Jardins filtrantes: saiba o que são e como fazer o seu


Você deseja saber mais sobre jardins filtrantes? Neste artigo, a gente explica o que são e como podem ajudar a eliminar resíduos que seriam jogados na natureza.
Se você desejar fazer o seu próprio jardim filtrante em casa, confira nossas dicas para adotar essa atitude sustentável.
O que são jardins filtrantes?
Jardins filtrantes, como o nome sugere, são agrupamentos de plantas que realizam a filtragem de água poluída com elementos contaminantes, tornando-a limpa. É uma forma de reproduzir artificialmente as paisagens de terras alagadas existentes na natureza e que atuam como filtros naturais dos biomas.
Em casa, esse tipo de jardim serve para purificar as chamadas “águas cinzas”, que são os resíduos das pias, do box do banheiro, do tanque e da máquina de lavar. Na indústria, as plantas podem ser utilizadas para eliminar resíduos da produção, evitando que cheguem aos mananciais hídricos.
A água é um dos principais insumos da produção da Ypê , por isso entre os compromissos adotados pela empresa estão:
- Reduzir o consumo de água.
- Reutilizar cada vez mais esta água.
Na unidade de Análopis- GO, a Ypê adotou os jardins filtrantes como método complementar à estação de tratamento que já existe nesta fábrica. Ao invés de usar mais produtos químicos, como acontece no sistema clássico de tratamento de efluentes, para purificar essa água que será integrada ao sistema de esgoto local, adotou-se um sistema natural com a utilização de plantas.
s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/03/22170001/Filtro-Vertical-2.jpg
No projeto, o foco é diminuir a acumulação de nitrogênio e fósforo da água. Assim, é possível tratar os efluentes com filtros naturais, uma alternativa sustentável e integrada ao meio ambiente projetada para otimizar a capacidade natural de interação entre os agentes envolvidos na despoluição.
Além da água tratada, a unidade de Anápolis agora conta com exuberantes áreas verdes, com diversas plantas nativas, que criaram um micro ecossistema rico em biodiversidade!
Lagoa Plantada – Unidade Anapólis – GO.
Unidade Anapólis – GO.
Unidade Anapólis – GO.
Unidade Anapólis – GO
Unidade Anapólis – GO
Unidade Anapólis – GO
Jardins filtrantes: como funciona?
Nos jardins filtrantes, a descontaminação da água é feita graças às plantas macrófitas aquáticas. Essas plantas têm raízes que acumulam micro-organismos que decompõem as substâncias contaminantes das águas cinzas.
Assim, depois de passar pela filtragem das plantas, as águas se integram ao meio ambiente de forma segura e sustentável.
Benefícios dos jardins filtrantes
Se você tem espaço para fazer um jardim filtrante em casa, essa pode ser uma opção com diversas vantagens:
1. Você dá uma destinação sustentável às águas cinzas da sua casa, evitando que contaminantes sejam despejados nos rios.
2. Você economiza água na manutenção do quintal, pois a água usada para nutrir as plantas é a mesma que seria jogada fora.
3. Utilizando plantas macrófitas ornamentais, como as que produzem flores, você embeleza o quintal.
Leia também: Como economizar água: confira atitudes para adotar no dia a dia
Jardins filtrantes: lista de produtos e materiais para manutenção
Para fazer o seu jardim filtrante em casa e cuidar dele, você precisará dos seguintes materiais:
- Pá
- Enxada
- Manta de polietileno
- Britas
- Areia grossa
- Canos e junções de PVC para conectar o jardim à saída de água cinza da sua casa e depois ao local de escoamento da água
- Caixa de retenção de sólidos
- Caixa de gordura
- Monges (tubulações em forma de cachimbo usadas para a conexão do encanamento ao jardim)
- Plantas macrófitas aquáticas. Entre as mais indicadas para jardins filtrantes, podemos citar a flor-de-lótus (Nymphaea alba), a sombrinha-chinesa (Cyperus papyrus), o confete (Salvinia auriculata), a gigoga (Eichhornia crassipes) e a alface-d’água (Pistias stratiotes).
Jardins filtrantes: passo a passo para montar
Para fazer a ligação da saída das águas cinzas da sua casa para o jardim, é preciso algum conhecimento prático de hidráulica. Se você não souber como fazer essa parte, pode contar com a ajuda de um encanador. Já as demais etapas do processo podem ser feitas mesmo por pessoas sem experiência.
Confira:
- Usando pá ou enxada, abra uma cova de pelo menos 50 cm de profundidade, em um local do pátio afastado de casa.
- A extensão da cova deve ser de pelo menos 1 m² por pessoa que mora na casa. Assim, para uma família de 4 pessoas, o jardim deve ter pelo menos 4 m² (por exemplo, uma cova de 1,33 m de largura por 3 m de comprimento). Mas nada impede que você faça em um tamanho maior.
- Impermeabilize a cova com uma manta de polietileno que cubra todo o fundo e as paredes da cova.
- A seguir, coloque uma camada de brita no fundo da cova.
- Sobre a brita, deposite uma camada mais grossa de areia.
- Com canos de PVC, faça a ligação da saída das águas cinzas da sua casa até o jardim. Antes de chegar ao jardim, a água deve passar primeiro por uma caixa de retenção de resíduos sólidos e em seguida por uma caixa de gordura, que precisam ser enterradas.
- Faça a ligação da caixa de gordura com o jardim por meio de um monge.
- Coloque outro monge na saída do jardim para a tubulação que servirá de escoadouro.
- Encharque a areia com água.
- Faça buracos na areia e plante as mudas da sua escolha.
4 cuidados para manter jardins filtrantes em boas condições
1. Para evitar que água acumulada da chuva no pátio invada o jardim como uma enxurrada, faça uma curva de nível nos limites da cova, com uma mureta de terra ou de pedras.
2. A maioria das plantas macrófitas aquáticas é típica de climas quentes, então seu jardim filtrante precisa de sol. Evite montá-lo em uma parte muito sombreada do quintal.
3. Para evitar a proliferação de mosquitos, evite a formação de lâmina d’água sobre a camada de areia. Isso pode ser feito ajustando a altura do cano de escoamento ou, se necessário, colocando um pouco mais de areia.
4. As plantas macrófitas podem ter uma proliferação muito rápida. Então, às vezes é necessário fazer um controle, arrancando alguns pés e podando raízes excessivamente volumosas.
Você achou esse artigo útil?
Dicas e artigos
Por aqui nós podemos te ajudar com as melhores dicas sobre limpeza e cuidados com a casa.
Compartilhar
