Organização na cozinha: dicas para deixar o ambiente em ordem

Sabendo cozinhar ou não, manter a organização na cozinha é um ponto essencial para garantir que esse ambiente esteja pronto para uso. Confira a seleção de dicas que preparamos para você
Organização na cozinha: dicas para deixar o ambiente em ordem

Quando tudo está no seu devido lugar, conseguimos analisar melhor o ambiente, ver o que precisa ser comprado e limpo, além de termos mais espaço para cozinhar!

Se tudo se mantém organizado, a arrumação maior não precisa ser feita sempre que você precisar preparar alguma refeição, uma vez que o espaço já vai estar pronto para cozinhar. Ou seja: o truque é cuidar para que haja organização na cozinha o tempo todo, nem que esse processo seja feito aos poucos.

Organização na cozinha: lista de produtos e materiais

Para a organização na cozinha, você precisa ter seus utensílios, mantimentos, potes e outros objetos, além de alguns itens de limpeza para te ajudar nessa tarefa!

Anote aí nossa lista, mas lembre-se que são apenas sugestões para deixar a arrumação mais fácil!

Organização na cozinha: passo a passo

Entendemos que cada cozinha é diferente, por isso, a organização na cozinha é muito subjetiva às necessidades de cada um. Acompanhe nossas dicas.

Regras de limpeza e organização na cozinha

Ver tudo limpinho traz muita satisfação, não é mesmo? E com a cozinha não poderia ser diferente!

Primeiramente, torne essa limpeza parte da sua rotina, garantindo que a cozinha vai estar sempre brilhando! Passe um pano multiuso úmido nas superfícies regularmente e mantenha o piso limpo com o uso de um produto multiuso. Não se esqueça de varrer e aspirar o cômodo!

Uma boa opção para manter a limpeza é trocar alguns itens que já podem estar gastos, como a esponja e o rodo da pia. Esses detalhes ajudam a dar uma cara nova para o ambiente!

Além da faxina geral, lembre-se de checar se os eletrodomésticos estão limpos: sem migalhas, manchas, respingos ou aquelas sujeirinhas que às vezes passam despercebidas. Use um pano multiuso e limpe-os de dentro pra fora (forno, micro-ondas etc).

Como organizar mantimentos na cozinha

Para que a organização na cozinha funcione, o ideal é que tudo esteja acessível e em seu devido lugar. Quem nunca foi ao mercado comprar algum ingrediente para o almoço e descobriu que já tinha esse item ao chegar em casa?

Tendo isso em mente, podemos organizar os mantimentos de forma que seja fácil enxergar o que precisa ou não ser comprado. Use potes de vidro com tampa para guardar alimentos como farinhas, açúcares, cereais, arroz e feijão, por exemplo. Além disso, mantenha-os juntos em uma parte do armário ou em prateleiras que você consiga acessar com facilidade.

Dessa forma, você consegue ter sempre uma referência visual do que está faltando na despensa, prevenindo compras desnecessárias e economizando.

Para os outros mantimentos, uma sugestão é separá-los por categoria dentro dos armários: doces, salgados, coisas para lanches… as categorias são definidas por você! O importante é que esteja funcional. Para deixar tudo ainda mais organizado, você pode usar cestas organizadoras na categorização dos itens.

Confira 10 dicas imperdíveis para organizar seu armário da cozinha aqui

Como organizar potes na cozinha

Já olhou para um pote de tempero na sua cozinha e se esqueceu do que havia dentro dele? Pimenta? Páprica? Curry? É sal ou açúcar?

A solução para manter a organização na cozinha também depende da classificação das coisas: que tal pegar algumas etiquetas adesivas e uma caneta e anotar o que há em cada um dos potes?

Se o problema está na organização dos potes de plástico para guardar comida, lembre-se de mantê-los no mesmo lugar, para que você não se perca procurando um pote que não sabe onde está. No armário, guarde recipientes menores dentro dos maiores, deixando as tampas ao lado, organizadas por tamanho.

Leia também: Como desamarelar potes plásticos

Como organizar utensílios e talheres na cozinha

Uma gaveta bagunçada cheia de coisas pode dar dor de cabeça na hora de procurar um utensílio específico. Onde foi parar aquela faca, aquela peneira ou aquela concha?

Por isso, esvazie e limpe as gavetas. Em seguida, assim como a despensa e os armários, você pode organizar os itens por ordem de frequência de uso: talheres mais utilizados na primeira gaveta, separados por tipo. Depois, na gaveta seguinte, os itens mais usados nos seus preparos: espremedores, raladores, conchas, e assim por diante.

Algumas coisas, como luvas térmicas, medidores ou o que você precisar ter mais fácil acesso podem ser penduradas por ganchos nas paredes, desocupando as gavetas.

Você sabe quais são os utensílios essenciais para sua cozinha? Confira aqui

Como organizar a pia na cozinha

Uma pia organizada é o grande diferencial entre uma cozinha arrumadinha e uma cozinha impecável! Deixe a bancada sempre limpa e com espaço e lembre-se que a cuba da pia também precisa da sua atenção: use o lava-louças com a esponja para tirar qualquer sujeira que esteja presa nela.

A organização na cozinha também precisa levar em consideração o que está próximo à pia. Tenha um espaço reservado para o lava-louças, a esponja e o rodo da pia, deixando-os juntos em um canto.

Entenda como evitar armadilhas na sua pia e garantir o bem-estar desse espaço tão importante no preparo dos alimentos.

Dicas para manter a organização na cozinha

A maior dica para manter a organização na cozinha é a disciplina. Tenha o costume de limpar o cômodo com regularidade e crie o hábito de manter cada coisa em seu devido lugar: tirou um pote do armário? Depois não se esqueça de devolvê-lo.

Essa prática vai se tornar parte da sua rotina: atitudes inconscientes que você toma e que ajudam a organização na cozinha a continuar funcionando. Quanto maior o cuidado com um espaço, mais vontade temos de deixá-lo sempre agradável. E uma cozinha bem arrumada pode despertar um chef de cozinha até naqueles que possuem poucas habilidades culinárias!

Agora que você aprendeu como organizar sua cozinha, que tal acompanhar nosso guia de dicas para cozinhas pequenas?

Você achou esse artigo útil?

Organização na cozinha: dicas para deixar o ambiente em ordem