Tanquinho de lavar roupa: saiba como escolher e higienizar o seu

Tanquinhos de lavar roupa podem ser uma ótima opção se você não está a fim de continuar lavando à mão e também não dispõe de espaço suficiente para acomodar uma máquina
Tanquinho de lavar roupa: saiba como escolher e higienizar o seu

Tanquinho de lavar roupa pode ser uma ótima opção se você mora sozinho ou em dupla. Ele é ótimo para demandas pequenas e para quem tem pouco espaço em casa. Além disso, é econômico e vai te dar folga de lavar roupa à mão.

Abaixo, listamos tudo que você precisa saber para escolher, como usar e como limpar seu tanquinho de lavar roupa.

O que é tanquinho de lavar roupa

O tanquinho de lavar roupa é uma máquina para lavagens de roupa simples, que geralmente não dispõe de processos mais avançados, como centrifugação ou secagem, por exemplo.

Existem modelos automáticos, semiautomáticos, com filtros de pelo, com ou sem batedor com rotação invertida, que simula parte do movimento da máquina de lavar, entre outros. Abaixo, montamos um guia que vai te ajudar a escolher e usar melhor seu tanquinho.

Para que serve o tanquinho de lavar roupa

O tanquinho de lavar roupa serve para lavagens de roupa simples e em pequenas quantidades. Ele enxágua, lava, ajuda a desencardir e tirar manchas durante o processo de lavagem, mas em geral não tem funções mais avançadas, como a centrifugação e a secagem.

Além disso, como ocupa pouco espaço, o tanquinho tem o tambor reduzido (a partir de 2 kg). E também pode ser usado como uma espécie de pré-lavagem da máquina lava-roupas.

Qual é a diferença entre tanquinho e máquina de lavar

As principais diferenças são de capacidade e de funções. O tanquinho pode ocupar um terço do espaço de uma máquina, o que também define a capacidade de roupa que ele pode receber por lavagem. E esse limite deve ser respeitado, pois, se passar dele, é como se você quisesse exigir mais do que o tanquinho prometeu.

As funções das máquinas de lavar são mais automatizadas. Além disso, os ciclos de lavagem podem passar de dez. No tanquinho, não mais do que cinco.

Nem todo tanquinho tem desligamento ou dispenser de água automático, em alguns modelos é você quem tem que tirar a água após a lavagem. Mas todos eles têm ciclos para lavagens delicadas e pesadas.

A capacidade vai de 2 kg a 16 kg. A partir de 10 kg ele pode lavar edredom, por exemplo. E são mais econômicos: usa menos energia elétrica e água em relação à máquina e à lavagem com as mãos.

Quais são os tipos de tanquinho de lavar roupa?

Os tipos variam por capacidade e funções. Existem os de uso individual, a partir de 2 kg, e os maiores, que podem passar de 15 kg de capacidade. A escolha é pela sua demanda.

Alguns modelos são mais inteligentes, têm painel eletrônico, desligamento, dispenser de água e ciclos de lavagem automáticos. Outros modelos exigem que você cumpra parte dessas funções manualmente, como a troca de ciclos, por exemplo.

Se você tem pets ou crianças em casa, os modelos com filtro de pelos ajudam bastante na limpeza. A maioria dos modelos tem dispenser de sabão e amaciante unificado. Existem tanquinhos que dispõem de compartimento à parte para centrifugação, mas é você quem faz a transferência das peças de roupa.

Quanto tempo dura um tanquinho de lavar roupa?

Difícil dizer, mas existem fatores fundamentais para a conservação do aparelho e o prolongamento da sua vida útil.

O primeiro deles é respeitar o limite de capacidade do tanquinho e não colocar mais roupa do que o permitido. Isso força o motor do aparelho a trabalhar dobrado e causa desgaste de material.

O segundo item é manter a limpeza em dia, não acumular água parada no tanquinho e limpar sempre os filtros, dutos e dispensers. Além de fazer a limpeza pesada do tambor ao menos uma vez por mês.

Qual é o melhor tanquinho de lavar roupa?

O melhor tanquinho de lavar roupa é aquele que se adequa à sua rotina e demanda.

Do ponto de vista da praticidade, os mais automatizados são os que trazem mais comodidade. Eles cumprem os ciclos de lavagem sem precisar de ajuda manual, têm dispenser de água e desligam sozinhos após o fim das lavagens. Mão na roda, né?

Se não puder investir tanto, o tanquinho mais simples, geralmente com três ciclos de lavagem (leve, média e intensa), já é o suficiente para tirar você da lavagem à mão. A partir de dois usuários do tanquinho por residência, prefira os aparelhos com capacidade superior a 6 kg.

Tanquinhos têm agitadores no fundo do tambor ou nas laterais, mas não há diferença de eficiência entre os dois tipos. Avalie levando em conta comodidade e demanda.

Como escolher tanquinho de lavar roupa

Duas coisas importantes para você ter em mente na hora de escolher seu tanquinho: o espaço que dispõe para guardá-lo e a demanda de roupa suja da casa.

Vamos começar pela demanda. O tanquinho é um aparelho ideal para uso econômico, bem restrito aos limites de capacidade indicados. Funciona muito bem para quantidades pequenas e roupas leves.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/06/08180607/roupas-leves-no-tanquinho-de-lavar-roupa.jpg

Roupas muito pesadas e excessivamente sujas podem precisar de uma ou mais lavagem para ficarem inteiramente limpas. Dependendo do modelo, parte das funções vai exigir que você esteja atento a todo o processo de lavagem para auxiliar a troca de funções.

O espaço que ele ocupa é uma tremenda vantagem para quem mora em apartamentos ou casas pequenas, pode chegar a um terço de uma máquina de lavar grande. Então, antes de escolher o modelo, meça exatamente o que você tem disponível para acomodá-lo.

Depois da avaliação demanda/espaço, você pode optar por tanquinhos com mais ou menos funções e automatismos, vai da sua capacidade de investimento.

Quando limpar tanquinho de lavar roupa

Pelo menos uma vez por semana você deve limpar seu tanquinho. Também limpe o filtro, para não acumular pelos e fiapos, além do dispenser de sabão e amaciante, se houver. Faça uma limpeza mais pesada uma vez ao mês.

Como limpar tanquinho de lavar roupa

Para a limpeza semanal, você pode usar um pano multiuso um pouco úmido com álcool de uso caseiro para limpar o tambor, o painel e as partes externas. Finalize com outro pano multiuso seco. Remova e lave o dispenser de sabão e amaciante, caso haja.

Uma vez ao mês você deve fazer uma limpeza mais caprichada. Aí, basta juntar um copo de vinagre branco para cada 5 litros de água, encher até o limite permitido e deixar cumprir todos os ciclos de lavagem. O vinagre vai atuar como desinfetante. Limpe o filtro e o dispenser, finalize com um pano multiuso limpando todo o tambor. Deixe secar com a tampa aberta.

Gostou do conteúdo? Então confira, também, nosso texto ensinando como lavar roupas à mão!

Você achou esse artigo útil?

Tanquinho de lavar roupa: saiba como escolher e higienizar o seu