Sobras de comida: Descubra maneiras de aproveitar

Boas memórias de uma refeição ajeitada com as sobras de alimentos encontradas na geladeira... Quem nunca foi salvo por esse improviso perdeu o sabor irrepetível e a oportunidade de evitar o desperdício. Reunimos algumas dicas para te inspirar na hora de reaproveitar.
Sobras de comida: Descubra maneiras de aproveitar

A gente abre a geladeira e encontra um legume sobrando que precisa usar rapidamente antes de estragar. No outro dia, um feijão que fizemos já não nos apetece e precisamos dar uma nova cara para não jogar no lixo.

Aproveitar as sobras de comida é uma forma de evitar o desperdício de ingredientes – e do dinheiro gasto.

Vamos entender melhor como aproveitar sobras de comida e com quais receitas?

  • Até quanto tempo é possível guardar sobras de comida?
  • Quantas vezes é possível reaquecer sobras de comida?
  • Maneiras de aproveitar sobras de comida

Até quanto tempo é possível guardar sobras de comida?

Os alimentos se deterioram devido à ação de micro-organismos, tanto os presentes nos próprios ingredientes como os presentes no ar. O calor favorece essa proliferação de organismos, enquanto temperaturas baixas evitam, por isso manter os alimentos na geladeira é fundamental.

Em relação ao tempo, cada ingrediente pode levar um período diferente de dias para estragar, mas a Anvisa tem orientações gerais:

  • É possível guardar sobras de comida até 5 dias, no máximo, dentro da geladeira.
  • Analisar o cheiro e a aparência também é superimportante. Por diversos motivos, pode acontecer de, antes de 5 dias, o alimento estar com bolor ou aquele “cheiro de azedo”.
  • Nenhum alimento cozido deve ficar mais de 2 horas em temperatura ambiente. Guarde o arroz, o feijão e a carne na geladeira sempre!
  • Para descongelar, tire do congelador e deixe na geladeira ou coloque no micro-ondas, se for usar na mesma hora. Devemos evitar descongelar alimentos em temperatura ambiente

Você pode gostar de ler dicas simples de como limpar a geladeira

Quantas vezes é possível reaquecer sobras de comida?

Uma dúvida que surge na hora de aquecer as sobras de comida é quantas vezes é permitido fazer isso sem que o alimento estrague.

Alguns nutricionistas recomendam aquecer sobras apenas uma vez, mas isso não é consenso. Na dúvida, mantenha o padrão de não deixar passar 5 dias para comer uma comida que já estava cozida.

Além disso, é possível seguir algumas dicas para um aquecimento seguro:

  • Mexer a comida durante o processo para que todas as partes esquentem e, assim, não sobrem áreas férteis para bactérias. Se for no micro-ondas, pause durante o aquecimento para mexer a comida e volte a ligar.
  • Se for levar muito tempo para consumir, uma dica é congelar pequenas quantias em potes separados, assim você pode descongelar e aquecer só uma vez na hora de comer.
  • Quanto mais você aquece, mais há perda de sabor, então busque entender a quantia que você e sua família comem para cozinhar só o necessário.

Leia também: Como limpar micro-ondas

Maneiras de aproveitar sobras de comida

Para aproveitar as sobras de comida, existem algumas possibilidades. A principal delas é fazer novas receitas saborosas que tornam uma sobra de comida apetitosa novamente. Vamos começar por aí!

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/10143904/sobras-de-comida-sugestao-receitas-scaled.jpg

Receitas com sobras de comida

Separamos algumas dicas do que fazer com cada um dos alimentos mais comuns!

Arroz

Bolinho de arroz, arroz de forno, arroz à grega, arroz carreteiro, arroz-doce, arroz com camarão, arroz Biro-Biro, arroz à piamontese

Feijão

Tutu de feijão, sopa de feijão, feijoada, feijão-tropeiro, hambúrguer de feijão, chilli mexicano, cassoulet

Macarrão

Macarronese ou salada de macarrão, sopa, macarrão de forno, yakisoba improvisado, macarrão de panela de pressão

Legumes

Arroz à grega, salada diversa, caldo de legumes, risoto, macarrão de forno, torta de legumes, hambúrguer de legumes, sopa, legumes salteados, legumes sauté, tempurá de legumes

Folhas

Recheio de panqueca, wrap de couve, recheio de lanches, salada mista, farofa de folhas e talos, charuto árabe com carne moída, sopa com repolho

Frutas

Doces, mousses, bolos, tortas, sucos, chás (inclusive com as cascas), sorvetes, vitaminas

Sobras de comida na compostagem

E quando não tem jeito mesmo de reaproveitar e a comida vai ter que ser descartada? A compostagem é uma ótima forma de evitar a geração de lixo!

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/10143753/sobras-de-comida-fa%C3%A7a-compostagem-scaled.jpg

Com uma composteira, você joga todo o seu lixo orgânico (sobras de comida, como arroz, feijão, macarrão, cascas de cebola, frutas, legumes, sementes, talos etc.) em uma mistura de terra para que se decomponha naturalmente e vire adubo.

Gostou e quer testar em casa? Entenda e veja como fazer uma composteira

Você achou esse artigo útil?

Sobras de comida: Descubra maneiras de aproveitar