Plantas repelentes: 7 tipos para ter em casa

A ação repelente é apenas um dos vários poderes das plantas! Conheça quais você pode cultivar em casa para espantar os insetos.
Plantas repelentes: 7 tipos para ter em casa

Procurando plantas repelentes para ter um reforço extra na missão de manter os insetos longe da sua casa?

Agora, você vai conhecer várias plantinhas com esse poder que podem ser colocadas dentro de casa, no jardim e na horta.

São variedades de plantas superfáceis de cuidar e que, além da ação repelente, também têm outros benefícios para sua casa e seu bem-estar.

Saiba mais sobre as plantas repelentes abaixo!

Como as plantas conseguem repelir insetos?

Plantas repelentes são aquelas que afastam, naturalmente, ameaças como pragas e insetos. Isso ocorre como forma de se protegerem e cumprirem com o equilíbrio ecológico do ecossistema.

Mas como elas fazem isso? A maioria das plantas repelentes são aromáticas e possuem óleos essenciais que formam uma barreira contra o ataque dos insetos. Dessa forma, quanto mais forte o cheiro, menos eles gostam.

Outras plantas produzem substâncias repelentes em suas raízes com o mesmo objetivo, que é deixar os predadores bem longe.

O melhor de tudo é que a gente pode aproveitar esse mecanismo de defesa próprio das plantas para todo o ambiente!

Só vale lembrar que as plantas têm ação repelente, mas nem sempre conseguem afastar os bichos sozinhas. O ideal é que outras ações preventivas sejam feitas também, como o uso de telas de proteção, por exemplo.

Leia também: Mitos e verdades sobre espantar pernilongos

7 plantas repelentes fáceis de cuidar

Chegamos com a solução para você que sofre com a aglomeração de insetos em casa.

Sabemos que eles podem nos tirar do sério, principalmente no verão, que é quando o metabolismo dos insetos aumenta e eles se reproduzem mais.

As plantas repelentes que vamos indicar servem para espantar não só mosquitos e pernilongos, mas também outros insetos, como baratas.

Especificaremos tudo a seguir.

1 – Boldo pequeno

O boldo pequeno (Plectranthus barbatus) repele baratas, pernilongos e formigas dos canteiros, tanto as pequenas quanto as formigas cortadeiras.

Com ele também é possível fazer chá, que é excelente para o sistema digestivo.

É uma planta bem resistente que dispensa fertilizantes, mas precisa de sol pleno (pelo menos 4h por dia), e de regas sempre que o solo estiver seco. Plante em canteiros ou em vasos no estilo jardineira.

2 – Citronela

Talvez a citronela (Cymbopogon) seja a planta mais conhecida quando se trata de espantar pernilongos.

Para conseguir o efeito repelente, é importante que você tenha a planta em grandes quantidades, formando touceiras nos canteiros.

Ela precisa de solo fértil, sol direto e regas constantes (mas cuidado para não encharcar), sendo todos os dias ou pelo menos uma vez a cada dois dias. Ou seja, o ambiente ideal para a citronela é um local quente e úmido.

Por causa do cheiro forte, também pode espantar cobras, assim como o capim-limão.

3 – Lavanda

A lavanda (Lavandula), ou alfazema, é uma planta de aroma suave e agradável, que repele traças, pulgas, moscas e pernilongos.

Para ficar vistosa e bem cheirosa, precisa de sol direto, solo bem drenado e a rega deve ser diária nos primeiros 30 dias de plantio. Depois disso, regar duas vezes por semana é mais do que suficiente.

Podem ser plantadas em vasos ou em canteiros, mas para conseguir cumprir o objetivo das plantas repelentes, precisam estar em grande quantidade.

4 – Gerânio perfumado

Mais uma flor para deixar sua casa ou jardim com cheirinho de frescor, o gerânio perfumado (Pelargonium graveolens) repele os mosquitos e ainda traz cor e alegria por onde estiver.

O cultivo dos gerânios perfumados é bem simples e, por gostarem de bastante luminosidade, ficam perfeitos em floreiras próximas às janelas.

No quesito rega, são plantas que se aproximam às suculentas, por isso, molhe-as com moderação, somente quando o solo estiver muito seco. O substrato para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica.

5 – Tomilho

Que tal algumas plantas repelentes para a horta? O tomilho comum (Thymus vulgaris ) e suas variedades, assim como as próximas plantas da lista, são ideais para isso.

O tomilho é um tempero que repele mosquitos e pragas na horta orgânica, mas nada de plantar só um pouquinho, ok? Ele precisa ser plantado em grande quantidade para funcionar.

Deixe ao sol e regue de duas a três vezes por semana. Não é uma planta exigente quanto ao solo, mas você deve esperar os ramos crescerem cerca de 15 cm antes começar a colheita.

6 – Coentro

Quer combater pragas na horta, como as lagartas e formigas? O coentro (Coriandrum sativum) pode te ajudar.

É um tempero muito nutritivo, de propriedades medicinais e de cultivo simples. Gosta de sol pleno, regas escassas e solo com pouca matéria orgânica.

7 – Tagete

Tagetes (Tagete patula) repelem baratas, mosquitos e, além disso, são comestíveis! São as protetoras ideais para os temperos que você cultiva na horta.

São muito adaptáveis, mas o melhor lugar para elas é aquele em que há luz solar direta e o solo é rico em matéria orgânica, bem drenado e irrigado de uma a duas vezes por semana.

Tagetes têm nuances de cores entre o amarelo, laranja e o vermelho, deixando o ambiente radiante.

Que tal conhecer plantas que atraem pássaros e borboletas? A gente apresenta elas pra você aqui!

Você achou esse artigo útil?

Plantas repelentes: 7 tipos para ter em casa