Roupas de seda: como usar, lavar e passar esse tecido tão delicado

As roupas de seda trazem leveza e sofisticação para o visual, mas você sabe higienizá-las corretamente? Confira todas as dicas.
Roupas de seda: como usar, lavar e passar esse tecido tão delicado

As roupas de seda são símbolo de elegância e nobreza há mais ou menos cinco mil anos. E ainda fazem sucesso nas passarelas, nas vitrines e nas ruas. Mas na hora de higienizar vem aquela dúvida: qual é a melhor forma de lavar um tecido tão delicado? A gente conta para você!

De onde vem a seda?

A seda é um tecido de origem animal. O fio vem do casulo das pequenas mariposas chamadas de bicho-da-seda, que costumam viver principalmente em moreiras.

Uma história remete a lendas do Império chinês. A mais famosa delas conta que o fio teria sido descoberto pela imperatriz Hsi-Ling-Shi, em 2640 a.C. Segundo a lenda, um casulo de mariposa caiu de uma amoreira dentro da xícara de chá fervente da imperatriz. O calor da água amoleceu o casulo e desenrolou fios muito finos que, a partir de então, passaram a ser usados na tecelagem.

Verdade ou não, o método atual de produção da seda ainda é muito parecido com o descrito acima, mesmo que numa escala industrial. Atualmente, os casulos são cultivados, selecionados, embebidos em água quente para soltar os fios e em seguida formar as linhas e passar para a tecelagem. Na reportagem de Carla Ribeiro é possível acompanhar as etapas do processo de fabricação da seda no Brasil

Características das roupas de seda

O brilho e a leveza ao toque são as principais características das roupas de seda. O efeito acontece porque o fio da seda é um dos mais finos que existem na natureza.

A seda é considerada uma fibra resistente (apesar de ser sensível à abrasão), com boa absorção de umidade e controle de temperatura. Isso torna o tecido ideal para climas quentes ou de “meia-estação”.

Além disso, a tradição milenar e a delicadeza do processo conferem a aura de luxo para as roupas de seda e a tornam desejáveis para tantas pessoas.

Quando usar roupas de seda?

O aspecto luxuoso da seda pode ser conferido em vestidos, camisas, gravatas e lenços e também roupas íntimas e camisolas.

Mas engana-se quem pensa que a seda precisa ser reservada apenas para situações especiais. Como ajuda a manter a temperatura corporal e são confortáveis, as roupas de seda podem ser usadas para incrementar o visual do dia a dia.

Uma camisa de seda com uma calça jeans dá um contraste que deixa o look sofisticado e arrojado ao mesmo tempo.

Enquanto isso, lenços de seda podem servir de adereço no pescoço, cabelos ou até na bolsa. Um charme!

Como lavar roupas de seda

O primeiro passo para lavar sua roupa de seda é conferir a etiqueta. Lá estão indicadas as instruções sobre os cuidados necessários com a peça.

Algumas roupas de seda têm indicação de lavagem a seco. Outras pedem lavagem manual. Mas algumas peças estão liberadas para lavagem na máquina.

Aproveite para reler: Você sabe o que significam os símbolos de lavagem nas etiquetas das roupas?

 Como fazer o teste de cor nas roupas de seda antes de lavar

Além de conferir a etiqueta – ou na ausência dela –, é importante fazer um teste de cor antes de lavar. Confira duas técnicas que ajudam:

1. Passar um cotonete umedecido com água e sabão neutro numa parte oculta da roupa;

2. Passar o ferro na temperatura mais branda e, em seguida, pressionar um pano úmido no local.

Se soltar tinta em alguma dessas técnicas – no cotonete ou no pano –, é importante fazer a lavagem a seco ou separadamente, combinado?

Quais são os produtos adequados para lavar roupas de seda?

A seda é um tecido superdelicado. Por isso, não devem ser usados alvejantes ou produtos muito fortes. Para lavar na mão, você vai precisar de:

Como lavar roupas de seda na máquina?

Se a sua máquina de lavar roupas tem o ciclo de roupas delicadas e a etiqueta da roupa autoriza, você pode lavar as peças de seda na máquina de lavar roupas. Atenção para o passo a passo:

1. Selecione a função Roupas Delicadas e água fria;.

2. Coloque a peça dentro de um saquinho de tecido (ou fronha de travesseiro) para proteger contra o atrito;

3. Utilize o Amaciante Concentrado Ypê Essencial com tratamento micelar, que é incolor e hipoalergênico. Ele funciona como um imã que atrai e remove a sujeira, e ainda trata as fibras do tecido;

4. Não centrifugue nem use a secadora. Também não torça a roupa de seda;

5. Para secar, faça leve pressão com uma toalha seca e limpa contra a roupa e, em seguida, estenda em um cabide à sombra.

Como lavar roupas de seda à mão?

A lavagem manual é mais segura que a da máquina. Mas não se assuste: ela é bem simples:

1. Prepare um balde com água fria com duas colheres de sabão neutro ou Amaciante Concentrado Ypê Essencial com tratamento micelar;

2. Deixe de molho por cerca de 15 minutos – se estiver muito suja, pode estender esse tempo para 30 minutos;

3. Esfregue delicadamente com as mãos – ou seja, nada de usar escova;

4. Enxágue em água fria;

5. Não torça a roupa de seda! Para secar, faça leve pressão com uma toalha seca e limpa contra a roupa e, em seguida, estenda em um cabide à sombra.

Como lavar roupas de seda a seco?

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/25143811/simbolo_de_roupa_lavagem_a_seco_ypedia.png

Se a etiqueta tiver o símbolo do balde cheio com X em cima, significa que a roupa não pode ser lavada com água. Nesse caso, é preciso recorrer à lavagem a seco.

A lavagem a seco deve ser feita preferencialmente em lavanderias especializadas. Mas, se a roupa de seda não estiver muito suja, é possível fazer em casa.

1. Passe uma escova bem macia (estilo de engraxate) ou um pano limpo para remover a poeira e as células mortas da pele;

2. Em seguida, passe com o ferro na temperatura mais branda (indicada para o tipo de tecido, com uma fronha por cima para proteger.

Como tirar mancha de roupas de seda?

Para tirar manchas da roupa de seda, é recomendável que se aja imediatamente para reduzir a absorção da sujeira.

Para manchas gordurosas o ideal é polvilhar amido de milho ou talco em pó para ajudar a puxar a gordura. Deixe agir por alguns minutos e depois passe um pano limpo e seco antes de fazer a lavagem com o amaciante essencial com tratamento micelar (se a etiqueta permitir lavagem manual).

Em alguns casos, é necessário buscar ajuda especializada para tirar a mancha da sua roupa de seda protegendo o tecido.

Como passar roupas de seda?

Roupa de seda limpinha? Hora de passar!

Antes de passar roupas de seda, volte a consultar a etiqueta da peça para verificar a temperatura de ferro indicada. Na ausência da etiqueta, utilize as temperaturas mais brandas ou a função de tecidos finos ou roupas delicadas, presente em alguns ferros de passar.

É importante se certificar que a base do ferro e a superfície onde a roupa de seda será passada estão bem limpos.

Dica: passar a roupa de seda do avesso ou com um pano de algodão entre a peça e o ferro também é recomendável para não afetar a cor e o brilho do tecido.

Ah, e no caso de camisas ou vestidos, é mais fácil começar a passar pela barra da roupa e ir subindo.

Prontinho! Agora é só guardar sua roupa de seda em cabides no seu armário. Ah, evite usar capas de plástico que impedem o tecido de respirar!

7 cuidados para conservar roupas de seda por mais tempo

Vamos relembrar os principais cuidados com as roupas de seda?

1. Confira a etiqueta da roupa para ver as orientações para lavar e passar

2. Prefira lavar à mão e com água fria, esfregando suavemente

3. Nunca torcer, centrifugar ou usar secadoras

4. Secar à sombra em locais ventilados. O sol pode afetar a cor do tecido

5. Não guardar a roupa de seda suja ou usada. As pequenas sujeiras escondidas na peça podem atrair traças

6. Prefira guardar em cabides (sem capas de plástico!) e mantenha os armários arejados

7. Guarde a peça afastada de peças com zíper ou outros acessórios que possam puxar fio da roupa de seda

Curtiu nosso conteúdo sobre roupas de seda? Então você vai gostar, também, deste texto supercompleto sobre roupas de malha!

Você achou esse artigo útil?

Roupas de seda: como usar, lavar e passar esse tecido tão delicado