Plantas trepadeiras: ótimas opções para se ter em casa

Plantas trepadeiras são lindas visualmente e ótimas opções para decoração. Confira os diferentes tipos de trepadeiras.
Plantas trepadeiras: ótimas opções para se ter em casa

Bonitas e versáteis, as plantas trepadeiras podem servir de decoração para seu lar. Aprenda a cuidar dela.

Muita gente hoje em dia se intitula pai ou mãe de plantas. As plantas trepadeiras, espécies que aderem a paredes e muros, são um dos tipos mais procurados pelos aficionados por plantas.

Por servirem também como decoração de interiores e de jardins, as trepadeiras apresentam muitas possibilidades. Aprenda abaixo as características das plantas trepadeiras.

O que são plantas trepadeiras?

Também chamadas de videiras, plantas escandentes ou trepadoras, as plantas trepadeiras são aquelas que precisam se agarrar a outras plantas ou estruturas de apoio para alcançar a luz do sol.

Quais são os benefícios das plantas trepadeiras?

Além de decorar, as plantas trepadeiras fazem sombra, proporcionando ambientes mais amenos, especialmente no rigoroso verão brasileiro. Elas formam uma espécie de “cortina verde” em terraços e janelas.

E tem mais vantagens! Você não quer gastar dinheiro para consertar uma imperfeição na parede? Saiba que a trepadeira é perfeita para camuflar qualquer mancha indesejável.

Tipos de plantas trepadeiras

As trepadeiras são algumas das plantas mais versáteis da flora mundial. Abaixo, alguns dos tipos de plantas trepadeiras:

Jiboia

Uma das plantas trepadeiras mais populares, a jiboia é perfeita para figurar em ambientes internos. Ela deve ser regada de duas a três vezes por semana no verão e de uma a duas vezes por semana no inverno, já que não precisa tanto de água.

Essa é uma planta super-resistente e de fácil manutenção. Além de se agarrar às paredes, ela pode ser usada em vasos suspensos.

Sapatinho-de-judia

Essa planta trepadeira tem folhagem ornamental verde-escuro e flores amarelas e marrons. É uma espécie tropical, por isso, precisa de muita luz solar. Ideal para paredes verdes, portões e jardins.

Primavera

Naturais da América do Sul, as primaveras dão flores pequenas de várias cores, como rosa, roxo, branco e amarela. Elas podem chegar a 18 metros de altura e costumam cobrir churrasqueiras e portais. Essa espécie é resistente a altas temperaturas, mas precisa ser regada e podada com frequência.

Cipó-de-são-joão

Essa espécie natural da flora brasileira costuma florescer no inverno do hemisfério sul e é bastante usada em festas juninas, daí o nome. Ela tem flores pequenas e alaranjadas e é tão comum no Brasil que pode ser encontrada até em beira de estrada. Gosta muito de luz solar e é capaz de cobrir paredes.

Plantas trepadeiras de crescimento rápido

Três-marias, tumbérgia azul, jade vermelha, trepadeira-filipina e trombeta-chinesa são algumas das trepadeiras com o crescimento mais rápido. No entanto, isso pode fazer com que elas tenham caráter invasor e prejudiquem as florações vizinhas.

Por isso, é muito importante manter a poda sempre em dia. É a forma de fazer uma trepadeira parar de crescer. Mas sem exagerar: excesso de poda causa perda de floração.

Gostou do assunto? Então confira também nosso conteúdo sobre plantas repelentes!

Você achou esse artigo útil?

Plantas trepadeiras: ótimas opções para se ter em casa