Teflon: o que é, benefícios, como limpar e conservar

Você já se perguntou o que é exatamente o teflon? E você sabe como cuidar das panelas desse material? Confira em nosso guia sobre o assunto.
Teflon: o que é, benefícios, como limpar e conservar

As panelas de teflon são as queridinhas da sua cozinha? Você não está sozinho nessa. Por serem antiaderentes, elas trazem uma facilidade e tanto para a nossa rotina.

Mas espera aí, o que é o teflon mesmo? Você sabe do que ele é composto e como conservá-lo por mais tempo?

Existem muitas dúvidas acerca deste tema e vamos esclarecer todas abaixo. Continue com a gente para saber tudo sobre o teflon!

Teflon: o que é?

Teflon é o nome comercial de uma substância chamada Politetrafluoretileno (PFTE), um polímero sintético composto por moléculas muito grandes e estáveis, contendo dois átomos de carbono (C) e quatro de flúor (F).

A empresa DuPont foi a responsável pela comercialização do material e patenteou o nome teflon.

O PFTE foi descoberto acidentalmente pelo químico Roy Plunket, que estava em busca de um gás refrigerante para geladeiras em 1938.

Ao testar a descoberta, descobriu-se que o PFTE era uma substância muito interessante, que:

  • não se dissolve em solventes
  • é resistente a ácidos
  • suporta altas temperaturas
  • é um material escorregadio

Com essas propriedades, fica fácil entender por que o PFTE foi aplicado nas panelas e frigideiras, não é mesmo?

Mas, além disso, o teflon já foi e ainda é usado em várias outras coisas: no isolamento de fios e peças de computadores, engrenagens, peças para carros e aviões, lâmpadas e até em embalagens de pizza.

Afinal, teflon faz mal?

É muito provável que você já tenha ouvido falar que o teflon faz mal à saúde e pode até causar câncer.

A verdade é que o teflon apresenta toxicidade sim, principalmente por causa do flúor. Mas o risco de contaminação só acontece quando a superfície de teflon é bruscamente arranhada, assim o flúor se mistura com a comida.

Contudo, o flúor ingerido em pequenas quantidades não apresenta mal algum.

Pois o teflon só faz mal à saúde se for superaquecido (quando deixado tempo demais no fogo alto). Nesse caso, ele se degradará e liberará gases danosos ao seu bem-estar.

Por isso, já sabe: nada de arranhar suas panelas de teflon e esquecê-las no fogo. Vamos falar ao final do texto sobre cuidados especiais com o teflon.

Quais são os benefícios do teflon?

Como você já pode perceber, o teflon é um material muito resistente.

Além disso, faz com que você utilize menos óleo nos preparos de suas receitas, o que é um ponto positivo para se ter uma alimentação saudável.

Também apresenta um excelente custo-benefício: você pode encontrar panelas de teflon de diversas marcas, com os mais variados preços.

Sem falar que é muito fácil de limpar!

São vantagens que fazem toda a diferença na hora de cozinhar.

Teflon e cerâmica: qual escolher?

Na hora de comprar, é possível que haja dúvidas com relação a escolha da panela: qual é melhor, de cerâmica ou de teflon?

Tudo depende da sua necessidade com relação ao uso. Ambas tem ótima durabilidade, mas o preço da panela de teflon costuma ser mais em conta.

As panelas ou frigideiras de cerâmica podem ser um pouco mais pesadas que as de teflon, mas isso varia de acordo com o modelo e tamanho.

Por outro lado, a panela de cerâmica possui um processo de produção mais ecológico.

Ambas também têm bom desempenho com relação à antiaderência. Vale lembrar que a panela de teflon e nem a de cerâmica têm data de validade específica.

Se você perceber que a superfície da panela está com muitos arranhões, é hora de trocar por uma nova.

Onde utilizar teflon?

O item que mais vale a pena ser comprado em teflon são as frigideiras. Mas você também pode optar por panelas comuns e panelas de pressão, pois são muito práticas para o dia a dia na cozinha.

As formas e assadeiras em teflon também são ótima pedida, visto que os alimentos não grudam na superfície.

Como limpar teflon?

Limpar panelas de teflon é uma tarefa muito simples. Faça assim:

Umedeça uma esponja de limpeza com detergente neutro e passe por toda a superfície da panela, por dentro e por fora, com o lado macio da esponja. Depois enxágue bem e seque em seguida. Armazene em um local seco e arejado.

Fácil, não é mesmo?

Caso você esteja se perguntando “o teflon da panela está soltando, tem como recuperar?”, precisa saber que o teflon é um material que, quando gasto, não deve ser mais utilizado.

No caso de alguns itens específicos, como a airfryer por exemplo, é possível comprar uma outra cesta de fritura sem precisar trocar todo o equipamento.

Leia também: Como limpar airfryer por dentro e por fora

7 dicas para conservar panelas e materiais de teflon

Agora, que tal algumas dicas de cuidados especiais com o teflon?

Embora seja resistente, este material requer cautela no uso, para que possa durar por muito mais tempo. Aqui vão alguns cuidados essenciais:

1. Faça a cura da panela no primeiro uso e pelo menos uma vez por mês. Para isso, espalhe óleo de cozinha no lado de dentro da panela e leve ao fogo até que a superfície absorva todo o óleo. Depois, lave normalmente.

2. Nunca deixe que a chama do fogão ultrapasse as laterais da panela. De preferência ao fogo baixo ou médio, evitando o fogo alto.

3. Na hora de cozinhar, utilize utensílios de madeira, silicone ou nylon, nunca de metal.

4. Não corte nada diretamente na panela.

5. Sempre espere a panela esfriar antes de lavar, pois o choque-térmico pode danificar o objeto.

6. Não utilize produtos abrasivos na hora de fazer a higienização, como esponja de aço ou água sanitária, por exemplo.

7. Procure guardar suas panelas lado a lado, para evitar atrito entre elas e desgaste do teflon. Se não for possível, coloque uma folha de papel-toalha entre elas 🙂

Está investindo em produtos essenciais para casa? Então confira nossas dicas de materiais básicos para o lar clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Teflon: o que é, benefícios, como limpar e conservar