Tarefas domésticas para filhos: dicas para incluir as crianças na limpeza da casa

Tem vontade de introduzir as crianças às atividades do dia a dia? Confira este texto com dicas sobre formas divertidas e simples de fazer isso!
Tarefas domésticas para filhos: dicas para incluir as crianças na limpeza da casa

Tarefas domésticas exigem esforço, principalmente quando você vive em uma casa com crianças. Devido a costumes sociais, esse trabalho termina sobrando para os pais. Mas não precisa – e nem deve – ser assim! Incluir os pequenos nas atividades pode ser um ótimo aprendizado para todos.

Benefícios de distribuir tarefas domésticas para filhos

A inclusão dos afazeres domésticos na rotina das crianças ajuda a construir a noção de responsabilidade desde cedo. Crianças são acostumadas a terem acesso às coisas sem esforço, como comida, quarto arrumado, casa cheirosa, material escolar organizado. Porém, é necessário estimulá-las a se verem como parte ativa desses processos.

Brinquedos na caixa, cama forrada, louça na pia. Quanto mais cedo as crianças descobrem que há um esforço por trás de coisas que elas consideram constantes, mais elas valorizam o papel exercido pelos pais. Elas também passam a incorporar e naturalizar esses afazeres em suas rotinas, facilitando a introdução de uma nova tarefa no futuro.

Além disso, diferentes tarefas domésticas estimulam diferentes áreas de conhecimento e de inteligência da criança: ajudar na jardinagem a faz entrar em contato com a natureza e ver o efeito do seu trabalho no crescimento das plantas, ao organizar e guardar os brinquedos ela estimula sua coordenação motora e a noção de espaço, entre tantos outros benefícios.

Lista de tarefas domésticas para filhos por idade

Quer fazer seu filho participar das atividades de casa, mas não sabe se ele ainda é muito novo? Ou tem dúvida sobre qual tarefa doméstica é mais adequada para a faixa etária dele? É normal ter essas dúvidas, por isso separamos algumas sugestões divididas por faixa etária.

Tarefas domésticas para filhos de 1 a 2 anos

Com essa idade, o melhor é ensiná-los a organizar objetos com que eles têm contato constante: os brinquedos. Estimule os pequenos a guardar os brinquedos de forma divertida, separando por tipo de brinquedo, cor, ou do jeito que eles quiserem!

Tarefas domésticas para filhos de 3 a 4 anos

Aqui a criança já pode ajudar guardando coisas diversas da casa. Por exemplo: colocar a roupa suja no cesto de roupas, o papel higiênico no banheiro, os sapatos no sapateiro. Tudo isso feito com supervisão dos adultos, claro.

Tarefas domésticas para filhos de 5 a 8 anos

Nessa faixa etária, os pequenos já não são tão pequenos assim. Noções sobre responsabilidade, ação e consequência já foram assimiladas. Então eles podem ter tarefas como regar as plantas, dobrar as roupas e colocar comida para os animais de estimação.

Tarefas domésticas para filhos a partir dos 9 anos

As crianças já têm uma coordenação motora bem desenvolvida e podem se responsabilizar por atividades mais complicadas, sem sofrer o risco de um acidente. Por exemplo, tirar a mesa e lavar a louça, organizar o próprio quarto, ajudar a guardar as compras do supermercado, entre outros.

Meu filho não quer participar das tarefas domésticas, o que eu faço?

Por se tratar de esforço e responsabilidade, podemos concordar que as atividades domésticas podem não ser tão atrativas para as crianças, porém sempre há como incentivá-las! Confira as dicas que separamos para você:

  • Deixe claro que as atividades domésticas são um trabalho coletivo
  • Possibilite que a criança escolha a atividade que ela quer fazer
  • Crie uma tabela de afazeres e inclua também os adultos nela
  • Elogie quando o trabalho for bem feito
  • Estipule recompensas para o trabalho, como uma mesada, ou ir para um lugar que ela tem vontade de visitar
  • Siga as recomendações de trabalho por faixa etária para não gerar frustrações

              Gostou das ideias? Que tal dividir as tarefas domésticas com todos os moradores da casa? A gente separou algumas dicas neste texto!

Você achou esse artigo útil?

Tarefas domésticas para filhos: dicas para incluir as crianças na limpeza da casa