Limpeza da coifa: como fazer?

Para que sua coifa seja sinônimo de paz e não de dor de cabeça é preciso seguir direitinho as recomendações de limpeza. Confira as dicas dos nossos ypêcialistas e arrase na limpeza.
Limpeza da coifa: como fazer?

Ter uma coifa em casa pode trazer muitos benefícios ao ar ambiente, mas é importante que ela seja higienizada da maneira correta, para não comprometer o seu funcionamento – ou reduzir a filtragem do ar, se não houver limpeza nenhuma.

Mas, por ser um aparelho delicado por dentro, existem alguns cuidados a serem tomados. Vamos conhecer o passo a passo indicado para limpeza?

> Como funciona a coifa?

> Qual é a importância da limpeza da coifa?

> Limpeza da coifa: saiba como fazer a higienização

Como funciona a coifa?

A coifa pode realizar tanto a função de um exaustor, quanto de um depurador. Quando funciona como exaustor, a ideia é evitar que odores, gorduras e fumaças, que surgem pela preparação de alimentos, sejam espalhados pela casa.

Para isso, o aparelho suga o ar quente do ambiente, levando-o para rua e trazendo para dentro o ar do exterior, que é fresco.

Então, além de melhorar o cheiro do ambiente, o modo exaustor também refresca o ar. Já o modo depurador, é menos potente e age apenas sugando o ar, filtrando e devolvendo-o ao ambiente.

Qual é a importância da limpeza da coifa?

Como citamos no começo da matéria, é necessário que exista uma frequência de limpeza da coifa, para garantir que seu funcionamento proporcione boa qualidade do ar e até para evitar acidentes, como incêndios.

Você deve estar se perguntando como ter uma coifa na cozinha pode ter relação com possíveis incêndios. Então, vamos lá – para acontecer um incêndio, precisamos de três elementos:

> Combustível: que, no caso, é a gordura acumulada nos dutos da coifa, quando o aparelho não é limpo.

Quando a coifa capta o ar ambiente para devolver uma versão filtrada, as gorduras não são totalmente descartadas: algumas continuam no aparelho e são altamente combustíveis quando em grande quantidade.

> Calor: presente no vapor das comidas sendo feitas no fogão e pelo próprio ambiente quente que há em cozinhas.

> Comburente: oxigênio, elemento que ativa o fogo. Sem oxigênio, é impossível existir um incêndio e há muito oxigênio no calor.

Então, quando limpamos com a frequência correta, não há acúmulo de gordura no aparelho, portanto não existe risco de acidentes.

Técnicas para limpeza de azulejo

Qual é a periodicidade para a limpeza da coifa?

O recomendado é fazer um cálculo de 30 horas de uso: chegando a esse limite, é o momento ideal para realizar a limpeza, tanto para cozinhas industriais quanto para as domésticas.

No caso de usar o aparelho com pouca frequência, a limpeza pode ser feita uma vez por mês.

Limpeza da coifa: saiba como fazer a higienização

Agora, vamos te ensinar como higienizar a coifa da forma correta!

Produtos para limpeza da coifa

Para começar a limpeza, separe:

> Pano perfex ou esponja;

> Sabão neutro, detergente ou desengordurante suave;

> Pano perfex seco ou papel-toalha.

Não utilize produtos abrasivos, como água sanitária, cloro ou alvejantes, e também não use materiais inflamáveis durante a limpeza, combinado? Pode ser perigoso.

Organize o armário da lavanderia com estas dicas

Limpeza da coifa por fora

Para limpar a parte externa, siga as instruções a seguir:

1. Desligue a coifa da tomada ou o disjuntor para evitar choque elétrico;

2. Umedeça um pano perfex ou esponja em uma solução de água e sabão neutro, detergente ou desengordurante e passe em toda a região externa da coifa, para retirar a gordura;

3. Retire o excesso de sabão com um pano levemente úmido – e não encharcado – e seque com um papel-toalha ou pano perfex seco.

4. Prontinho!

Você está limpando a geladeira da forma correta? Confira aqui

Limpeza da coifa por dentro

Para a limpeza interna, os mesmos produtos estão liberados, mas, se quiser uma limpeza mais profunda, pode usar uma mistura de detergente com bicarbonato de sódio.

Se o seu filtro for metálico, siga estes passos:

1. Retire o filtro da coifa puxando a alça com a mola para trás;

2. Limpe com uma esponja umedecida em detergente com água – e, se quiser algo mais potente, adicione bicarbonato de sódio;

3. Espere o filtro secar;

4. Coloque novamente na coifa!

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/16125527/limpeza-de-coifas-ypedia-scaled.jpg

Por outro lado, se o seu filtro for de carvão, ele não pode ser limpo, mas deve ser trocado. Então, é só retirar do mesmo modo que ensinamos com o filtro metálico, porém, na hora de colocar de novo, será um filtro novo.

Leia também: Como limpar o fogão

Para limpar sua coifa com qualidade e segurança, conte com a variedade de produtos Ypê. Confira a linha completa aqui!

Você achou esse artigo útil?

Limpeza da coifa: como fazer?