5 plantas que atraem pássaros e borboletas para ter no jardim

Que tal ter plantas em casa para atrair passarinhos e borboletas, deixando o ambiente mais agradável? Confira em quais plantinhas apostar.
5 plantas que atraem pássaros e borboletas para ter no jardim

Cultivar plantas que atraem pássaros e borboletas é uma ótima ideia para um lar mais aconchegante e para se conectar ainda mais com a natureza. 

Você pode ter um grande jardim ou apenas alguns vasos de plantas pela casa, mas uma coisa é certa: a presença da fauna e da flora traz paz, tranquilidade, bem-estar e alegria para qualquer lugar. 

Então vamos conhecer algumas plantas e flores para atrair animaizinhos para o seu lar? Você vai aprender como cuidar de cada uma delas e usá-las na decoração.  

Confira abaixo!  

Por que os pássaros e borboletas são atraídos pelas plantas? 

Antes que você saiba quais são as melhores plantas para atrair passarinhos e borboletas em casa, entenda o que faz com que eles sejam encantados por essas plantas.  

As borboletas se alimentam de néctar, por isso, são agentes polinizadores da natureza. Alguns pássaros sugam néctar também (chamados de nectarívoros), como o beija-flor e o colibri, por exemplo.  

Há também aqueles que não têm o olfato tão desenvolvido, mas em compensação são atraídos por flores grandes e bem coloridas.  

Também existem os que comem insetos que vivem nas plantas (os insetívoros), como o sabiá e o bem-te-vi. Por sua vez, os frugívoros são aqueles que se alimentam dos frutos e os granívoros, os que comem grãos.  

Enfim, são diversos tipos de pássaros que chegam às plantas por diversos motivos. Aqui, traremos 5 exemplos de plantas muito fáceis de cuidar.  

Lista de 5 plantas que atraem pássaros e borboletas 

As plantas e flores a seguir podem ser cultivadas em quintais e jardins ou em espaços menores, como varandas ou até mesmo dentro de casa.  

Entenda a seguir as particularidades de cada uma.  

1 – Russélia ou Flor-de-Coral (Russelia equisetiformis) 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/12/29164752/flor_coral_como_atrair_beija_flor-scaled.jpg

Esta é uma das plantas que mais atraem beija-flor, pois o formato da flor é perfeito para o encaixe do bico do passarinho. 

Você pode plantar a russélia tanto em forma de arbusto quanto em vasos de plantas. Elas são delicadas e têm um caimento lindo, por isso, são perfeitas para compor a decoração em cestos ou vasos suspensos. 

Leia também: Plantas em casa: o que você precisa saber 

É uma planta que exige exposição plena ao sol, então não coloque-a em um lugar com muita sombra.   

Ela precisa de muita irrigação, mas cuidado para não afogar a plantinha. Portanto, drene o solo e aplique fertilizante a cada duas semanas. 

 2 – Lavanda (Lavandula) 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/12/29164800/lavanda_como_atrair_beija_flor-e-borboleta-scaled.jpg

A lavanda, ou alfazema, além de atrair pássaros e borboletas, possui um aroma muito gostoso, que inclusive, é relaxante e faz bem para a saúde. 

Assim como a russélia, essa planta ama o sol direto. Mas o que difere é a regra: ela gosta de pouca água. Por isso regue uma vez por semana ou somente quando o solo estiver seco.  

Quando plantada em canteiros, as lavandas se viram bem sozinhas. Quanto mais luz, sol e calor receber, mais produzirá óleo essencial, ficando mais cheirosa e vigorosa. 

Se for plantar no vaso, deixe-a exposta ao sol por pelo menos 6 horas por dia e nunca deixe um prato de água embaixo do vaso. 

3 – Camarão-amarelo ou vermelho (Pachystachys lutea) 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/12/29164400/camarao_amarelo_como_atrair_beija_flor_e_borboleta-scaled.jpg

Outro queridinho dos beija-flores e borboletas é o camarão, planta resistente, nativa da América do Sul e que tem folhagem amarela ou vermelha e flores brancas. 

De semelhança com o camarão a planta só tem a aparência, porque ela não se dá muito bem com a água. Sendo assim, regue apenas quando perceber que o solo está seco e capriche na drenagem do solo. 

Você pode plantar tanto em canteiros como vasos. O sol sobre essa plantinha deve ser pleno ou parcial, a temperatura ideal para ela é por volta dos 30 °C. 

 4 – Lantana ou camará (Lantana camara)  

/s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/12/29164743/lantana_como_atrair_beija_flor_e_borboleta-scaled.jpg

Se você quer um ambiente repleto de borboletas, precisa ter lantanas em casa. Elas também são chamadas de flores arco-íris e já dá para imaginar o porquê: você pode encontrá-la em diversas cores. 

Ah, elas também são aromáticas!  

Outra vantagem para quem quer atrair borboletas é que o crescimento dessa planta é muito rápido e não precisa de fertilizante. Se for plantar em vaso, dê preferência para os de formato grande. 

A primavera é a estação ideal para plantar e podar a lantana. Ela gosta do solo um pouco arenoso e com boa drenagem, então coloque pedras no fundo do vaso. 

Coloque-as em um local ensolarado e mantenha uma boa irrigação (uma ou duas vezes por semana devem ser suficientes). 

5 – Pitangueira (Eugenia uniflora) 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/12/29164353/pitangueira_como_atrair_beija_flor_e_borboleta-scaled.jpg

Existem vários tamanhos de pitangueira e todas elas são atrativas para pássaros, devido a seus frutos! Sem falar que é muito versátil: dá para fazer sucos, geleias, sorvetes… 

É uma das árvores de plantio mais fácil que existem no Brasil. Também é superadaptável a diversas temperaturas, mas precisa de banho de sol, solo úmido, bem adubado e drenado. 

Um truque para conseguir frutos maiores e mais doces é regar a pitangueira todo dia, durante as três semanas após a floração. 

Como você pode ver, opções não faltam de plantas que atraem pássaros e borboletas. Com pelo menos uma delas, você já vai ter visitas amáveis em sua casa! 🦋🐦

Já pensou em fazer uma horta em apartamento?  A gente traz o passo a passo aqui! 

Você achou esse artigo útil?

5 plantas que atraem pássaros e borboletas para ter no jardim