Maresia: aprenda como evitar seus danos

Ter uma casa na praia ou próximo ao mar é uma delícia, mas exige também atenção redobrada. Entenda como proteger seu imóvel e eletrodomésticos da ação inevitável da maresia.
Maresia: aprenda como evitar seus danos

Você sabe como evitar os efeitos da maresia nos eletrodomésticos, na casa e no carro? Essa é uma dúvida frequente de quem mora perto do mar ou tem casa na praia.

Continue lendo este artigo e confira dicas práticas para proteger as estruturas de metal e concreto da corrosão e outros problemas causados pela maresia.

O que é maresia?

A maresia é uma névoa úmida formada por incontáveis gotículas de água do mar e resulta da arrebentação das ondas no litoral.

Como essa névoa é repleta de sais e outros elementos que compõem a água do mar, a maresia tem um poder corrosivo muito forte. Isso resulta na formação de ferrugem em objetos de metal desprotegidos, numa velocidade e numa proporção muito maiores que em circunstâncias normais.

Qual distância a maresia atinge?

A maresia não tem um alcance exato e que valha para todas as cidades litorâneas, pois isso depende, por exemplo, da geografia do lugar e das condições climáticas do dia.

Podemos dizer que a névoa de gotículas atinge pontos situados em média a 5 quilômetros de distância do mar. Então, não é só quem mora na beira da praia que precisa ter cuidados com a maresia!

O que a maresia pode estragar na sua casa?

Como já dissemos acima, os sais e a umidade contidos na maresia aceleram o processo de corrosão dos metais. Assim, tudo que contiver metal e estiver desprotegido contra a corrosão pode enferrujar e estragar.

O que na sua casa está sujeito à ação nociva da maresia?

  • Eletrodomésticos e utensílios de cozinha
  • Aparelhos eletrônicos
  • Carros, motos, bicicletas e patinetes
  • Grades, portões e esquadrias de metal
  • O concreto armado, pois as gotículas penetram nos poros da estrutura e enferrujam o metal do interior, expandindo-o e causando rachaduras

Então, quer você more em uma cidade litorânea ou passe apenas alguns dias nela, é importante proteger suas coisas para evitar danos.

Como proteger eletrodomésticos da maresia?

Eletrodomésticos como geladeira, fogão, micro-ondas, lavadora de roupas, por exemplo, são suscetíveis à ação da maresia. Para evitar a corrosão, confira algumas medidas que você pode tomar:

  • Mantenha os eletrodomésticos sempre limpos, pois a sujeira ajuda a acelerar a degradação.
  • Quando não estiver usando o aparelho, coloque capas protetoras bem vedadas.
  • Comprar eletrodomésticos de aço inoxidável pode ser uma boa opção, por serem resistentes à corrosão.
  • A tinta dos aparelhos ajuda a protegê-los. Se houver algum arranhão na pintura, é preciso limpar a área com uma lixa e pintar com esmalte protetor para metal.

Como proteger aparelhos eletrônicos da maresia?

No caso de aparelhos eletrônicos, como computador, televisão e decodificadores de TV a cabo, por exemplo, também é importante tomar cuidados com a maresia.

Ter uma rotina de limpeza faz a diferença, assim como manter os aparelhos sempre sob capas bem vedadas quando você não estiver usando.

Como proteger o carro da maresia?

A areia e a maresia podem ter efeito corrosivo sobre o metal do seu carro, moto, bicicleta ou patinete. Para evitar a formação de ferrugem, você precisa ter uma rotina de limpeza frequente do veículo, o que pode incluir ceras protetoras.

Além disso, é preciso ficar atento ao menor sinal de ferrugem ou danos à pintura da lataria. Se você encontrar um desses pontos, é preciso raspar a ferrugem e impermeabilizar o ponto com tinta ou outro produto que proteja o veículo da corrosão.

Como proteger sua casa da maresia?

Estruturas de concreto e demais elementos de metal da casa precisam ser protegidos da maresia com tinta impermeabilizante.

Mesmo pregos e parafusos com cabeças aparentes precisam ser isolados.

Como limpar piso com maresia

A névoa da maresia também contém partículas de matéria orgânica. Essas substâncias, combinadas com a umidade e o calor das regiões litorâneas, favorecem o aparecimento de mofo.

Então, é preciso fazer a limpeza da sua casa com frequência, usando o limpador da sua preferência.

Além disso, não se esqueça de deixar os ambientes sempre arejados e expostos à luz solar.

Agora que você já aprendeu como proteger sua casa da maresia, confira, aqui, mais dicas de economia doméstica!

Você achou esse artigo útil?

Maresia: aprenda como evitar seus danos