Higienização de estofados: como limpar o sofá em casa

Sofás e poltronas são parte fundamental de nossas casas. Aprenda como manter esses materiais sempre limpos e bonitos.
Higienização de estofados: como limpar o sofá em casa

Os estofados trazem estilo e aconchego à decoração da casa. Quem não ama se jogar no sofá depois de um dia cansativo? Ou sentar em uma poltrona macia para ler um livro?  

Eles estão em muitos lugares. Afinal, estofados são todos aqueles móveis com superfície acolchoada, forrados com tecido: cadeiras, almofadas, cabeceiras, banco de carros etc. 

Mas, para usufruir do conforto que eles proporcionam e ainda aumentar a vida útil deles, é preciso cuidar da limpeza. Neste artigo, você confere: 

  • Higienização de estofados: por que realizar a limpeza? 
  • Como limpar estofados: confira manual completo por tipo de sofá 
  • Higienização de estofados: como limpar estofados a seco? 
  • 5 dicas para manter a higienização de estofados

Higienização de estofados: por que realizar a limpeza? 

Além da poeira do ambiente, os estofados têm o contato direto com a pele. É onde sentamos, deitamos, comemos, derramamos coisas… vivemos!  

Por tudo isso e pelas reentrâncias do design, aquelas curvas bonitas que encantam nossos olhos, ou do tecido, o sofá é um ambiente fértil para a proliferação de bactérias, vírus e outros micro-organismos.   

A limpeza regular dos estofados é importante para prevenir alergias, rinites e outras doenças respiratórias. E vamos falar honestamente: ainda deixa seu ambiente muito mais agradável e bonito. 

Como limpar estofados: confira manual completo 

Para manter os estofados limpos, especialmente o sofá, é preciso ter cuidado com a manutenção diária. Ou seja, não deixar a sujeira acumular.  

A primeira dica é: sujou, limpou. Viu que caiu uma migalha de pão no sofá? É melhor juntar na hora. Se deixar para depois, com o movimento constante de senta e levanta, esses farelinhos inocentes podem se acumular nos cantinhos do sofá. 

Uma boa sugestão é usar um lencinho umedecido ou mesmo um paninho úmido para fazer essas limpezinhas rápidas. 

Mas, pelo menos uma vez por semana, é importante fazer uma limpeza mais dedicada nos seus estofados. Ela começa pelo aspirador de pó para retirar a poeira que se acomoda nas superfícies. Para isso, tire todas as almofadas soltas e utilize o bocal mais estreito para alcançar os cantinhos.  

Observação: em casas com pets, é aconselhável aumentar a frequência de aspirar o sofá para três vezes por semana, por causa dos pelos.  

 

Leia também: Dicas rápidas para limpeza e conservação dos móveis de madeira  

Higienização de estofados de sofá 

Alguns cuidados de limpeza variam de acordo com o material de revestimento do estofado: tecido, couro, suede, linho, veludo e camurça. 

Assim como as roupas, os sofás têm etiquetas com orientações de limpeza. É importante seguir as instruções para garantir maior durabilidade para o estofado.   

 

Leia também: o que significam os símbolos das etiquetas?  

Tecido 

A limpeza caseira do sofá de tecido normalmente pode ser feita usando produtos simples que estão na dispensa, como vinagre, bicarbonato, detergente e uma esponja ou escova macia.  

Atenção: não use produtos com cloro, sabão em pó ou água sanitária na limpeza do seu sofá de tecido para não manchá-lo. 

Virou algum líquido no seu sofá? Veja o que fazer: 

1 – Seque imediatamente usando um pano seco ou papel-toalha, mas não esfregue. Deixe o líquido ser absorvido, e troque o papel, se necessário.  

2 – Em seguida esfregue suavemente com detergente incolor e um pouco de água morna. Finalize com um paninho umedecido com álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM) e espere secar.  

Mesmo que o seu sofá de tecido seja impermeabilizado, é importante fazer uma limpeza semanal para evitar acúmulo de poeira e outras sujeiras.  

Porém, alguns tecidos podem manchar se forem molhados, como é o caso de poliéster e microfibra. Nesse caso, o mais indicado é a limpeza a seco do estofado (veja mais abaixo).

Para a limpeza regular do sofá de tecido, você pode usar uma misturinha caseira com um litro de água morna e 100 ml de vinagre branco. Se o sofá estiver mais sujo que o normal, acrescente 2 colheres (de chá) de bicarbonato de sódio à mistura.  

Veja como limpar o sofá de tecido em 5 passos: 

1 – Retire todas as almofadas soltas e aspire com cuidado a superfície e cada cantinho. 

2 – Umedeça uma esponja ou escova macia na mistura de vinagre, bicarbonato e água morna e passe no sofá com movimentos suaves. Comece na parte superior e vá descendo. 

3 – Faça o mesmo nas almofadas de encosto soltas.  

4 – Remova o excesso de umidade com um pano seco. 

5 – Espere secar completamente antes de recolocar as partes soltas e liberar o sofá para o uso. Se necessário, use um ventilador para acelerar a secagem.  

 

Experimente a versão neutra da linha de lava-louças Ypê e a Esponja Multiuso Assolan ou Esponja Perfex. 

 Leia também: Como tirar mancha de caneta e Como tirar mancha de sangue 

Couro 

A limpeza regular do sofá de couro liso – natural ou sintético – é simples: basta passar um pano úmido com um pouco de água e sabão. Em seguida, passe um pano umedecido para tirar o sabão. 

Também é possível aplicar uma solução de 10 ml de vinagre branco e 10 ml de álcool em 1 litro de água. 

Para evitar rachaduras e aumentar a durabilidade do sofá de couro, é aconselhável fazer a hidratação do couro com produtos específicos ou empresas especializadas.   

Suede e jacquard 

O suede se assemelha a uma camurça sintética, enquanto o jacquard tem uma estrutura de tecelagem mais complexa (por isso, em geral é mais caro). 

Os dois são tecidos macios e super-resistentes, por isso tão escolhido para sofás de famílias com crianças e pet. 

A manutenção é simples e pode ser feita com um pano limpo umedecido em água e detergente incolor, seguindo os mesmos procedimentos que vimos para os sofás de tecido em geral.  

Se derrubar algo no sofá, as soluções caseiras com detergente, vinagre e bicarbonato tendem a ser bastante eficientes.   

Linho ou veludo 

Apesar de serem tecidos delicados, a manutenção dos sofás de linho ou de veludo é simples. 

A solução de 1 litro de água morna com 200 ml de vinagre branco é ideal. Umedeça um pano limpo nessa mistura e passe no sofá.   

No caso do veludo, também é possível fazer uma limpeza a seco usando o bicarbonato de sódio. Basta polvilhar o bicarbonato na superfície do sofá, deixar agir por 30 minutos e aspirar tudo em seguida.  

Vale lembrar que a opção do bicarbonato de sódio e outras soluções caseiras são válidas apenas em últimos casos! O ideal é sempre optar por produtos especializados em limpeza – afinal, eles são desenhados e criados com foco nisso, proporcionando maior segurança aos materiais da sua casa 🙂 

Camurça 

A camurça requer mais atenção na manutenção por ser mais permeável que o couro liso.  

Assim como nos sofás de couro, a higienização cotidiana do sofá de camurça pode ser feita com um pano limpo umedecido com água e um pouquinho de detergente para tirar a sujeira.  

Para remover eventuais manchas, você pode utilizar a solução com água, vinagre e álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM), esfregando suavemente.  

A diferença é que, no sofá de camurça, recomenda-se ainda uma escovação semanal feita com escova macia própria para remover poeira e fiapos que eventualmente grudem na superfície. 

Higienização de estofados de cadeiras 

Se para sofás podemos sugerir que não se coma nele para evitar acidentes, a recomendação não se aplica para cadeiras. Afinal, elas estão em volta da mesa justamente para os momentos de refeição.  

Se o revestimento da cadeira for de tecido, você pode usar as mesmas soluções que vimos no sofá. Vale lembrar a dica de ouro: limpar na hora que sujar.  

Para cadeiras encardidas com sujeiras antigas, existem serviços especializados, que lavam, sugam a água suja e secam com equipamentos próprios. 

Higienização de estofados de carros 

Os estofados de carro também requerem higienização semanal. A técnica de limpeza dos bancos de carro é muito semelhante à utilizada nos sofás de casa e devem levar em conta o tipo de material dos assentos  de tecido ou de couro.  

Bancos de tecido 

Aspire bem todos os cantinhos dos bancos dos carro  

Borrife uma solução de 1/2 litro de água morna e 100 ml de vinagre branco. Se o banco estiver muito sujo, adicione 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio à mistura. Se quiser, pode adicionar uma colher de chá de amaciante para ficar com um cheirinho gostoso. Deixe agir por 10 minutos e, em seguida, passe um pano limpo para retirar os excessos.  

Deixe o carro aberto para secar bem antes de usar novamente.  

Conheça os perfumes da linha tradicional dos amaciantes Ypê.  

Bancos de couro 

Para a limpeza cotidiana, semanal, um pano úmido com um pouco de detergente incolor é suficiente.  

 Também recomenda-se a aplicação anual (ou a cada 8 meses) de produtos específicos para hidratar o couro e aumentar a durabilidade.   

Higienização de estofados: como limpar estofados a seco? 

Para fazer a limpeza a seco, indicada para sofás de tecidos como poliéster e microfibra, existem duas soluções caseiras: metade de água fria e metade álcool de cozinha (46, 2º INPM),. A diferença é que seca mais rápido. Confira os 4 passos: 

1 – Retire todas as almofadas soltas e aspire com cuidado a superfície e cada cantinho. 

2 – Pulverize o estofado com a mistura usando um borrifador com moderação; Não queremos encharcar o sofá, lembra? 

3 – Com a esponja ou escova macia, esfregue suavemente o tecido para retirar a sujeira 

4 – Deixe secar (a secagem do álcool é muito rápida) e recoloque as partes soltas de volta no local. 

Em caso de sofá encardido ou com sujeiras mais incrustadas, recomenda-se a higienização e lavagem profissional com aparelhos e produtos específicos para a lavagem a seco.  

6 dicas para manter a higienização de estofados 

Por fim, reunimos seis dicas para manter os estofados sempre limpos: 

1 – Se possível, evite comer e beber nos sofás, assim você evita acidentes e acúmulo de migalhas. 

2 – Ainda assim, a aspiração semanal e limpeza semanal é importante para remover a poeira da superfície e dos cantinhos. Para quem tem animais que soltam muito pelos, é interessante usar o aspirador mais vezes por semana. 

3 – Outra dica para quem tem pets peludos em casa é usar uma fita adesiva para limpar os sofás de tecido: enrole a fita na mão com o lado que gruda para fora e dê batidinhas no sofá. Os pelos ficarão presos na fita. Troque a fita quantas vezes forem necessárias.  

4 – Lave capas de almofadas decorativas uma vez a cada dois meses  se vão pro chão com frequência, diminua o intervalo entre as lavagens 

5 – Ignorou a dica 1 e aconteceu um acidente? Acontece! Seque imediatamente apertando um pano limpo e seco para absorver o líquido e depois limpe com a solução indicada para o seu tipo de sofá. 

6 – Produtos impermeabilizantes são ótimos para garantir maior durabilidade do sofá, pois impedem que qualquer líquido derramado entre na estrutura do tecido. Esse serviço costuma ser feito por empresas especializadas. Confira o tempo de validade com o fornecedor  normalmente precisa ser refeito a cada um ou dois anos. 

 

Quer cuidar bem da higienização da sua casa, de maneira eficaz e segura? Então conte com a linha de produtos Ypê! 

Você achou esse artigo útil?

Higienização de estofados: como limpar o sofá em casa