Metas de ano novo: como se organizar para atingir seus objetivos

Final de um ciclo, começo de um outro parece mesmo ser um bom momento para refletir: o que fizemos até aqui? O que queremos fazer daqui para frente? Confira como organizar seus sonhos e transformá-los em novas metas
Metas de ano novo: como se organizar para atingir seus objetivos

Listar metas de ano novo é um costume para você? E essas metas são alcançáveis ou acabam gerando ansiedade ou frustração ao longo do ano? 

Neste texto vamos falar sobre a importância do hábito de criar metas de ano novo e dar dicas para que elas saiam do papel. Quer ter um 2022 pleno de realizações? Continue a leitura que vamos ajudar você a se organizar para fazer isso acontecer. 

Qual é a importância de criar metas de ano novo? 

Criar metas de ano novo é uma ótima maneira de refletir sobre seus sonhos e objetivos de vida – e se organizar para realizá-los. É também um exercício de autoconhecimento, ao avaliar possibilidades e prioridades para o ano que vai começar, novinho em folha. 

Porém, é preciso ter cuidado para não transformar suas metas de ano novo em fonte de estresse, ansiedade e frustração. Por isso, mesmo que os sonhos sejam ambiciosos, é importante que as metas sejam realistas e possíveis. 

É importante avaliar também o que passou 

Criar metas de ano novo é também um momento para pensar sobre o ano que está terminando, sobre os objetivos que foram alcançados e sobre por que alguns não se realizaram. 

Essa revisão é importante para observar nossos padrões de comportamento, ver o que é possível mudar e o que precisamos adaptar nas nossas metas. Afinal de contas, é muito difícil que a pessoa transforme inteiramente sua personalidade de um dia para o outro. 

Seja honesto e gentil com você durante essa avaliação: lembre-se que nem tudo é só questão de boa vontade. Afinal, o contexto também influencia. E o ano de 2021 foi difícil para a maioria das pessoas. 

Mais do que buscar justificativas externas para se perdoar, entender a relação com o entorno ajuda a ter claro o que realmente depende de você para ajustar suas metas. E também vale para conversar com outras pessoas – da família ou até do trabalho – sobre a possibilidade de ajuda mútua. 

Como fazer uma lista de metas para o ano novo 

Você percebeu que criar sua lista de metas para o ano novo é diferente de fazer uma lista de pedidos para o Papai Noel, certo? Mas como fazer, então? 

Quais são as metas de ano novo mais comuns? 

Uma pesquisa citada pelo site de psicologia Telavita descobriu que as metas mais comuns são: 

1. Perder peso 

2. Comer, beber, aprender ou tentar algo novo  

3. Guardar dinheiro 

4. Ser feliz 

5. Correr 5 ou 10 km 

6. Se apaixonar 

7. Tirar fotos em todos os dias do ano 

Como você pode ver, com exceção dos itens 5 e 7, as metas são bem genéricas. E tudo bem! Não tem problema algum em começar pela lista de desejos e sonhos, como se estivesse escrevendo ao bom velhinho. Esse é um ótimo primeiro passo! Aliás, vamos ao passo a passo das metas de ano novo? 

Como fazer a lista de metas de ano novo: passo a passo  

1. Escreva livremente o que vier à sua cabeça sobre os desejos para o ano novo. Não se preocupe agora com organização e priorização, apenas escreva. 

2. Num segundo momento, pense que você é o seu próprio Papai Noel. Verifique como essa lista pode se tornar algo realista e alcançável. 

3. A partir daí, a tarefa é transformar objetivos genéricos no mais específico possível. Uma dica é perguntar-se “O que eu preciso fazer para alcançar isso?”. 

4. Desmembre os objetivos em tarefas menores de curto prazo. Se a ideia é alcançar esse objetivo em alguns anos, o que eu preciso fazer este mês e nos seguintes para realizá-lo? Assim, cada passo dado torna-se uma meta atingida rumo à realização maior. 

5. Fez um mapa do caminho a seguir? Hora de avaliar se ele está de acordo com suas possibilidades no momento. Se não, vale fazer mais um exercício para adaptar as metas. 

6. Aliás, avaliar e readaptar metas faz parte do processo. Seja flexível! 

Suas metas de ano novo são inteligentes? 

Uma forma de avaliar metas pessoais ou profissionais é recorrer à metodologia SMART. Em inglês, smart significa inteligente. Na metodologia, cada letra da palavra representa uma característica de uma meta inteligente: 

S – eSpecífica 

M – Mensurável 

A – Atingível 

R – Realista 

T – Temporalmente definida 

5 dicas para cumprir metas de ano novo 

Reflexões e lista feitas, vamos às dicas mais práticas para cumprir suas metas de ano novo: 

1. Coloque tudo no papel: uma agenda, caderno ou aplicativo que você possa revisitar ao longo do ano. 

2. Crie um cronograma: não precisa ser nada muito elaborado, mas ajuda a dividir as etapas. O que fazer até março, depois até julho, e assim por diante. 

3. Seja realista: é um pouco do que já dissemos, mas vale reforçar. As metas não precisam ser baixas, mas, se forem muito altas, podem gerar estresse e frustração. 

4. Tenha disciplina: se for uma meta que envolve hábitos diários, vale reforçá-la com avisos no espelho, na geladeira ou na mesa de trabalho. 

5. Conte para alguém próximo: especialmente se precisar da ajuda dessa pessoa. Permita que outras pessoas entendam o que e por que você está tomando essas atitudes e pensem em como elas podem te ajudar a seguir adiante. 

Como acompanhar metas de ano novo? 

Alguns aplicativos ajudam a organizar tarefas e prazos e podem ser úteis dependendo da meta.Mas não se esqueça do mais importante: você é quem define as metas, e não o contrário. 

Não deixe que elas te sobrecarreguem. Se estiver pesado ou estressante demais, vale reavaliar e até mudar a rota. É fundamental considerar sua saúde mental na definição de metas. A jornada em si já precisa ser gratificante, porque é durante o caminho que a vida acontece. 

Feliz ano novo! 

Gostou do conteúdo? Então confira também nosso texto sobre como cuidar da saúde mental – e o que a limpeza da casa tem a ver com isso

Você achou esse artigo útil?

Metas de ano novo: como se organizar para atingir seus objetivos