Sabão em pó: guia completo

Cuidar bem das nossas roupas é também cuidar bem do nosso bem estar, afinal a sensação de vestir uma roupa limpinha é muito boa! Confira nossas dicas para aproveitar o melhor do seu sabão em pó!
Sabão em pó: guia completo

O sabão em pó é hoje a principal referência para lavar a roupa, pela sua praticidade e eficiência. Neste guia, apresentamos as características que tornam esse produto tão importante na lavanderia.

Entenda como o sabão em pó é feito, quais são as suas propriedades e como usar do jeito certo.

O que é o sabão em pó e como é feito?

Apesar do nome, o sabão em pó não pode ser considerado um tipo de sabão. Isso porque o produto, inventado em 1946, tem uma estrutura química e um processo de fabricação diferentes do sabão. Desse modo, a definição mais precisa é “detergente em pó”.

O sabão em pó é feito pela mistura de ingredientes que geram cadeias moleculares mais longas e complexas que as do sabão. Enquanto o sabão comum é feito basicamente misturando gordura e soda cáustica, o sabão em pó é uma mistura mais complicada de preparar, com produtos com funções específicas.

Sendo assim, os ativos do sabão em pó, quando em contato com a água e a sujeira das roupas, produzem uma reação química que quebra as moléculas das manchas, facilitando a remoção.

Para que serve o sabão em pó?

O sabão em pó está tão identificado com a lavagem de roupas que um dos sinônimos usados para falar do produto é “lava-roupas”.

E é basicamente este o único uso que você deve fazer do produto: deixar roupas de molho ou lavá-las, em especial na máquina.

Por isso, evite utilizar o sabão em pó para outros tipos de limpeza na sua casa, pois o produto é feito especificamente para tirar sujeiras de tecidos. Se você tentar usar para higienizar pisos, por exemplo, pode danificar as superfícies.

Além disso, você pode não alcançar o resultado que deseja se tentar utilizar o sabão em pó fora da lavanderia. Para outros tipos de limpeza, use

limpadores de uso geral ou limpadores multiuso, por exemplo.

Experimente o Limpeza Pesada Ypê Premium! Além de combater a sujeira, o Limpeza Pesada Ypê Premium deixa um cheirinho delicioso por todo o ambiente. Ideal para grandes superfícies: banheiro, quintal, cozinha, etc. Para a casa toda.

Quais os tipos de sabão em pó?

Apesar de terem processos de fabricação semelhantes, os sabões em pó podem ser de vários tipos. Cada um contém aditivos específicos para a finalidade desejada. Confira os principais tipos do mercado:

Já ouviu falar na tecnologia moderna do nosso sabão Ypê Power Act? Conheça aqui!

Qual a diferença entre sabão em pó e sabão líquido?

Lavar a roupa com sabão em pó ou com sabão líquido: eis a questão. Você sabe a diferença entre eles?

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/19175244/sabao-em-po-guia-lavar-roupa-scaled.jpg

O sabão líquido, por já estar diluído, se mistura mais facilmente à água durante a lavagem, por isso, é menor a chance de grudar e manchar os tecidos. Já o sabão em pó, por ter mais aditivos, costuma ser mais eficiente na remoção de manchas grandes das roupas.

Assim, podemos dizer que o sabão em pó é o mais indicado para limpeza “pesada” das suas roupas, enquanto o sabão líquido ajuda a preservar a integridade e as cores dos tecidos. Além disso, o sabão líquido é mais concentrado, portanto, rende mais.

Como diluir o sabão em pó?

Antes de entrar em contato com as roupas, seja no molho ou na lavagem, o sabão em pó precisa ser diluído em água. Não aplique o produto diretamente nos tecidos, pois isso pode danificá-los. Para saber que quantidade de produto usar em cada lavagem, consulte as instruções no rótulo.

Ao usar a máquina de lavar, coloque o sabão em pó apenas no compartimento específico para esse fim. Além disso, não use uma quantidade maior do que a recomendada para cada nível de lavagem. Nesse sentido, sabão em pó demais gerará muita espuma e pode tornar o enxágue ineficaz, resultando em roupas manchadas.

Sabão em pó é perigoso para a saúde?

Como todo produto de limpeza, o sabão em pó deve ser manuseado apenas por adultos e precisa ser deixado fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Ao utilizar, evite contato com os olhos e mucosas e lave as mãos após tocar no produto. E jamais misture sabão em pó com água sanitária, pois essa combinação produz vapores tóxicos.

Além disso, se você notar que as roupas saíram da lavagem com restos de sabão em pó impregnados no tecido, não vista as peças assim. Isso pode causar irritação na pele. Repita o enxágue até que qualquer vestígio do produto seja retirado.

Alergia a sabão em pó: como lidar

Se, ao usar sabão em pó, você perceber sintomas como vermelhidão, descamação e coceira na pele, isso pode ser uma reação alérgica. O recomendado é consultar um dermatologista.

Se você apresentar reações alérgicas a um sabão em pó, pare de utilizar essa marca e procure uma opção hipoalergênica. Dependendo do quadro, basta utilizar luvas na hora de lavar a roupa, mas a orientação a ser ouvida com maior atenção é sempre a do seu médico.

Posso fazer sabão em pó em casa?

Se você está se perguntando como fazer sabão em pó em casa, siga esse conselho: não faça isso. A fabricação do lava-roupas é um processo elaborado que você não conseguirá imitar com outros produtos. Não há solução caseira possível aqui.

Além disso, também não é recomendado tentar usar o sabão em pó para fazer sabão líquido caseiro. O lava-roupas líquido encontrado no mercado não é sabão em pó diluído em água. Como vimos acima, são dois produtos com processos de fabricação diferentes.

Se você diluir sabão em pó em água, os seus ativos rapidamente perderão a eficácia e você terá apenas desperdiçado o produto – e o seu tempo.

Sabia que você pode lavar tapetes na máquina utilizando sabão em pó? Confira o passo a passo aqui!

Você achou esse artigo útil?

Sabão em pó: guia completo