Roupa de veludo: cuidados e dicas de como conservar

Saber como cuidar das roupas de veludo ainda é um mistério para você? Aprenda agora dicas de como lavar, passar e conservar o veludo.
Roupa de veludo: cuidados e dicas de como conservar

A roupa de veludo é caracterizada por pelos curtos que conferem ao tecido uma textura macia e brilhante. Ele pode ser criado a partir de fibras naturais ou sintéticas, mas, de qualquer forma, é conhecido por sua elegância.

O veludo surgiu na Índia, no século XIV. O objetivo na época era ter um tecido parecido com a seda, só que mais quente. Ele se popularizou por ser bastante utilizado por famílias reais e pela elite europeia.

Até hoje, roupa de veludo remete ao luxo e à sofisticação. E você, gosta desse tecido? A seguir, damos dicas de como cuidar das roupas de veludo.

Quais são os produtos adequados para lavar roupa de veludo?

Os produtos necessários para lavar roupa de veludo são os mesmos utilizados para lavar roupas de algodão comum.

Utilize o lava-roupas Tixan Ypê e o amaciante Ypê para lavagens na máquina de lavar e à mão. Para lavagens a seco, você pode utilizar álcool líquido.
Se houver alguma mancha na roupa de veludo, o indicado é usar o Multiuso Ypê versão Tira Manchas  ou, o tira-manchas Tixan Ypê.

Abaixo, vamos detalhar como você deve fazer para limpar a roupa de veludo.

Como lavar roupa de veludo passo a passo

O veludo é um tecido suave e fácil de lavar. Você só precisa tomar alguns cuidados básicos.

Como, por exemplo, ler os símbolos com as instruções de lavagem na etiqueta da peça. Inclusive, essa orientação é válida para qualquer tipo de roupa que você for lavar, tá?

Como lavar roupa de veludo na máquina?

Coloque sua peça de veludo na máquina apenas se isso for indicado na etiqueta. Se sim, é só lavar normalmente, mas escolha um ciclo de lavagem delicado e de preferência, com tempo curto de molho.

Confira o melhor modo de secagem na etiqueta também. Geralmente, é indicado a secagem à sombra.

Cuidado para não formar vincos na peça ao colocá-la estendida no varal.

Como lavar roupa de veludo à mão?

Para lavar roupa de veludo à mão, pegue um balde e dilua em água a quantidade de sabão em pó que estiver indicada na embalagem do produto.

Coloque a peça lá dentro, faça movimentos gentis, apertando a peça e esfregue-a com delicadeza. Enxágue até retirar todo o sabão.

Depois, dilua o amaciante em água dentro do balde e deixe a peça de molho pelo tempo indicado no rótulo do produto. Certifique-se se é permitido torcer a peça de acordo com as informações da etiqueta e coloque-a para secar.

Como lavar roupa de veludo a seco?

Coloque um pouco de álcool líquido em um frasco com borrifador. Aplique na peça, mas cuidado para não encharcá-la, e depois coloque-a para secar à sombra.

O álcool higieniza e desinfeta a roupa com eficiência. Se você quiser um cheirinho de amaciante na peça, dê algumas borrifadas na peça com uma mistura de uma colher de chá de amaciante em 200 ml de água e espere secar.

Como tirar pelo de roupa de veludo?

Você pode utilizar um rolo adesivo específico para tirar pelos de roupas ou uma fita adesiva ou a Nova Esponja Ypê de limpeza úmida, passando com o lado macio.

Confira aqui outras dicas de como tirar pelo de roupas e superfícies.

Como tirar mancha de roupa de veludo?

Uma dica importante: procure remover a mancha da roupa de veludo o quanto antes. Isso facilitará a limpeza.

Molhe a área da mancha com água morna e aplique algumas gotas do multiuso Ypê versão tira manchas. Esfregue com delicadeza. Em seguida, lave a peça na máquina ou à mão com sabão tira-manchas.

Como tingir roupa de veludo?

Para tingir roupa de veludo, você vai precisar de luvas de borracha, corante, água quente, uma panela grande, uma colher de pau, vinagre e sal.

Leia as instruções no rótulo do corante para saber a melhor forma de utilizá-lo e, na panela, dilua o produto na água quente e coloque a roupa de veludo lá dentro.

Deixe ferver pelo tempo indicado na embalagem, depois transfira a peça para uma bacia com água e um pouco de vinagre e sal para fixar a cor.

Se quiser saber com mais detalhes como tingir roupas, é só clicar aqui.

Como passar roupa de veludo?

Coloque a peça do lado avesso em cima de uma superfície plana. Escolha a temperatura do ferro de passar indicada para peças de algodão e passe o tecido até que não sobre nenhum amassado.

3 cuidados para conservar roupa de veludo

Tchau, tchau, dúvidas sobre como cuidar das roupas de veludo! Para complementar ainda mais as informações que trouxemos acima, ainda temos três dicas para você manter a durabilidade das suas peças de veludo:

1. Guarde-as em um local seco e arejado. A umidade pode causar mofo nas suas peças!

2. Armazene a peça de maneira que seu formato não seja prejudicado: algumas peças podem ser dobradas como blusas, por exemplo, enquanto outras precisam ser penduradas, como as jaquetas e vestidos.

3. Se a sua roupa de veludo for uma peça que você tenha receio de lavar em casa, contrate uma lavanderia especializada. Melhor investir no cuidado do que deixar de fazê-lo, não é mesmo?

Quer conhecer mais sobre outros tecidos?
Então confira, também, nosso texto sobre
roupas de crochê!

Você achou esse artigo útil?

Roupa de veludo: cuidados e dicas de como conservar