Removedor: onde usar e onde não usar na limpeza da casa

Produtos que facilitem a nossa rotina de limpeza são bem vindos, desde que não coloquem a saúde de quem divide o lar conosco em risco, por isso é preciso atenção na e alguns cuidados para escolher seus aliados na hora da limpeza.
Removedor: onde usar e onde não usar na limpeza da casa

O removedor pode ser útil para a limpeza doméstica, principalmente para a remoção de gordura, mas é preciso usar com moderação.

O produto pode trazer riscos para a saúde, se utilizado incorretamente, além de poder danificar alguns tipos de superfícies. 

Confira algumas dicas sobre onde usar e onde não usar o removedor na hora da faxina. 

Afinal, o que é removedor?

Uma pergunta que você pode se fazer ao ouvir falar de removedor pela primeira vez é: “Removedor de quê?” Afinal, há vários tipos de produtos que podem ser chamados assim: removedor de esmalte, removedor de tinta, removedor de cola etc. 

Nesse sentido, existe no mercado um tipo de solvente que costuma ser chamado apenas de removedor. Ele é feito com hidrocarbonetos (derivados de petróleo) aos quais é adicionada uma fragrância, e que pode ajudar a remover manchas e restos de gordura mais resistentes na sua casa.

Onde utilizar o removedor

O removedor ajuda a remover rapidamente a gordura acumulada e manchas em exaustores de cozinha, azulejos da pia e bancadas de inox, por exemplo. Para isso, pingue algumas gotas do produto em uma esponja antiaderente, junto com um pouco de detergente neutro e esfregue nas superfícies que deseja limpar. 

Também é possível usar o removedor na limpeza geral de vidros e azulejos. Limpe normalmente com detergente ou com limpa-vidros e, em seguida, pingue algumas gotas de removedor em um pano seco e esfregue por toda a superfície, o que dará uma camada extra de limpeza e proteção.

Como usar o removedor com segurança?

O removedor tem na composição substâncias que podem ser nocivas à saúde, se utilizadas sem as devidas precauções. 

Para evitar inalar ou ter contato direto com a pele (o que pode causar irritações), é recomendável utilizá-lo com luvas e máscara e sempre em ambiente arejado. E mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos. 

Além de ser tóxico se inalado ou absorvido pela pele, o produto é inflamável.

Onde não utilizar o removedor

Não use o removedor em pisos e móveis com superfície de madeira, com ou sem verniz. Também não é recomendado utilizar o produto em utensílios que terão contato direto com alimentos, como panelas e assadeiras. 

Além disso, por ser um produto inflamável, o removedor não deve ser utilizado em fogões, fornos e eletrodomésticos. 

FAQ: algumas dúvidas comuns sobre uso de removedor

Como as pessoas estão cada vez mais ocupadas e com menos tempo para a faxina, é comum que procurem um produto mais poderoso e capaz de deixar a limpeza da casa mais rápida e prática. Por isso, muitas podem se perguntar sobre a aplicação do removedor em algumas tarefas. 

Confira abaixo as respostas a algumas dúvidas frequentes.

Pode usar removedor no piso?

O removedor pode ser utilizado na limpeza de pisos cerâmicos. Para isso, dilua o produto em água, conforme instruções no rótulo do produto. 

Todavia, não é recomendado usar o removedor em pisos de madeira envernizados e laminados.

Pode usar removedor no porcelanato?

Não se deve usar removedor para limpar pisos de porcelanato, pois o produto pode danificar a camada de proteção do piso. 

Para tirar manchas desse tipo de superfície, recomenda-se o uso de vinagre branco dissolvido em água, ou então limpadores específicos para porcelanato. 

Pode usar removedor em móveis?

O removedor não deve ser utilizado em móveis com superfície de madeira ou envernizada, por risco de corrosão. 

Mas é possível usar em móveis com tampo de pedra, fórmica, vidro e inox. 

Pode limpar a geladeira com removedor?

Não se deve usar removedor para limpar a geladeira, por ser uma substância corrosiva, inflamável e nociva à saúde. 

Se a sua geladeira tiver uma sujeira mais resistente, experimente preparar uma solução com meia xícara de vinagre branco e uma xícara de água morna, colocar em um frasco com spray e borrifar na superfície manchada, deixando agir por alguns minutos. Em seguida, limpe com um pano úmido.

Confira mais dicas infalíveis para limpar a geladeira de maneira rápida e fácil acessando nosso artigo exclusivo!

Você achou esse artigo útil?

Removedor: onde usar e onde não usar na limpeza da casa