Parede de gesso 3D: o que é e como cuidar

As placas de gesso em alto relevo passaram a dar destaque e personalidade a muitas paredes! Acompanhe nosso guia de cuidados para diversificar a decoração da sua casa sem comprometer a limpeza dos ambientes.
Parede de gesso 3D: o que é e como cuidar

Você tem interesse em parede de gesso 3D? Pode ser uma opção criativa e inovadora para redecorar cômodos da sua casa ou apartamento!

Nos tópicos abaixo, aprenda mais sobre esse tipo cada vez mais procurado de revestimento. Entenda o que é e como se cuida da parede de gesso 3D e confira dicas de decoração para colocar em prática.

Parede de gesso 3D: o que é?

Uma parede de gesso 3D é basicamente uma parede revestida com placas de gesso que, juntas, dão uma textura à superfície.

Para montar a parede, é preciso colar as placas de gesso com uma placa especial e, em seguida, aplicar um rejunte para gesso.

Como esse tipo de material pode ser pintado (com tinta acrílica), isso aumenta a gama de possibilidades na decoração, tornando essa opção muito versátil para vários ambientes.

Onde colocar parede de gesso 3D?

A parede de gesso 3D costuma ser usada como um detalhe no ambiente, geralmente em um dos lados de um cômodo. Isso porque ela forma um contraste com as demais paredes lisas, em uma composição harmoniosa e visualmente atraente.

O material pode ser utilizado para revestir paredes em praticamente qualquer cômodo: sala, quartos, hall, banheiros. Não é recomendado colocar parede de gesso 3D em cozinhas. Isso porque a gordura do preparo dos alimentos pode impregnar as texturas em relevo das placas, o que dificultaria bastante a limpeza.

Parede de gesso 3D: X Ideias de decoração

Você procura inspiração para redecorar a casa com paredes de gesso 3D? Confira a seguir algumas ideias para dar um novo visual a diversos ambientes:

Como limpar parede de gesso 3D passo a passo

Para fazer a limpeza da sua parede de gesso 3D, passe, pelo menos uma vez por semana, um espanador ou flanela em toda a superfície, para remover a poeira.

Em caso de manchas, se a parede e o rejunte forem brancos, você pode limpar com um pano Perfex umedecido e algumas gotas de água sanitária. Se a parede for colorida, o recomendado é pintar novamente a placa manchada.

Se você gostou dessa dica, leia também nosso texto sobre como limpar teto de gesso.

Você achou esse artigo útil?

Parede de gesso 3D: o que é e como cuidar