Como lidar com os gastos de final de ano

No final do ano normalmente surgem gastos extras: presentes, confraternizações, algum reparo que foi adiado o ano inteiro e que não dá mais para esperar. Entenda como se organizar e garantir a manutenção do seu orçamento!
Como lidar com os gastos de final de ano

Gastos de final de ano: como lidar? Muita gente espera ansiosamente o período das festas, mas com elas vêm os gastos de final de ano. Ao fim de um ciclo e início de outro, tanto as comemorações e os presentes quanto as despesas sazonais acabam impactando nosso orçamento. É muito fácil perder a mão e se complicar nas finanças, certo?

Para evitar complicações na sua economia doméstica todo final de ano, apresentamos dicas para lidar bem com esses gastos. Com planejamento e disciplina, você pode curtir as festividades e celebrar o início de um novo ano com o orçamento equilibrado.

Quais são os maiores gastos de final de ano?

As despesas de final e de início de ano variam conforme sua família organiza os hábitos, serviços e padrões de consumo, e os gastos mais comuns são:

  • Alimentos, bebidas e organização das festas de Natal e Ano-novo
  • Presentes para familiares e amigos
  • Viagem de férias
  • Despesas com imóvel, como imposto (IPTU) e seguro
  • Despesas com veículos, como imposto (IPVA), licenciamento e seguro
  • Matrícula da escola ou da faculdade

Como economizar nos gastos de final de ano?

Apresentamos algumas dicas para reduzir seus gastos com as despesas que surgem entre o fim de um ano e o começo de outro, dividindo as orientações por tema. Confira:

Como reduzir gastos de final de ano com as festas

  • Pesquise preços de produtos, compre no atacado, aproveite promoções.
  • Já pensou em adaptar um pouco o cardápio? Substitua ingredientes caros por outros mais em conta, pesquise receitas alternativas, inove pagando menos.
  • Que tal compartilhar os gastos? Com mais gente dividindo as despesas, fica menos pesado organizar a ceia.

Como economizar nos gastos de final de ano com presentes

  • Se você tem muitas pessoas para presentear, estipule um teto de gastos e calcule qual é o valor máximo de cada presente.
  • Se você participa da brincadeira do amigo oculto da empresa ou da família, combine um valor acessível para os presentes. Outra opção é organizar um amigo oculto com presentes simbólicos ou até imateriais, como troca de cartões, de elogios, de favores.
  • Que tal exercitar seu lado criativo e criar os presentes? Se você tem dom para artesanato, dar um presente feito por você é significativo para quem recebe – e mais barato.
  • Não deixe para comprar os presentes na última hora. Pesquisando antes, é possível encontrar opções mais baratas, principalmente nas compras online.
  • Considere reduzir o número de pessoas a serem presenteadas. Você costumava dar presentes aos filhos, irmãos, cunhados, sobrinhos, pais, primos, amigos e colegas de trabalho e agora esse gasto ficou pesado? Pudera! Essa lista certamente pode ser enxugada, sem traumas.

Como economizar nos gastos de final de ano com viagens

  • Pesquise destinos menos badalados e mais baratos.
  • Compare preços de passagem e hospedagem, inclusive em aplicativos de aluguel de imóveis direto com os proprietários.
  • Considere viajar fora da alta temporada, para aproveitar preços mais em conta.
  • Em vez do quarto de hotel comum, alugar um apartamento com cozinha pode ajudar a economizar, reduzindo os gastos com refeições.
  • Programe-se para pagar passagens e hospedagem com antecedência, pois isso geralmente resulta em gastos mais baixos.

6 dicas para lidar com os gastos de final de ano

1. Saiba exatamente quanto você vai gastar. Anote cada despesa a ser paga e o valor que você terá disponível para isso.

2. Para facilitar seu planejamento, você pode utilizar aplicativos de organização de finanças pessoais.

3. Estabeleça uma hierarquia de prioridades nas despesas. Quais precisam necessariamente ser feitas e quais podem ser canceladas caso o dinheiro não seja suficiente para tudo?

4. Se puder, faça uma reserva ao longo do ano para esses gastos.

5. Se você recebe 13º salário, utilize esse valor para ajudar a pagar as despesas mais importantes de final de ano ou para quitar dívidas.

6. Se puder, pague à vista. Vários gastos de final de ano, inclusive impostos e seguros, podem ser reduzidos se você optar pelo pagamento à vista.

5 erros que impedem você de economizar nos gastos de final de ano

1. Falta de planejamento. Você chegou a dezembro sem saber quanto terá que gastar e quais serão os tipos de despesas? Isso é receita para complicações no orçamento.

2. Subestimar os pequenos gastos. Se você tiver muitas despesas de pequeno valor, quando somadas elas representam uma grande fatia do seu orçamento. Então, coloque cada gasto de final de ano, mesmo os menores, no seu planejamento, para não ter uma surpresa desagradável depois.

3. Desconsiderar os gastos e despesas fixas. Além dos gastos extras, no período das festas você continua tendo suas despesas mensais com supermercado, transporte, moradia etc. Lembre de reservar espaço no orçamento para isso.

4. Abusar do cartão de crédito. O cartão deve ser usado com cuidado e planejamento. Não esqueça que jogar o pagamento para o mês seguinte não faz os gastos desaparecerem! Tenha muito cuidado para não acabar entrando numa bola de neve de pagamento de juros.

5. Deixar tudo para a última hora. Geralmente, você consegue preços mais baixos comprando antes. Então, faça isso sempre que possível.

Se você sente que já perdeu o controle neste ano, respire fundo, e siga anotando tudo. Este é o primeiro passo para reorganizar as finanças daqui para frente e uma referência importante para o seu planejamento do próximo final de ano.

Cuidar das finanças ajuda a lidar com os gastos de final de ano. Por isso, confira também nosso texto sobre como organizar sua vida financeira!

Você achou esse artigo útil?

Como lidar com os gastos de final de ano