Piso drenante: saiba mais sobre esta opção sustentável

Sabia que o piso drenante pode ser o item sustentável que falta na sua casa? Conheça suas características e vantagens aqui.
Piso drenante: saiba mais sobre esta opção sustentável

O piso drenante é perfeito para o escoamento de água da chuva, evita a formação de poças de água e permite a volta das águas ao lençol freático. Um superamigo do meio ambiente, não é mesmo?

Ele é 100% poroso, então a água passa completamente por dentro dele. É a solução ideal para locais pavimentados e onde chove bastante.

Então está claro que o piso drenante é feito justamente para cobrir espaços expostos à ação do tempo.

Mas tem mais: confira a seguir sobre os tipos de piso drenante, sua composição, suas vantagens, como usá-lo na decoração e como limpar.

Como é feito o piso drenante?

O piso drenante é composto por grânulos de concreto prensado e tem efeito parecido com uma esponja.

Sendo assim, ele tem várias camadas drenantes, que podem ser de areia, pedra e manta ecológica, por exemplo. Ele inclusive pode ser feito com restos de outros materiais, como cimento, pisos cerâmicos e fibra de coco.

Existem três tipos de piso drenante de concreto que você encontra no mercado:

  • O concregrama é todo vazado e os espaços livres podem ser preenchidos com outro material permeável, como grama.
  • O intertravado permeável não é vazado, mas também pode receber grama entre as camadas.
  • O piso fulget é feito à base cimento e pedras moídas e a aparência lembra asfalto.

E tem mais: os pisos drenantes podem ter uma capacidade de absorção de até 90% de água! Confira suas vantagens em detalhes abaixo.

5 benefícios do piso drenante

O piso drenante é permeável, ou seja, impede alagamentos e evita enchentes. Nesse sentido, você sabia que em alguns municípios é lei que pelo menos uma área do quintal seja permeável?

Esse espaço costuma ser de 10 a 15% do quintal.

Nesses casos, muitas pessoas optam pela grama, o que não é uma opção ruim, mas não evita o acúmulo de água como o piso drenante.

Outras vantagens do piso drenante são:

1. É ecológico: você pode encontrar pisos drenantes com processo de fabricação totalmente sustentável, com reaproveitamento de materiais. Isso tem tudo a ver com o conceito de casa sustentável.

2. É econômico e de fácil instalação: dispensa várias partes de revestimentos convencionais, como o contrapiso, o concreto, a argamassa e o rejunte. Além do mais, até o custo da mão de obra pode ser reduzido.

3. É versátil: existem diversos tons de cores de piso drenante, das mais claras às terrosas e escuras, o que permite um paisagismo de acordo com o estilo da sua casa.

4. É resistente: suporta tráfego de carros, por exemplo, e é antiderrapante. Apesar de ser granulado, não machuca os pés.

5. É atérmico: por causa da textura porosa, eles absorvem pouco calor. Por isso, são ideais para áreas externas.

Motivos para investir no piso drenante não faltam, concorda?

Um combo de vantagens desses só pode ficar melhor com ideias de aplicações para você usar na decoração.

Onde usar piso drenante? Confira ideias de decoração

Como você já percebeu, o piso drenante vai muito bem do lado de fora da casa.

Você pode usar esse revestimento no quintal, na área da piscina, em calçadas e até mesmo em um jardim vertical! E nada impede que você o utilize em um jardim de inverno também.

O piso drenante também é indicado para espaços que tenham pets, porque torna a limpeza e o escoamento de água mais fáceis.

Outros usos comuns do piso drenante são nas áreas públicas e estacionamentos.

Viu só como o piso drenante pode ser aproveitado em vários lugares?

É uma opção que está se popularizando cada vez mais. Use em casa ou, se tiver a oportunidade, apresente essa sugestão para alguém, porque o custo-benefício é incrível.

Como limpar piso drenante?

Depois de tantas vantagens, tem mais uma: o piso drenante não é difícil de limpar.

Você pode varrê-lo com frequência e, para lavagem profunda, basta esfregar uma mistura de água e detergente neutro com uma vassoura. Utilize uma mangueira de alta pressão para potencializar ainda mais o efeito da limpeza.

Ah, é importante evitar produtos químicos abrasivos ao longo do tempo, como água sanitária, para não comprometer a durabilidade do piso drenante.

Quer saber mais sobre outros tipos de piso? Então confira também nosso artigo sobre piso granilite!

Você achou esse artigo útil?

Piso drenante: saiba mais sobre esta opção sustentável