instalação em paredes com parafusos.

Sua estrutura é fixa e dependendo do tamanho escolhido, pode aguentar um número maior de roupas por vez.

Leia também: Como usar a máquina de lavar corretamente 

Varal giratório

Este modelo de varal gira em torno do próprio eixo, auxiliando no momento de estender as peças de roupa e na hora de secar, pois essa estrutura facilita a circulação do ar entre as roupas.

É ideal para ser montado em quintais, pois o varal giratório necessita de um espaço maior para a instalação, por ser grande e alto.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/15122708/tipos-de-varal-giratorio-scaled.jpg

Além disso, a maioria desses modelos são desmontáveis, não necessitando de terceiros para ajudar na instalação – a não ser que o modelo escolhido tenha base fixa, que é presa ao chão. Nesses casos, é necessária uma instalação profissional.

Aprenda a remover manchas de sangue

Tipos de varal de parede

Para quem mora em apartamento ou ambientes pequenos, alocar o varal na parede pode ser uma boa ideia! Vamos conhecer alguns tipos.

Varal de parede comum

O varal de parede comum é bastante utilizado devido à sua instalação não ocupar tanto espaço e, geralmente, é instalado na área de serviço do apartamento.

Uma característica desse varal é que ele é fixado somente em um de seus lados e pode ser instalado em paredes com forro falso sem problema algum – mas por ter uma base fixa, é necessário o auxílio de profissionais.

Dicas para organizar o armário lavanderia

Varal sanfonado

O varal sanfonado é ideal para quem não possui muito espaço em casa, pois graças à sanfona presente na estrutura, ele pode ser dobrado a qualquer momento e liberar o espaço quando não estiver sendo usado.

Sua instalação requer alguns parafusos, que normalmente vêm junto com a estrutura.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/15122714/tipos-de-varal-sanfonado-scaled.jpg

Varal articulado

Este tipo de varal possui sistema retrátil e pode ser “guardado” a qualquer momento para otimizar espaço quando não usado, apenas levantando-o para cima e, “deitando-o” na posição horizontal quando precisar estender as roupas.

Para a instalação, também é necessária uma fixação na parede. O modelo oferece versatilidade na rotina, uma vez que pode ocupar mais ou menos espaço, dependendo da finalidade de quem o usa!

Leia também: Como tirar mancha de roupa

Tipos de varal de chão

O varal de chão é uma opção sem manutenção ou instalação e está disponível no mercado em diferentes modelos.

É uma boa escolha para quem não deseja ou não pode fazer furos nas paredes.

Varal de chão comum

O varal de chão comum é dobrável, mas diferente do modelo sanfonado, ele não precisa de instalação, pois deve ser utilizado no chão e não é preso ou fixado em nenhuma extremidade.

Um detalhe desse modelo é que, devido às roupas ficarem muito próximas umas das outras, o tempo para secar é um pouco maior do que os demais modelos.

Mas, apesar disso, é uma opção tão eficiente quanto – e ótimo para otimizar espaço e evitar instalações permanentes!

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/15122700/tipos-de-varal-de-chao-scaled.jpg

Varal de chão com rodinhas

Este modelo, diferente do anterior, é vertical, ou seja, as roupas são penduradas uma em cima das outras, ao invés de ao lado.

Há opções dobráveis e opções “fixas” e sua locomoção é facilitada pelas rodinhas da estrutura. Dependendo do espaço que há no apartamento ou casa, essa pode ser uma boa solução de varal.

Passo a passo para remover mancha de roupa branca

Tipos de varal de teto

Agora vamos às opções de teto: ideais para quem não tem muito espaço disponível.

Varal de teto comum

O varal de teto comum acompanha varetas fixas que podem ser presas à parede ou teto, se a estrutura permitir.

Normalmente é instalado com parafusos e pode ser uma boa opção para quando não há muito espaço disponível nas extremidades do ambiente ou no chão.

Dicas para lavar máscara de tecido 

Varal de teto suspenso

Esse modelo é bem tradicional e geralmente vem acompanhado de cordinhas de nylon ou cabos de aço, para manusear a subida e descida do varal.

Suas duas extremidades são presas ao teto e quando a opção escolhida é a cordinha, é preciso colocar pequenos ganchos na parede para que a corda “escorregue” entre elas, e, fique presa quando o varal precisar ficar parado.

Varal com motor elétrico

Ao invés da clássica cordinha que puxamos para o varal de teto descer, aqui há um sistema com motor, que com ajuda de um controle, desce  e sobe automaticamente, não sendo necessário o uso da força.

É uma opção moderna e prática.

Leia também: Como tirar mancha de caneta 

Para além de secar as roupas, lavá-las com os produtos certos deixam as peças cheirosas por mais tempo. Por isso, conheça a linha de produtos Ypê!

Você achou esse artigo útil?

Tipos de varal: escolha a melhor opção para você