Como limpar a memória do celular e deixá-lo mais rápido

O celular ficou lento ou sem espaço para novas fotos e vídeos? Confira dicas de como limpar a memória do celular, liberar espaço e melhorar o desempenho.
Como limpar a memória do celular e deixá-lo mais rápido

Seu smartphone está lento e sem espaço de armazenamento? Saber como limpar a memória do celular vai dar mais um bom tempo de uso a ele, além de maior velocidade de processamento. Com estas dicas, você pode adiar o custo de um aparelho novo ou cartão de memória extra. 

Por que é importante limpar a memória do celular? 

A limpeza periódica da memória do celular é importante para manter o desempenho dele numa boa velocidade. Dessa forma, quando está muito cheio, é comum ele começar a travar ou começar a demorar bem mais para abrir cada aplicativo.  

Pense no seu aparelho celular como uma escrivaninha de trabalho. Se tiver muitas coisas por cima e nas gavetas, fica difícil de trabalhar, não é mesmo? Chega um momento que nem conseguimos mais guardar nada. E fica bem mais difícil encontrar qualquer coisa. 

O período que a limpeza da memória deve ser feita varia de acordo com o uso que você faz do aparelho. Para heavy users, ou seja, pessoas que usam muito o aparelho, tiram muitas fotos e gravam muitos vídeos, uma limpeza semanal pode ser o mais indicado.  

Bora fazer uma faxina digital, então? 

O que mais ocupa espaço no celular? 

Para descobrir o que está consumindo a memória do seu celular (como por exemplo: fotos, vídeos, jogos, aplicativos) e dificultando que você baixe mais aplicativos ou grave mais vídeos, siga o passo a passo:  

1. Clique em Configurações (ícone da engrenagem)  

2. Selecione Armazenamento (em alguns aparelhos esse campo pode estar dentro de assistência o aparelho e bateria). Aqui aparece uma lista de tudo o que ocupa a memória interna 

Como limpar a memória do celular em 3 passos 

Como você verá, parte da memória do celular é ocupada pelo próprio sistema operacional. Aí não tem muito o que fazer. Depois disso, aplicativos, fotos e vídeos costumam ser os arquivos mais pesados (e espaçosos) no seu aparelho. É por aí que devemos começar a faxina! 

1. Clique em Configurações e selecione aplicativos 

Quantos aplicativos abandonados ainda habitam seu celular? Alguns que vieram como sugestão de fábrica, joguinhos já esquecidos, ou então aqueles de usos esporádicos, como de companhias aéreas, reserva de hotel, restaurantes etc. Pode apagar sem dó. Quando precisar, você pode baixá-los novamente e recuperar o login. 

1. Clique em Configurações > Aplicativos 

2. No ícone à direita, organize os aplicativos por tamanho (os mais pesados antes) ou então por último uso 

3. Em alguns aparelhos é possível selecionar vários ao mesmo tempo para apagar. Em outros, a seleção é feita um por um 

4. Se o aplicativo estiver com a mensagem “desativado automaticamente”, clique nele, selecione ativar, então em “desinstalar”

2. Limpar o cache

O cache é uma memória temporária com informações que os aplicativos armazenam para facilitar a busca. Por exemplo, arquivos e fotos que você abre com frequência ficam armazenadas no cache. 

 Apesar de ser feito para melhorar a performance, o excesso de cache pode gerar o efeito contrário, deixando o processamento mais lento. Por isso, é importante fazer a limpeza de tempos em tempos, liberando espaço para novos armazenamentos.  

 Os telefones com o sistema iOS já fazem essa limpeza periódica automaticamente. Nos telefones Android, é possível fazer a limpeza manualmente. Confira o passo a passo:  

1. Clique em Configurações > Aplicativos 

2. Selecione o aplicativo 

3. Clique em armazenamento do aplicativo 

4. Selecione limpar cache 

Atenção: Limpar o cache é diferente de limpar os dados. Se você decidir limpar dados, pode perder as configurações de preferências, senha, arquivos etc. Aí é preciso cadastrar novamente. 

Selecionar fotos e vídeos

Uma das melhores coisas dos smartphones é poder registrar vários bons momentos da vida com muito mais praticidade. Mas às vezes exageramos, né? Dez tentativas até considerar a foto boa, ou todos do grupo saírem com os olhos abertos. Quem nunca? 

Atenção ao passo a passo para limpar as fotos e vídeos e liberar a memória de armazenamento das fotos:  

1. Clique em galeria 

2. Selecione álbuns de fotos  

3. Se não quiser apagar definitivamente, você pode transferir suas fotos para a nuvem (Google Fotos ou iCloud), para o computador (usando o cabo USB ou bluetooth) ou, melhor ainda, imprimir – quase como nos velhos tempos!  

Aplicativos para limpar a memória do celular  

Alguns aplicativos para Android e para iPhone facilitam na hora da limpeza de arquivos, caches etc. Confira uma lista de sugestões gratuitas: 

Aplicativos para limpar a memória do Android 

1. Clean Master  

2. Smart RAM Booster 

3. APUS Booster+ 

4. Android Booster 

5. Memory Booster 

Aplicativos para limpar a memória do iPhone 

1. Magic Phone Cleaner 

2. Contacts Duster Pro 

3. Phone Cleaner: Clean Storage 

3 dicas para manter uma boa memória no celular 

Essa faxina digital pode consumir um bom tempo, né? Mas se você fizer com frequência, tende a ser mais rápido. 

Além disso, alguns bons hábitos digitais podem ajudar a manter a memória livre e evitar o aparecimento dos alertas! 

1. Revisar aplicativos usados com frequência 

Conforme a tecnologia avança, os aplicativos são atualizados com cada vez mais funcionalidades, filtros e formas de interação. A gente adora, né? Mas tudo isso vai aumentando a necessidade de espaço.  

É por isso que temos a impressão que mesmo comprando celulares com maior capacidade de armazenamento, parece nunca ser suficiente. Então é importante fazer um uso racional deles. De tempos em tempos, desinstale os que estão sem uso. 

2. Ativar backup automático 

Os arquivos da câmera do seu celular normalmente já estão com backup automático ativado. É uma forma de salvar seus arquivos na “nuvem” – iCloud para usuários de iPhone e Google Fotos para quem usa Android – sempre que você estiver em um lugar com Wi-Fi.  

Clique no app Google Fotos ou iCloud para encontrá-las e organizá-las. Isso é ótimo para não perder seus registros em caso de aparelhos extraviados. 

Mas atenção: até a nuvem tem limites! É importante selecionar as fotos antes ou depois de salvar lá de tempos em tempos também.   

Você também pode ativar backup automático de fotos de outros aplicativos, como Instagram, Facebook e WhatsApp ou editores de imagem. Confira o passo a passo:   

Como ativar o backup automático no Google Fotos 

 1. Abra o app Google Fotos e clique no ícone com sua foto, no canto superior direito.  

2. Selecione a opção “Configurações” do Google Fotos 

3. Clique em Backup e Sincronização.  

4. Abra a última opção “Fazer backup das pastas do dispositivo”. Ali, você verá as pastas de imagens salvas por aplicativos. 

3. Salve as mensagens de WhatsApp na nuvem 

Se você recebe muitas fotos por aplicativos de mensagem, também é possível fazer o backup automático. Para isso, siga o passo a passo:  

1. Dentro do WhatsApp, clique em configurações 

2. Selecione armazenamento de dados 

3. No campo download automático de mídia, escolha salvar ao utilizar Wi-Fi (para não consumir a franquia do seu plano de dados) 

4. No mesmo lugar, você pode definir a qualidade das mídias. O mais indicado é usar a automática, pois a qualidade alta pode ficar muito pesada e lenta para carregar.  

 

Se você está limpando o seu celular por dentro, que tal limpá-lo por fora também? Confira nossas dicas para deixar o aparelho novinho aqui! 

Você achou esse artigo útil?

Como limpar a memória do celular e deixá-lo mais rápido