Panelas de cerâmica: guia completo para usar com segurança e praticidade

Na hora de escolher qual o tipo de panela mais se adequa às necessidades do seu dia a dia, a durabilidade e facilidade na limpeza são alguns dos critérios que você deve avaliar. A seguir preparamos um resumo sobre as características das panelas de cerâmica e os principais cuidados para limpá-las e conservá-las.
Panelas de cerâmica: guia completo para usar com segurança e praticidade

Você comprou ou pretende comprar panelas de cerâmica? Neste artigo, você encontra tudo que precisa saber para usá-las de um jeito prático e seguro.

Confira, nos tópicos abaixo, as características desse tipo de panela e dicas para o uso e a limpeza, além de cuidados para a melhor conservação.

Panelas de cerâmica: quais são suas características e benefícios?

Se você tem interesse em panelas de cerâmica, a primeira coisa a saber é que há dois tipos: as que são feitas 100% de cerâmica e as que são apenas revestidas com esse material.

As panelas totalmente feitas de cerâmica são multifuncionais, podendo ser usadas no fogão, forno e até no micro-ondas. Além disso, elas tornam o preparo dos alimentos mais saudável, pois não liberam resíduos durante o cozimento, e retêm o calor por mais tempo, economizando gás.

Também são utensílios fáceis de limpar. Um ponto negativo, porém, é a necessidade de mais cuidados no manuseio, pois essas panelas podem quebrar se caírem no chão.

Já as panelas com revestimento cerâmico são feitas com ligas metálicas convencionais e apenas o seu interior (às vezes, também o exterior) recebe uma camada de cerâmica. Isso torna as panelas antiaderentes, permitindo que você cozinhe sem que os alimentos grudem e sem que o fundo solte resíduos.

Contudo, são necessários alguns cuidados na hora de limpar esse tipo de panela, pois objetos ásperos podem arranhá-las, prejudicando a antiaderência.

Panelas de cerâmica ou teflon: qual escolher?

Quando se procura panelas antiaderentes, as principais escolhas são as de teflon e as de cerâmica. Qual das duas é a melhor escolha?

As panelas de cerâmica costumam levar vantagem nessa disputa. Primeiro, pela qualidade da sua antiaderência, geralmente superior à do teflon. Segundo, por serem mais saudáveis e não liberarem resíduos.

Uma desvantagem dos utensílios de cerâmica é o preço, bem mais alto do que o das panelas de teflon. Mas, pela durabilidade e desempenho na cozinha, é um investimento que pode valer a pena.

Por sua vez, as panelas de teflon são práticas pela antiaderência e pelo preço mais baixo. Porém, quando arranhadas por materiais ásperos (como lã de aço na lavagem ou mesmo uma colher de metal na hora de cozinhar), podem liberar substâncias tóxicas.

Qual é o resultado dessa disputa? Depende do seu orçamento. As panelas de cerâmica têm qualidade superior, mas custam mais caro. Caso você não tenha dinheiro para investir em utensílios cerâmicos agora, não tem problema. As panelas de teflon também são uma opção segura quando manuseadas do jeito correto.

Quanto tempo dura o antiaderente das panelas de cerâmica?

O revestimento de cerâmica da sua panela é durável? Sim, se o manuseio e a limpeza forem feitos do jeito correto.

Se a cerâmica que reveste a panela não for riscada ou arranhada, tanto na lavagem quanto na hora de cozinhar, a camada antiaderente dura por muitos anos.

Como limpar panelas de cerâmica?

Para manter a durabilidade e as qualidades da sua panela de cerâmica ou com revestimento cerâmico, tenha os seguintes cuidados na limpeza:

  • No caso de panelas revestidas de cerâmica, é preciso atenção para não arranhar na hora de lavar. Lave-as com detergente, esfregando com o lado macio da esponja.
  • As panelas inteiramente de cerâmica não têm risco de perder revestimento. Por isso, você pode usar os dois lados da esponja e até escova ou outros utensílios na lavagem.
  • As panelas de cerâmica podem ir à lava-louças, desde que você tome alguns cuidados. Coloque-as no cesto inferior, sem empilhar umas nas outras. Se a sua máquina tiver vários programas, escolha o mais leve, que produz menos vibração.

Dicas para conservar panelas de cerâmica

1. Ao manusear panelas inteiriças de cerâmica, tome cuidado para evitar quedas e impactos, para que não quebrem.

2. No caso de panelas com revestimento cerâmico, use utensílios de silicone, bambu ou plástico na hora de cozinhar, para evitar arranhões.

3. Esse tipo de panela também requer cuidados na hora de lavar. Não esfregue com esponjas ásperos ou com outros utensílios que possam danificar o revestimento.

Gostou do assunto? Então confira, também,nosso guia completo sobre panelas de teflon!

Você achou esse artigo útil?

Panelas de cerâmica: guia completo para usar com segurança e praticidade