Sabão em barra: guia completo de um clássico da limpeza

Aliado fundamental na rotina de limpeza e cuidados com a casa, listamos aqui as melhores dicas para aproveitar ainda mais o poder de limpeza do seu sabão em barra preferido
Sabão em barra: guia completo de um clássico da limpeza

O sabão em barra é um dos mais antigos e consagrados produtos de limpeza e está presente em praticamente todas as residências.

Neste guia, apresentaremos algumas das características que tornam o sabão tão útil para lavar a roupa e desempenhar outras funções na sua faxina. Confira dicas para aproveitar o melhor do produto.

O que é sabão em barra e como é feito?

O sabão em barra foi um dos primeiros produtos de limpeza a serem criados. O processo de fabricação vem sendo aprimorado ao longo do tempo, mas a base continua sendo a mesma há centenas de anos.

Obtemos sabão por meio de uma reação química chamada saponificação, que ocorre quando gordura é misturada a uma substância alcalina, como soda cáustica. A seguir, são apresentados outros produtos que melhoram o odor e as propriedades do sabão, deixando-o pronto para o uso na sua casa.

Como o sabão em barra funciona na limpeza?

Você sabe como o sabão em barra limpa as coisas? A água, sozinha, não consegue dissolver alguns tipos de sujeira. Isso ocorre porque as moléculas que formam a sujeira e as que formam a água são de tipos diferentes e não se misturam.

Desse modo, é preciso algo para quebrar essa barreira, e é aí que entra o sabão. Os sabões são chamados de tensoativos, pois são capazes de diminuir a tensão que impede que as moléculas se misturem. Assim, a água com sabão consegue penetrar na sujeira e eliminá-la.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/19174553/sabao-em-barra-como-funciona-scaled.jpg

Onde usar o sabão em barra

Reconhecido como um dos principais produtos da lavanderia, o sabão em barra também tem outros usos no seu dia a dia. Você pode usar sabão para:

Tipos de sabão em barra

Com o avanço da tecnologia de fabricação, foram desenvolvidos diferentes tipos de sabão, com propriedades e finalidades específicas:

  • Sabão em barra comum: serve para limpeza em geral, na cozinha e na lavanderia;
  • Sabão em barra natural: feito com óleos vegetais e sem adição de corantes e perfumes sintéticos, têm menor impacto ambiental;
  • Sabão em barra com glicerina: por ter uma fórmula mais neutra, resseca menos a pele e também pode ser usado para lavar roupas mais delicadas;
  • Sabão em barra de coco: por ser feito com gordura de coco, é mais suave e tem menor risco de causar irritação na pele.

Como derreter sabão para reaproveitar as sobras

Você sabe o que fazer com as sobras de sabão em barra? Aqueles pedacinhos que sobram e que são pequenos demais para usar podem ser reaproveitados.

Aprenda como derreter sabão para aproveitar até o último pedaço:

  1. Guarde as sobras das suas barras de sabão em um pote;
  2. Quando houver quantidade equivalente à de uma barra inteira, você pode derreter para fazer sabão líquido caseiro;
  3. Em uma panela, junte os pedaços de sabão com 600 ml de água;
  4. Leve a panela ao fogo e mexa devagar, até que os pedaços se dissolvam;
  5. Depois que os pedaços de sabão estiverem dissolvidos, apague o fogo e deixe esfriar;
  6. Com um funil, coloque em um recipiente com tampa e use como sabão líquido.

Posso fazer sabão em barra em casa?

Antigamente, principalmente em comunidades do interior com menos recursos, era comum as pessoas fazerem seu próprio sabão rudimentar. Mas, hoje, com o acesso fácil e barato ao produto, isso não é recomendado.

Fazer sabão em casa pode ser perigoso se você não tiver conhecimentos técnicos e estrutura que garanta a segurança do processo. Isso porque as substâncias utilizadas podem provocar intoxicação e queimaduras se manuseadas incorretamente.

Além disso, é um processo que exige precisão e experiência, havendo grande chance de o resultado não ser dos melhores. Imagine ter todo o gasto e trabalho para, no final, ter que descartar um produto que desandou ou não ficou como você esperava. O melhor conselho é: evite fazer isso em casa.

Sabe aquela mancha de ferrugem chata nas roupas? O sabão em barra ajuda você a remover! Confira o passo a passo clicando aqui.

Você achou esse artigo útil?

Sabão em barra: guia completo de um clássico da limpeza