Novembro Azul: o mês para lembrar que a saúde do homem merece cuidado

Lembra daquele pequeno reparo na casa que você sabe que precisa cuidar, mas vai deixando para o dia seguinte? Esses pequenos reparos e a nossa saúde precisam de cuidados! E quanto antes melhor, acompanhe com atenção:
Novembro Azul: o mês para lembrar que a saúde do homem merece cuidado

Você sabe o que é o Novembro Azul? Se você chegou até este artigo, é porque já se fez essa pergunta.

E é justamente esse o objetivo da campanha, realizada todo ano: incentivar a busca por informação sobre a saúde do homem, principalmente no combate ao câncer de próstata.

Vamos conversar um pouco sobre a importância do autocuidado para ter mais bem-estar?

O que significa Novembro Azul?

O Novembro Azul, que hoje é uma ação mundial de conscientização sobre saúde masculina, começou como uma iniciativa de dois amigos. Em 2003, na Austrália, Travis Garone e Luke Slattery lançaram o desafio de deixar crescer o bigode no mês de novembro. O objetivo da ação era chamar a atenção para a importância do autocuidado.

Cerca de 30 homens aceitaram o desafio de Travis e Luke no primeiro ano. A campanha, que lá é chamada de Movember, é realizada até hoje em diversos países e já arrecadou milhões de dólares para pesquisa e tratamento em saúde.

O foco da iniciativa, que aqui chamamos de Novembro Azul, é conscientizar para os riscos do câncer de próstata, uma doença que mata milhares de homens do ano. Mas também se aproveita o mês para abordar outras questões relacionadas ao bem-estar masculino, incluindo a saúde mental.

Qual é a importância do Novembro Azul?

Falar abertamente com o público masculino sobre autocuidado e atenção à saúde é algo muito importante. O motivo é que os homens tendem a ser negligentes com o próprio bem-estar.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% dos homens não costumam ir ao médico. Além disso, 60% dos homens só vão ao médico quando as doenças já estão em estágio avançado. Isso é um problema, você não acha?

Esse dado ajuda a explicar por que, na média, os homens vivem cerca de sete anos a menos que as mulheres, segundo o IBGE. E uma causa de morte eminentemente masculina é o câncer de próstata. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada 38 minutos um homem morre dessa doença no Brasil.

Então, por que o Novembro Azul é importante? Para chamar a atenção para a necessidade desse cuidado. Ir ao médico e fazer exames pode salvar milhares de vidas, já que a taxa de cura é de 90% quando se detecta o câncer de próstata precocemente.

Se você é homem, procure atendimento médico quando sentir que é necessário, faça exames de rotina a partir dos 40 anos, converse com seus amigos sobre isso. E, se você não é homem, compartilhe com seu parceiro, familiares ou amigos homens informação e incentivo ao autocuidado.

Ah, sabia que mulheres trans também correm risco de desenvolver câncer de próstata? O risco costuma ser menor devido à baixa da testosterona, resultado da terapia hormonal. Mas, mesmo assim, é preciso fazer os exames para detectar qualquer alteração que possa indicar a formação de um câncer.

Por uma questão cultural, a questão ainda pode ser sensível para muitos homens, por isso é importante falarmos abertamente, de um jeito acolhedor. Cuidar do próprio corpo e buscar o bem-estar também são coisas de homem.

Quais são os fatores de risco do câncer de próstata?

O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade. Cerca de 90% dos casos são diagnosticados em pacientes acima dos 55 anos. Além disso, há alguns outros fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença:

  • Histórico de câncer de próstata em membros da família (pai e irmãos) antes dos 60 anos
  • Excesso de gordura corporal
  • Exposição a substâncias como aminas aromáticas (presentes nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), derivados de petróleo, arsênio (um conservante de madeira também usado como agrotóxico), gases de escape de veículos e fuligem

Quais são as taxas de câncer de próstata no Brasil?

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA-, em 2020 foram diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. E as últimas estatísticas de mortalidade são de 2018, quando foram registradas 15.983 mortes por esse tipo de câncer.

A taxa é alta o bastante para preocupar, pois a doença atinge 1 a cada 6 homens acima dos 40 anos. Então, aumenta a importância de fazer exames periódicos, para detectar logo no início. Além disso, vale praticar e incentivar hábitos preventivos, que veremos a seguir.

Como prevenir o câncer de próstata?

Não existe receita 100% segura para evitar o câncer de próstata, mas alguns hábitos ajudam a reduzir o risco:

  • Alimentação saudável, com bastante ingestão de água, frutas e vegetais
  • Prática regular de atividade física
  • Evitar o sobrepeso
  • Não fumar
  • Moderar o consumo de bebidas alcoólicas

5 cuidados de saúde para praticar além do Novembro Azul

O foco principal do Novembro Azul é a prevenção do câncer de próstata, mas a saúde do homem vai muito além disso, não é?

A Organização Mundial de Saúde define o “bem-estar” de uma pessoa como a relação entre três pilares: o físico, o mental e o social. Então, para estarmos bem, não basta estarmos apenas livres de doenças do corpo. Também é preciso que a mente e a nossa rede de relacionamentos estejam em equilíbrio.

Assim, o Novembro Azul é uma oportunidade para conversarmos com os homens sobre o cuidado com outras questões:

1. Você tem ido ao médico regularmente? Isso ajuda a manter a saúde em dia

2. Atenção ao sexo seguro: o uso de preservativo é um aliado na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Quer aprender mais sobre essas doenças e como evitá-las? Acesse o site do Ministério da Saúde

4. Cuidar da alimentação também é cuidar da saúde

5. Atividade física é algo bom para o corpo e o espírito

6. A saúde mental também merece atenção. Ter um hobby, falar de sentimentos e passar um tempo diário com familiares e amigos são formas de manter o equilíbrio

Como dissemos acima, cuidar da saúde mental também é uma prática muito importante para manter o bem-estar. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Novembro Azul: o mês para lembrar que a saúde do homem merece cuidado