Reciclagem do lixo: como fazer?

Saber separar o lixo é tão importante quando dar o destino correto necessário para cada tipo de resíduo. Se ainda não está claro para você por onde começar, vem com a gente!
Reciclagem do lixo: como fazer?

A reciclagem de lixo pode trazer inúmeros benefícios para o ecossistema, por isso, é importante entender como podemos realizar o descarte da forma correta.

Os tópicos de hoje são:

  • O que é reciclagem de lixo?
  • Qual é a importância da reciclagem de lixo?
  • Quais são os tipos de reciclagem de lixo?
  • Dicas para reciclar o lixo em casa

O que é reciclagem do lixo?

O conceito da reciclagem é reaproveitar o lixo descartado, proporcionando novas formas de uso ou reutilizando esse lixo como matéria-prima para originar novos produtos.

O intuito de tudo isso é diminuir a produção de resíduos vindos da decomposição do lixo. Vale lembrar que muitos resíduos não se decompõem, acumulam na natureza e causam impactos ambientais graves.

Além disso, a reciclagem pode ajudar na redução do consumo de energia: quando o lixo reciclado é usado como matéria-prima, em alguns casos, a produção de novos produtos requer menos energia no momento de produção.

A atenção sobre a reciclagem começou em meados da década de 1970, quando estudiosos começaram a se preocupar com os impactos ambientais causados por resíduos de lixo. Foi daí, então, que surgiram os primeiros serviços de coleta.

Qual é a importância da reciclagem do lixo?

Reciclar lixo é importante porque:

  • Diminui resíduos da decomposição do lixo no meio ambiente;
  • Diminui a busca por novas matérias-primas e, com isso, conserva recursos naturais;
  • Pode reduzir o consumo de energia quando usado como matéria-prima;
  • No momento de produzir produtos novos, evita a produção de gases do efeito estufa, que são emitidos em processos de produção tradicionais. Logo, também contribui para a luta contra o aquecimento global.

Quais são os tipos de reciclagem do lixo?

Existem diferentes tipos de reciclagem e hoje conheceremos algumas delas.

Reciclagem do lixo eletrônico

O lixo eletrônico engloba todos os produtos tecnológicos, como os eletroeletrônicos – celulares e computadores, por exemplo – e também, todos os aparelhos e equipamentos que funcionam com energia elétrica, como os eletrodomésticos – como geladeiras e micro-ondas.

Há um grande aumento de lixo eletrônico produzido hoje no mundo, devido ao consumo acelerado e, por consequência, ao descarte desses aparelhos pelos avanços tecnológicos.

A questão é que, quando esse tipo de lixo é descartado da forma errada, pode prejudicar tanto a nossa saúde, quanto a do meio ambiente.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/05/24104510/shutterstock_552986626-scaled.jpg

Como reciclar lixo eletrônico

A reciclagem do lixo eletrônico consiste em avisar os centros de coleta, para que eles realizem o serviço correto de descarte dos seus eletrônicos.

Basicamente, esses profissionais recebem o material, desmontam e reciclam as partes que são possíveis.

Então, lembre-se de, sempre que for descartar um eletrônico, avisar aos coletores para receberem o material.

Reciclagem do lixo orgânico

O lixo orgânico engloba tudo o que for resíduo de origem biológica, animal ou vegetal, como: restos de alimentos; papéis usados; saquinhos de chá ou café; cascas de ovos e sementes; folhas, caules e madeira e resíduos que surgem das ações humanas, no geral.

Como reciclar lixo orgânico

Você pode reutilizar o lixo orgânico que produz em uma compostagem – se não souber como fazer um sistema de compostagem em casa, nós ensinamos aqui – ou apenas separar o descarte de lixo orgânico do reciclável.

Existem sistemas de coleta que direcionam esse lixo para indústrias que produzem energia a partir de resíduos orgânicos; logo, fazendo a nossa parte de separar os lixos, já contribuímos para o processo acontecer.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/05/24104501/shutterstock_1727882836-scaled.jpg

Reciclagem do lixo seco

Dentro da categoria de lixo seco, estão classificados: papéis; plásticos; metais; vidros; papelão; potes; garrafas; pregos; latinhas e jornais.

Como reciclar lixo seco

O modo mais indicado para reciclar lixo seco é separar uma sacola apenas para esse lixo e entregá-lo para um serviço de coleta de lixo.

Em alguns casos, você pode usar a criatividade e reutilizar alguns materiais que estão em boas condições para destinar novas formas de uso, por exemplo, transformar caixas de garrafa pet em portas-lápis.

 Reciclagem do lixo industrial

O lixo industrial são resíduos que sobram de processos em indústrias e fábricas, envolvendo produtos químicos, gases, óleos, metais, borrachas, tecidos, madeiras, cinzas, vidros, plástico, entre outros.

 Leia também: Higiene pessoal: Como se proteger dos inimigos invisíveis

Como reciclar lixo industrial

Alguns tipos de lixo industrial não podem ser reciclados, por conta do alto nível de toxicidade, contudo, alguns resíduos podem ser queimados ou levados a aterros, que possuem o solo preparado para receber esses tipos de materiais.

Dicas para reciclar o lixo em casa

Para reciclar em casa, você pode apenas separar o lixo reciclável do não reciclável, ou separar por categorias: tudo o que for orgânico, em um local e, para os recicláveis, separar em:

  • Metal
  • Papel
  • Plástico
  • Vidro

E grampear etiquetas nos saquinhos para que os coletores de lixo entendam que em cada saco há um tipo de material reciclável.

Uma dúvida muito comum sobre reciclagem é se é necessário lavar os materiais antes de descartar e a resposta é que: não precisa!

Tudo o que chega na cooperativa já é lavado e higienizado, então, lavando em casa, talvez você gaste água de forma desnecessária gerando mais esgoto ainda.

Leia também: Como montar uma horta em casa

 A Ypê se preocupa com assuntos relacionados a sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Conheça o Projeto Observando Rios

Você achou esse artigo útil?

Reciclagem do lixo: como fazer?