20 ideias criativas de reciclagem com garrafa PET

Vamos colocar as habilidades manuais em prática e de quebra ajudar a salvar o planeta? A reciclagem de garrafas PET tá aqui pra isso.
20 ideias criativas de reciclagem com garrafa PET

Muitos entendem a importância de fazer reciclagem com garrafa PET, mas nem todos tomam atitudes práticas quanto a isso. Vamos começar com um pouco de história: 

plástico politereftalato de etileno (PET) foi desenvolvido em 1941, mas as garrafas PET só começaram a ser recicladas em 1977. Foi a partir daí que a indústria percebeu todo o potencial desse material leve, prático e de baixo custo de produção. 

O grande boom do PET no Brasil foi em 1993, quando as indústrias de bebidas aderiram a ele. Hoje, esse plástico é utilizado pelas indústrias têxtil, automobilística, química, eletrônica e muitas outras. 

Mas você sabia que apenas uma garrafa PET pode demorar de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambienteE que a reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 kg de petróleo!? Além disso, no mundo todo, 1 milhão de garrafas plásticas são vendidas a cada minuto. 

Você sabia que  98% das embalagens da Ypê são recicláveis? Pois é, e além disso a Ypê produz embalagens com menor quantidade de matéria-prima virgem, utilizando na maior parte material reciclado na sua composição. Saiba mais   

Os números nos indicam que todos precisamos colaborar com a reciclagem de garrafas PET. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

Vantagens de fazer a reciclagem de garrafas PET em casa 

Quando você recicla garrafas PET, contribui principalmente com a sustentabilidade ambiental, mas os benefícios disso também podem refletir dentro de casa. 

No caso do meio ambiente, o PET mal descartado pode atrapalhar o ecossistema de diversas espécies de plantas e animais. Nas águas, por exemplo, o cenário se complica porque os plásticos liberam substâncias tóxicas ao longo do tempo. 

A questão afeta até a saúde pública, visto que o acúmulo de garrafas PET em lugares indevidos pode entupir os esgotos, causar enchentes ou gerar a proliferação de mosquitos da dengue. 

Nesse sentido, além de ser uma forma de cuidado com o planeta e com sua saúde, ao reciclar garrafas PET em casa, você estimula sua criatividade e seu bem-estar mental. Afinal, trabalhos manuais desenvolvem a concentração e o relaxamento.  

Se você tiver crianças em casa, pode fazer vários brinquedos e ver a meninada se divertir muito. Ou até mesmo criar objetos úteis para o dia a dia, como você verá abaixo. 

20 ideias de reciclagem com garrafa PET para você tentar 

A reciclagem de garrafas PET é responsabilidade de todos, tanto das empresas, seguindo iniciativas com a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, quanto dos consumidores. 

Segundo o estudo Reciclagem de PET no Brasil, feito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), o país “consegue reciclar cerca de 50% da produção do PET, o que significa que há potencial para grande melhoria nesse aspecto”. 

Que tal contribuir com isso? Confira quantas coisas diferentes é possível fazer com a reciclagem de garrafas PET. 

Reciclagem com garrafa PET em utilidades domésticas 

Se você parar para pensar, em todos os cômodos da sua casa pode ter um item reciclado com garrafa PET, como:  

  • porta-objetos 
  • saboneteira 
  • puxa-saco para sacolas plásticas 
  • pufe 
  • peso de porta 

Reciclagem com garrafa PET no jardim  

Usar a reciclagem para cuidar das plantas e da horta é saber unir o útil ao agradável. Isso sim é amor pelo meio ambiente! Aqui vão algumas dicas do que podemos fazer: 

  • vasos e floreiras 
  • vassoura 
  • pazinha 
  • regador 
  • comedouro para passarinhos

Reciclagem com garrafa PET em brinquedos 

Dá para explorar muitas brincadeiras com as crianças usando garrafas PET. E você ainda pode convidá-las para fazer junto: 

  • jogo de boliche 
  • bilboquê 
  • boneco-robô 
  • carrinho, avião ou foguete 
  • animaizinhos como coelho, joaninha ou aranha 

Reciclagem com garrafa PET na decoração 

O artesanato com garrafas PET pode gerar muitos artigos decorativos bonitos e diferenciados, olha só: 

  • sino dos ventos 
  • cortina 
  • suporte para velas 
  • luminária ou lustre
  • árvore de Natal, guirlanda e sinos natalinos 

Qual dessas ideias te inspirou mais? Opções não faltam para você começar a reciclar garrafas PET em casa. 

Sabemos que nem sempre é possível reciclar todas as garrafas de plástico que consumimos no dia a dia, mas, de qualquer forma, é importante que você descarte as embalagens PET do jeito certo.  

Como descartar garrafas PET corretamente 

 Como você viu aqui, o descarte incorreto de garrafas PET pode ter consequências graves. De acordo com a organização WWF, se a tendência de poluição continuar como está, os oceanos terão mais plástico do que peixes até 2050. 

 Você pode fazer sua parte na reciclagem de garrafas PET assim: 

Primeiro, certifique-se que não há restos do conteúdo na embalagem antes de jogá-la fora. Não precisa lavar, mas de preferência, retire o rótulo. 

Depois, destampe a garrafa PET, amasse-a bem e tampe novamente. Pronto, agora é só colocar na lixeira destinada a embalagens recicláveis. 

Quando você estiver fora de casa e comprar uma água em garrafa PET, por exemplo, procure um ponto de coleta seletiva de lixo e descarte os plásticos na lixeira vermelha. 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/01164334/lixeira_vermelha_reciclagem_plastico-scaled.jpg

Se isso não for possível, a alternativa é guardar a garrafa na bolsa ou mochila e levar para fazer o descarte em casa. 

Muito simples, não é mesmo? Depois de todas essas dicas, nada de desculpas para evitar fazer a reciclagem com garrafa PET. 

Que tal aprender a maneira correta de fazer reciclagem do lixo? É só conferir aqui

Você achou esse artigo útil?

20 ideias criativas de reciclagem com garrafa PET