Faxina final de ano: tudo limpo e organizado para o réveillon!

Final do ano chegando é comum fazer aquela revisão nos cuidados com a casa, esse é um hábito que nos ajuda a encerrar ciclos, doar o que não faz mais sentido para o nosso momento de vida e dar início a novos hábitos. Confira nossos sugestões
Faxina final de ano: tudo limpo e organizado para o réveillon!

A faxina final de ano é a oportunidade de deixar a casa limpinha e as energias renovadas para o ano que está prestes a começar. O ritual é recomendado pelos adeptos do feng shui e mesmo pelas pessoas mais céticas. Afinal, quem não gosta de casa limpa e organizada?

É hora de colocar em prática as dicas de faxina pesada e também dar atenção aos detalhes que às vezes deixamos passar durante o ano.

É bastante coisa, mas, calma, não precisa ser tudo num dia só! Vamos conferir as dicas?

Faxina final de ano: lista de produtos e materiais para essa missão

Para a faxina de fim de ano, você vai precisar de todos os produtos de limpeza que já costuma usar. Confira se você tem na despensa:

Faxina final de ano: o que precisa limpar?

Um cronograma para definir o plano de ação e a divisão de tarefas mais pesadas em dias diferentes é um bom começo. Colocar num calendário do mês dezembro tudo o que precisa ser limpo e já definir as datas torna o processo todo mais fácil de visualizar (e de ser posto em prática!).

Confira uma sugestão de checklist para você colocar no seu calendário, definindo as datas e responsáveis:

  • Limpar e organizar armários dos quartos, cozinha, despensa, escritório e banheiros: selecione um cômodo por dia, ou destaque diferentes responsáveis para cada. Aproveite o momento para conferir prazos de validade e selecionar o que será descartado.
  • Lavar pisos e paredes
  • Higienizar ventiladores, ar-condicionado, exaustores
  • Limpar lugares altos (em cima dos armários, da geladeira), atrás de móveis e mesmo tetos do cômodo
  • Tirar o pó dos lustres e das lâmpadas
  • Limpar janelas
  • Lavar cortinas, edredons, colchas, saias de cama, capas de almofada
  • Limpar dentro dos armários (guarda-roupas, cozinha, despensa)
  • Higienizar carpetes e estofados
  • Para quem mora em casa, também precisa lembrar de calhas, caixa de gordura, coifas, exaustor de banheiro
  • Limpar quintal ou pratinhos de planta e eliminar eventuais pontos de água parada

Leia também:Mosquito da dengue: como eliminar focos de proliferação?

Caso você costume contratar empresas especializadas para serviços mais pesados, vale agendar o quanto antes! Se a demanda estiver alta, vale já deixar agendado para os primeiros meses do ano.

Faxina final de ano: passo a passo para renovar a casa

A ordem da faxina pode variar de casa para casa, não tem fórmula única. Mas uma boa dica é começar pelos lugares mais “esquecidos”, para que, pelo menos na faxina de fim de ano, eles tenham seu momento!

Sabe aqueles espaços que a gente deixa pro fim da limpeza, quando a disposição já não é a mesma do início da faxina?

Os mais esquecidos costumam ser “quartinhos da bagunça”, sótãos ou área de serviço. Enfim, aqueles espaços onde muitas vezes são deixados itens que “podem servir um dia, quem sabe”. Hora dos últimos serem os primeiros!

Leia também:  Armário lavanderia: como organizar

Mas o passo a passo pode ser o mesmo para todos os cômodos.

Dica: deixe para fazer limpeza geral em um cômodo por vez para não correr o risco de ficar com a casa ainda mais bagunçada!

1 – Organizar e selecionar itens para doação ou descarte

Hora de colocar uma música, abrir os armários e tirar tudo de dentro. Já deixe posicionado um saco de lixo para os descartes – e uma caixa ou saco para doações. Assim, você começa liberando espaço nos cômodos!

Vale fazer uma reflexão: se um item ficou sem uso no armário por mais de um ano, você realmente precisa dele? Ou se você separou algo para arrumar e nunca o fez, será que realmente vai fazer? Fazer essas perguntas é uma boa forma de separar itens para doação que vão fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Na cozinha e no banheiro, é o momento de conferir prazos de validade dos itens e só deixar ali o que de fato será consumido. Também vale lavar louças, travessas e panelas menos utilizadas, assim como limpar itens de decoração que podem ter acumulado gordura e poeira.

Nos armários do quarto, se acha que a peça ainda merece uma segunda chance, tente deixá-la numa posição mais fácil de ser avistada quando reorganizar o armário. Depois, pense se de fato você vai usá-la.

O processo de seleção vale para roupas, brinquedos, livros, utensílios de cozinha, alimentos e até eletrônicos!

Dica: pesquise na sua cidade os pontos de coleta de materiais recicláveis e também de doação de itens em bom estado.

2 – Limpar os armários por dentro, por fora, por cima!

Feita a seleção do que vai embora e do que fica, vamos à limpeza! Um pano umedecido em água com um pouquinho de desinfetante já costuma ser suficiente para limpar as superfícies dos armários. Deixe os armários abertos para arejar e secar.

Depois de seco, hora de organizar o armário novamente. Se acha que a peça que estava esquecida no fundão ainda merece uma segunda chance, tente deixá-la numa posição mais fácil de ser avistada.

Sentiu cheiro de mofo no armário? Descubra como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa

3 – Limpar as partes altas: teto, roda-teto, lustres, luminárias do cômodo

É bom começar a limpeza de cima para baixo. Inicie desempoeirando as lâmpadas e luminárias (com as luzes apagadas e com pano seco, ok?). Passe a vassoura limpa no teto e nos cantinhos para remover eventuais teias de aranha que se formam.

Hastes de ventilador também devem ser higienizadas: Como limpar ventilador de chão e de teto?

4 – Limpar janelas e paredes

Se tiver cortinas de pano, já retire e coloque para lavar. A depender do tamanho e do material, elas podem ser lavadas na máquina de lavar roupas, em casa mesmo. Para secar, basta pendurar no varão novamente. Porém, algumas cortinas mais delicadas podem requerer limpeza profissional.

Caixilhos, vidros, parapeito: todas as partes da janela devem ser limpas para remover a poeira acumulada. Uma escova macia ajuda a limpar as corrediças. Na hora de limpar os vidros, o ideal é utilizar o multiuso com álcool que seca melhor, sem deixar pelinhos do pano.

Um pano úmido e limpo nas paredes também é importante. Conforme o grau de sujidade, pode ser necessário esfregar um pouco com a parte macia da esponja e um pouco de limpador multiuso.

Leia também: Você sabe como limpar corretamente suas persianas?

5 – Faxina de final de ano na sala e nos quartos

Além da limpeza geral de armários, paredes, pisos, janelas, o quarto e a sala pedem especial atenção para tecidos e estofados.

Tecidos incluem saias de cama, colchas e capas de almofadas, que assim, como as cortinas, a depender do material podem ser lavadas na máquina de lavar roupas.

Além disso, é importante limpar bem a cabeceira e o colchão com aspirador de pó.

Leia também: Como limpar colchão e Você sabe como lavar seu travesseiro? Confira nosso guia!

Poltronas e sofás também requerem limpeza especial no fim de ano. Higienização de estofados: como limpar o sofá em casa

Tapetes e carpetes também devem ser higienizados para retirar a poeira e fios de cabelo. Confira algumas técnicas para deixar o tapete com cara de novo!

6 – Faxina de final de ano no quintal e varanda

Lavar os pisos de pedra da área externa, conferir pontos de acúmulo de água também são essenciais para evitar a formação de limo e a proliferação de mosquitos da dengue.

Além disso, você pode aproveitar o momento para decorar o seu quintal para os encontros com a família e amigos no verão.

7 – Faxina de final de ano na cozinha e banheiros

Você já costuma limpar esses cômodos periodicamente, mas, caso você não tenha feito ao longo do ano, este é o momento para lavar e polir os metais de torneiras, chuveiros, maçanetas, além de conferir a limpeza de forno, coifas, exaustores.

Além dessas dicas especiais de faxina de fim de ano, vale caprichar ainda mais na faxina de rotina, limpando bem os pisos da casa, nos cantinhos e rejuntes

A faxina de fim de ano reforça a renovação de energias para o ano que vai começar. Aproveite o momento para cuidar com carinho de cada cantinho da casa e imaginar o que deseja viver ali no ano que vem.

Você achou esse artigo útil?

Faxina final de ano: tudo limpo e organizado para o réveillon!