Plantas ornamentais: opções para trazer vida e alegria para sua casa

Se você gosta de plantas e flores chamativas, as plantas ornamentais são perfeitas para você! Confira aqui quais usar na decoração.
Plantas ornamentais: opções para trazer vida e alegria para sua casa

As plantas ornamentais são aquelas cultivadas especialmente por sua beleza e valor estético.

São plantas com cores chamativas, formatos incomuns, folhagens estilosas, enfim, todas as características que trazem um aspecto exótico. É aquele tipo de planta que você olha e fala “uau!”, sabe?

Vamos explicar a seguir tudo o que você precisa saber sobre plantas ornamentais: onde usar, quais escolher e dicas para cuidar delas.

Boa leitura!

Plantas ornamentais: onde usar?

Se você está em busca de plantas ornamentais para ter em casa, mas não sabe se elas se adaptarão ao ambiente, não precisa se preocupar com isso.

As plantas ornamentais podem ser usadas no paisagismo de ambientes externos e internos. Portanto, seja no jardim ou dentro do seu apartamento ou casa, com certeza existe alguma planta ornamental que combine com o local.

Você só precisa se atentar às condições que a planta precisa com relação a luminosidade, regas, tamanho do vaso etc.

Vamos detalhar tudo isso a seguir.

Quais são as principais plantas ornamentais?

As plantas ornamentais trazem um esplendor para o espaço que é difícil de ser ignorado. Ah, e a beleza é apenas um de tantos benefícios importantes das plantas.

Existem milhares de espécies de plantas ornamentais, algumas são mais conhecidas e fáceis de encontrar do que outras, e é justamente sobre elas que falaremos abaixo.

Plantas ornamentais para jardim

Se você tem espaço para um jardim em casa, pode cultivar plantas como aspargo-alfinete, samambaias, sansevierias, begônias e proteas.

São espécies que gostam de luz e, quando crescem, têm aspecto volumoso, sendo perfeitas para os jardins. As duas primeiras têm um belo caimento, já as outras três podem ser plantadas em canteiros.

Plantas ornamentais para sala

Aqui, trouxemos algumas plantas ornamentais que possuem “estampas” que fogem do comum e que se adaptam bem a ambientes internos, como a sala da sua casa.

Marantas, calateias, corações emaranhados, alocasias e coleus são algumas espécies que você pode procurar.

Plantas ornamentais de sol

Algumas plantas ornamentais precisam de sol pleno para se desenvolver, ou seja, necessitam de pelo menos 4 horas por dia de iluminação direta.

Alguns exemplos destes tipos de planta são: ave-do-paraíso, chifre-de-veado, helicônia e cactos.

Plantas ornamentais de sombra

Aglaonema, philodendron, hortênsia e espada-de-são-jorge são algumas plantas ornamentais que se adaptam facilmente a ambientes com pouca iluminação.

Porém, é importante lembrar que por mais que essas plantas consigam sobreviver na sombra, isso não quer dizer que elas não precisam de luz.

Coloque-as em um lugar que tenha luz indireta para que elas possam crescer bonitas e saudáveis.

Plantas ornamentais com flores

Quando se fala em plantas ornamentais, é comum que a primeira espécie que venha à mente das pessoas sejam as orquídeas.

Isso faz todo sentido, afinal, existe uma variedade enorme de orquídeas e todas elas são magníficas.

Outros exemplos de plantas ornamentais com flores são os lírios e as rosas, que são um pouco mais fáceis de cuidar do que as orquídeas, ou pelo menos, requerem menos paciência no cultivo.

Plantas ornamentais pequenas

Procure por begônias (a begônia-maculata é linda e perfeita para ambientes internos) e avencas (a avenca-roxa é um charme só), dois exemplos de plantas ornamentais que se dão bem em vasos pequenos.

Plantas ornamentais para vasos grandes

Já a figueira-lira, a pata-de-elefante e a palmeira-leque são tipos de plantas fascinantes que ficam ainda mais lindas quando colocadas em vasos grandes.

São plantas ornamentais que podem ficar em vasos menores, mas quando recebem o devido espaço para crescer, se tornam muito mais imponentes.

Plantas ornamentais suculentas

O colar-de-pérola é um tipo de suculenta que fica pendente, é lindo quando colocado no alto de alguma superfície.

Por sua vez, a planta-jade fica parecida com uma miniárvore, assim como a rosa-do-deserto, que tem uma flor rosa vibrante. Já a flor-de-cera é uma planta que, além das flores, possui um aroma muito agradável.

Faça nosso quiz e descubra se você sabe como regar suculentas

5 dicas de como cuidar de plantas ornamentais

Agora que você já tem várias opções de plantas ornamentais para escolher, que tal conferir algumas dicas para cuidar bem delas?

Afinal, de nada adianta ter uma planta bonita por pouco tempo, não é mesmo? O ideal é que elas continuem vistosas pelo maior tempo possível.

Tente seguir os conselhos:

1. Tenha uma quantidade de plantas que você consegue cuidar: sabemos que uma casa repleta de plantas e flores é linda, mas reflita se você realmente dá conta de cuidar de todas. Tudo bem ter só uma plantinha, desde que ela seja bem cuidada.

2. Pesquise sempre sobre as particularidades de cada uma das suas plantas ornamentais e respeite as suas demandas de cultivo.

3. Crie um cronograma com lembretes para te ajudar no cultivo: assim fica mais fácil seguir a periodicidade das regas, adubação, podas etc.

4. Troque o vaso da planta por um maior quando você notar que ela parece estar espremida no vaso, precisando de um espaço a mais.

5. Limpe as folhas: sim, plantas também precisam ser higienizadas, pois o acúmulo de poeira prejudica a absorção de luz. Passe um pano multiuso limpo e úmido com água nas folhas da planta semanalmente.

Quer saber mais sobre plantas? Então confira nosso texto especial com dicas de plantas para apartamento!

Você achou esse artigo útil?

Plantas ornamentais: opções para trazer vida e alegria para sua casa