Rótulos e embalagens: o que você precisa saber

Os rótulos e embalagens contêm informações fundamentais sobre os produtos. Aprenda mais sobre a importância de ler atentamente esses dados
Rótulos e embalagens: o que você precisa saber

Você sabe para que servem os rótulos e embalagens dos produtos? Mais do que acondicionar e identificar as coisas que você compra, esses itens têm funções importantes para sua proteção e praticidade no uso.

Confira, nos tópicos a seguir, uma explicação sobre a importância das informações que constam nos rótulos e dicas para uso correto das embalagens,

Qual é o significado e a importância das informações de rótulos e embalagens?

Você tem o hábito de ler as informações que constam nos rótulos dos produtos que você compra? É uma atitude muito importante no dia a dia, pois é nesse espaço que os fabricantes colocam diversos dados que você precisa saber.

Confira alguns motivos pelos quais você deve ler os rótulos:

  • O rótulo informa a composição do produto. Conhecer os ingredientes ou componentes é fundamental para que você saiba se pode usar. Por exemplo, no caso de um alimento que contenha glúten, pessoas celíacas podem evitá-lo ao ler a informação no rótulo. No caso de um alvejante que contenha cloro, ler o rótulo evita que você o utilize em roupas coloridas. E assim por diante.
  • O rótulo também diz qual a quantidade exata de produto que a embalagem contém.
  • Além disso, os rótulos apresentam as instruções de uso, com o passo a passo para que você utilize o produto de forma segura e eficiente.
  • Também constam nos rótulos símbolos e frases de advertência sobre o eventual risco que algum produto apresente para a saúde.
  • Você ficou descontente com algum problema do produto ou tem dúvidas sobre ele? No rótulo você também consegue informações sobre o fabricante e como entrar em contato.

Os selos nos rótulos de produtos Ypê

Algumas empresas, como Ypê, adotam uma comunicação clara e objetiva nos rótulos, com um planejamento gráfico que destaca os benefícios dos produtos.

Por exemplo, o rótulo do Lava-louças Green apresenta selos que explicam de forma bem didática suas propriedades. Entre as informações em destaque, estão o caráter hipoalergênico, a embalagem feita de material reciclado e a composição de origem vegetal, caracterizando um produto vegano.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/03/15144842/lava-loucas-ype-green.jpeg

Ao adotarem uma comunicação visual mais caprichada nos seus rótulos, as empresas facilitam o dia a dia dos consumidores. Confira outros rótulos da Ypê que estão de cara nova:

Aqui, na Ypê, contamos com diversos Ypêcialistas responsáveis pelo desenvolvimento dos rótulos e embalagens.

Além de comunicar os benefícios de cada produto de forma mais clara, são responsáveis por pensar e desenvolver o formato das embalagens, de acordo com uso, para que sejam mais acessíveis e funcionais.

Outro grande desafio desse time é ampliar o uso de materiais reciclados na composição das embalagens e zelar para que haja reciclabilidade no pós-consumo.

Nos últimos sete anos, a Ypê utilizou em média 50% de resina reciclada em substituição a resina virgem para a fabricação dos frascos.

Na prática isso significa que ao invés de retirar mais matéria-prima do meio ambiente, os frascos são desenvolvidos, quando possível, a partir de materiais que iriam para o descarte.

Importante dizer: essas embalagens continuam recicláveis.  Descartadas de forma correta, podem ser utilizadas novamente.

Quer aprender a descartar o plástico corretamente? A gente conta mais sobre este tema aqui.

Como limpar embalagens para reaproveitar?

Reaproveitar embalagens é uma atitude sustentável, pois evita desperdício e geração de lixo e você economiza na compra de frascos e potes.

O primeiro passo é limpar a embalagem, o que geralmente pode ser feito com uma esponja e um pouco de detergente. Caso seja necessário desinfetar com mais cuidado, você pode deixar o frasco de molho, por cerca de meia hora, em uma mistura de meia xícara de água sanitária para cada litro de água.

Você retirou o rótulo da embalagem que deseja reaproveitar e a cola do adesivo não saiu? Leia nosso tutorial com dicas para remover!

Quais embalagens não podem ser reaproveitadas por risco de contaminação?

Antes de reaproveitar uma embalagem para guardar outras coisas, é preciso saber se é seguro fazer isso.

Como regra, não é recomendado reutilizar embalagens de medicamentos. Descarte-as, de preferência em pontos de coleta em farmácias. Outros produtos químicos, como inseticidas, tintas e solventes, por exemplo, também não devem ter as embalagens reaproveitadas.

Geralmente, essa informação consta no rótulo do produto. Por isso, leia atentamente. Nunca é demais reforçar: não reutilize uma embalagem de produto de limpeza para armazenar alimentos, combinado?

Agora que você sabe mais sobre rótulos e embalagens, conheça nossas ideias criativas para reciclagem!

Você achou esse artigo útil?

Rótulos e embalagens: o que você precisa saber