Sabonete: guia completo para sua higiene

Entre os produtos de higiene mais utilizados, e com tantas opções disponíveis no mercado, escolher sabonete deixou de ser fácil! Entenda quais os tipos de sabonete existem e como escolher a melhor opção para você.
Sabonete: guia completo para sua higiene

O sabonete, presente em praticamente todos os lares e estabelecimentos, é um dos produtos de higiene mais utilizados.

Por isso, apresentamos um guia completo sobre o produto, explicando como o sabonete é feito, quais os tipos e usos e por que ele é um poderoso aliado para limpar o corpo e eliminar germes.

Como o sabonete é produzido?

Tradicionalmente, o sabonete é fabricado misturando-se gordura (que pode ser animal ou vegetal) com soda cáustica (uma substância alcalina). Isso gera uma reação química chamada saponificação, descoberta pelos árabes há centenas de anos.

Ao longo do tempo, o processo foi sendo aprimorado, é claro. Hoje, várias substâncias diferentes podem ser adicionadas ao sabonete, dependendo das propriedades que se pretende obter.

Além da gordura e da substância alcalina, outros produtos podem ser utilizados para aumentar a produção de espuma, dar a fragrância desejada ou deixar o sabonete mais hidratante.

Sabia que existe um jeito certo de lavar as mãos? Confira nessa matéria aqui!

Qual a diferença entre sabão, sabonete e detergente?

O sabonete tem propriedades semelhantes às do sabão e do detergente. Todos esses produtos utilizam ingredientes que permitem produzir espuma, eliminar sujeira e matar germes. A principal diferença entre eles é que cada um é fabricado para um uso específico.

Dessa forma, sabão e sabonete têm processos de fabricação semelhantes, baseados na reação de saponificação usando gordura e uma substância alcalina. Mas o sabão é mais simples e rústico, por isso é indicado para a limpeza de roupas e não para o contato direto com a pele.

Já o sabonete tem uma fórmula pensada para não prejudicar a pele, com a adição de elementos hidratantes e redutores da alcalinidade. Assim, é indicado para a higienização do corpo.

Por outro lado, o detergente se diferencia dos outros dois higienizantes pela origem das substâncias. Enquanto sabão e sabonete utilizam gorduras animais ou vegetais, o detergente é feito com derivados do petróleo e com a finalidade de eliminar o melhor possível as gorduras, por isso é recomendado para lavar a louça.

Quais os tipos de sabonete?

Hoje é possível encontrar diversos tipos de sabonete no corredor de higiene pessoal do supermercado. São tantas opções que fica difícil escolher, não é mesmo?

Muitas vezes, as diferenças são apenas de fragrância ou de nível de hidratante, mas alguns tipos se diferenciam pelo uso a que se destinam. Confira os principais tipos de sabonete:

  • Sabonete em barra: é o tipo mais comum e tradicional, podendo ter várias propriedades específicas, que serão listadas logo abaixo;
  • Sabonete líquido: é fabricado pela mistura de detergentes sintéticos e apresenta um pH (nível de acidez/alcalinidade) mais próximo ao da pele humana;
  • Sabonete antibacteriano: contém substâncias eficazes para matar bactérias e podem ser usados para lavar machucados ou para fazer a higiene após frequentar locais como piscinas públicas, praias e praças;
  • Sabonete hidratante: é fabricado com óleos ou outras substâncias que evitam o ressecamento da pele;
  • Sabonete esfoliante: recebe a adição de microesferas que ajudam a remover impurezas em uma camada mais profunda da pele, como se fosse uma lixa. Esse tipo não deve ser usado excessivamente, pois pode deixar o tecido da pele muito fino e sensível;
  • Sabonete íntimo: sua fórmula foi elaborada para manter o equilíbrio do pH da região vaginal, evitando a proliferação de micróbios;
  • Sabonete para bebês: contém ingredientes mais suaves, específicos para limpar a pele sensível das crianças sem causar irritação;
  • Sabonete hipoalergênico: é livre de agentes conservantes e por isso causa menos coceira e alergias.

Os inimigos invisíveis estão por toda a parte: veja como a higiene pessoal pode te ajudar a afastá-los !

Qual a importância do sabonete para a saúde?

Lavar as mãos com sabonete várias vezes ao dia é fundamental não apenas para tirar a gordura ou a sujeira visível, mas também para eliminar ameaças invisíveis à saúde: os micróbios.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/13162545/sabonete-guia-lavar-as-maos-scaled.jpg

Além de eliminar bactérias e fungos, os sabonetes conseguem dissolver a camada de gordura que envolve os vírus, por isso seu uso na higienização das mãos é tão importante para evitar doenças.

Sendo assim, lave as mãos com sabonete ao chegar em casa, após usar o banheiro, antes de comer e sempre que tocar em objetos que foram usados por outras pessoas.

O sabonete serve muito bem para lavar os pincéis de maquiagem – veja como clicando aqui

Você achou esse artigo útil?

Sabonete: guia completo para sua higiene