Jardins filtrantes: saiba o que são e como fazer o seu

A instalação de um jardim filtrante como complemento do processo de descontaminação da água é uma alternativa natural que dispensa o uso de outros produtos químicos. Confira como essa solução pode ser benéfica!
Jardins filtrantes: saiba o que são e como fazer o seu

Você deseja saber mais sobre jardins filtrantes? Neste artigo, a gente explica o que são e como podem ajudar a eliminar resíduos que seriam jogados na natureza.

Se você desejar fazer o seu próprio jardim filtrante em casa, confira nossas dicas para adotar essa atitude sustentável.

O que são jardins filtrantes?

Jardins filtrantes, como o nome sugere, são agrupamentos de plantas que realizam a filtragem de água poluída com elementos contaminantes, tornando-a limpa. É uma forma de reproduzir artificialmente as paisagens de terras alagadas existentes na natureza e que atuam como filtros naturais dos biomas.

Em casa, esse tipo de jardim serve para purificar as chamadas “águas cinzas”, que são os resíduos das pias, do box do banheiro, do tanque e da máquina de lavar. Na indústria, as plantas podem ser utilizadas para eliminar resíduos da produção, evitando que cheguem aos mananciais hídricos.

A água é um dos principais insumos da produção da  Ypê , por isso entre os compromissos adotados pela empresa estão:

  • Reduzir o consumo de água.
  • Reutilizar cada vez mais esta água.

Na unidade de Análopis- GO, a  Ypê adotou os jardins filtrantes como método complementar à estação de tratamento que já existe nesta fábrica. Ao invés de usar mais produtos químicos, como acontece no sistema clássico de tratamento de efluentes, para purificar essa água que será integrada ao sistema de esgoto local, adotou-se um sistema natural com a utilização de plantas.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/03/22170001/Filtro-Vertical-2.jpg

No projeto, o foco é diminuir a acumulação de nitrogênio e fósforo da água. Assim, é possível tratar os efluentes com filtros naturais, uma alternativa sustentável e integrada ao meio ambiente projetada para otimizar a capacidade natural de interação entre os agentes envolvidos na despoluição.

Além da água tratada, a unidade de Anápolis agora conta com exuberantes áreas verdes, com diversas plantas nativas, que criaram um micro ecossistema rico em biodiversidade!

Você achou esse artigo útil?

Jardins filtrantes: saiba o que são e como fazer o seu