Misturar produtos de limpeza: confira em quais casos é perigoso fazer isso

Você sabe quais cuidados deve ter na hora de misturar produtos de limpeza? Entenda aqui quais elementos podem ser misturados ou não.
Misturar produtos de limpeza: confira em quais casos é perigoso fazer isso

Afinal, pode misturar produtos de limpeza? O recomendado é que você não faça isso, por mais que precise fazer uma limpeza profunda em casa.

É comum que as pessoas pensem que ao combinar a ação de produtos de limpeza, é possível ter uma ação higienizadora mais potente. Contudo, o certo é usar cada produto separadamente, e não misturá-los.

Isso porque misturar produtos de limpeza pode gerar reações químicas prejudiciais à saúde. Intoxicação respiratória, irritação nos olhos, queimaduras e até mesmo explosões são alguns exemplos.

Entenda mais a seguir.

Quando misturar produtos de limpeza é perigoso?

Você encontrou uma “receita milagrosa” na internet para higienizar alguma coisa e a solução pede que você misture dois ou mais produtos de limpeza?

É bom ficar alerta e ter cautela com o manuseio dos produtos.

Reunimos nos tópicos abaixo algumas das misturas mais comuns que costumam ser sugeridas para receitas caseiras.

Descubra o que pode ser nocivo e o que não traz problema algum ao seu bem-estar.

Misturar amônia com vinagre

Não misture vinagre com amônia. O vinagre é um ácido e o amoníaco em grandes quantidades tem potencial explosivo.

O ideal é que você não use a amônia pura  para limpar a casa. Alguns produtos de limpeza já contém a substância em sua formulação em quantidade segura para o uso, como os desinfetantes, por exemplo.

Misturar água oxigenada com vinagre

Já o vinagre junto à água oxigenada forma o ácido peracético, substância que pode ser tóxica para sua saúde e ainda corroer a superfície que você pretende limpar.

Ou seja, vinagre com água oxigenada, nem pensar.

Misturar água sanitária com outros produtos de limpeza

Não misture água sanitária com nenhum outro produto de limpeza, em hipótese alguma. Seja com detergente, álcool, desinfetante, sabão em pó, vinagre etc.

Afinal, a água sanitária é uma substância abrasiva que, sozinha, já exige cuidado no uso. Em combinação com outros produtos, pode causar reações alérgicas, mal-estar, queimaduras e explosões.

Inclusive, se for usá-la na limpeza, tenha certeza de que a superfície foi bem enxaguada antes de aplicar outro produto de limpeza. E para saber mais sobre água sanitária, você pode conferir este texto aqui!

Misturar vinagre com bicarbonato de sódio

Esta talvez seja a dupla mais conhecida quando se trata de soluções caseiras para limpeza. Realmente, eles têm excelente ação higienizadora, capaz de desodorizar e desinfetar ambientes.

Mas um perigo que você precisa saber é que a mistura dos dois ingredientes não pode ser armazenada em um recipiente ou frasco fechado.

Juntos, eles formam o acetato de sódio. Você pode observar a produção de uma espuma e ela precisa de espaço para se formar.

Então, se for usar vinagre e bicarbonato de sódio, aplique pontualmente sobre a superfície e limpe-a imediatamente, sem vedar a área. Para saber como usar bicarbonato de sódio e vinagre com segurança, confira este artigo!

3 receitas seguras para misturar produtos de limpeza

Existem, sim, algumas misturas de produtos de limpeza que são úteis e inofensivas.

Por exemplo, a combinação entre amaciante e álcool. Com eles, você pode fazer um aromatizador de roupas e ambientes!

Já o detergente neutro misturado com o álcool têm um alto potencial de higienização. Podem ser utilizados para limpar superfícies que você quer dar aquele brilho extra, como o piso ou uma bancada.

É importante lembrar que o álcool é um produto inflamável, então jamais utilize-o perto do fogo.

O bicarbonato de sódio e o detergente neutro também funcionam bem juntos. É possível fazer uma pasta cremosa, ideal para limpar panelas queimadas ou limpar pequenas áreas enferrujadas.

6 dicas de segurança na hora de usar produtos de limpeza

Por último, que tal reforçar algumas noções importantes na hora de utilizar qualquer produto de limpeza no seu lar?

1. Leia o rótulo: todas as informações sobre o produto estão descritas lá.

2. Utilize luvas de limpeza: elas protegem a sua pele da ação abrasiva dos produtos químicos.

3. Utilize óculos de segurança: a mesma lógica das luvas só que mantém os seus olhos protegidos.

4. Utilize máscaras PFF2: outro item que faz parte dos equipamentos de proteção individual, serve para evitar a inalação de produtos químicos.

5. Sempre armazene os produtos de limpeza em suas embalagens originais.

6. Separe os utensílios usados na limpeza e cuidado com a contaminação cruzada. Se for utilizar uma esponja no banheiro, por exemplo, cuidado para não confundir com a esponja da cozinha.

Que tal conferir quais são os produtos essenciais para manter a limpeza de casa em dia? Confira aqui!

Você achou esse artigo útil?

Misturar produtos de limpeza: confira em quais casos é perigoso fazer isso