Esponja de lavar louça: tudo o que você precisa saber

Você já se perguntou quanto tempo dura uma esponja de lavar louça? Ou como descartá-la? E como higienizá-la, já sabe? Confira agora.
Esponja de lavar louça: tudo o que você precisa saber

Sem esponja de lavar louça, a limpeza completa de uma casa é praticamente impossível. Ela pode ser usada muito além da pia da cozinha!

Trouxemos um guia completo sobre a esponja de lavar louça respondendo várias perguntas comuns sobre o assunto.

Boa leitura!

Esponja de lavar louça: qual é a diferença entre a parte amarela e a verde?

O lado amarelo da esponja é o mais macio e indicado para limpar qualquer tipo de superfície que não possa ser riscada. É indicado para panelas de inox, antiaderentes, potes de vidro, recipientes de plástico etc.

Alguns materiais danificam com o menor atrito que seja, como, por exemplo, as superfícies pintadas com tinta, que podem descascar. Em casos assim, utilize um pano multiuso umedecido com detergente neutro.

Já o lado verde da esponja, caracterizado por uma camada áspera, tem ação mais abrasiva, sendo ideal para remover sujeiras mais difíceis de sair, como crostas de gordura, por exemplo.

Esponja de lavar louça é reciclável?

As esponjas de lavar louças são feitas de material sintético, composto pela mistura de diferentes tipos de plástico, contendo principalmente o poliuretano, que é bastante difícil de ser reciclado.

Mas isso não significa que você não possa reaproveitar a esponja em outros usos, como, por exemplo, colocando nos pratinhos de plantas, abaixo dos vasos.

Isso evita o acúmulo de água da rega e, consequentemente, a presença do mosquito da dengue.

Como utilizar a esponja de lavar louça?

Para lavar louças, é simples: umedeça a esponja com água, aplique algumas gotas de detergente e esfregue nos objetos a serem limpos.

Depois de lavar todos os itens, enxágue bem a esponja e não se esqueça de secá-la. Aperte-a até que não saia mais água ou espuma e prefira mantê-la no cantinho mais seco possível da pia.

Quando a esponja usada é de alta qualidade, a limpeza fica muito mais fácil! A Nova Esponja Ypê, por exemplo, traz mais comodidade para o seu dia a dia e você a encontra em duas versões: Multiuso e Não Risca. E ela tem mais:

  • formato anatômico
  • proteção contra mau odor
  • elimina 99% das bactérias presentes na esponja

Demais, né?

Quais são os tipos de esponja para lavar louça?

  • Esponja multiuso: é a tradicional, com um lado macio e uma camada de fibra abrasiva.
  • Esponja não risca: como o nome sugere, é feita para não arranhar as superfícies delicadas.
  • Esponja de aço: tem ação higienizadora muito potente, é ideal para limpar as sujeiras mais difíceis de sair. Não deve ser usada em materiais que não possam ser arranhados.
  • Esponja de silicone: é maleável, possui várias cerdas e faz uma limpeza eficiente. Ainda não é tão popular no Brasil, mas é muito resistente.
  • Esponja com cabo: possui um formato que permite que a limpeza seja feita em vãos e frestas onde a esponja tradicional não alcança.
  • Esponja vegetal: é um tipo de bucha natural, que nada mais é do que a polpa da planta luffa cylindrica. Também tem excelente ação higienizadora e pode ser compostável.

Como higienizar esponja de lavar louça?

A esponja de lavar louça é o paraíso dos fungos e bactérias: o material poroso do objeto, junto com o ambiente quente e úmido em cima da pia, é ideal para que elas se proliferem.

Há estudos que dizem que este é o item mais sujo de uma casa, até mesmo mais sujo do que o vaso sanitário.

Mas higienizar a esponja de lavar louça corretamente não é difícil: basta molhar a esponja e colocá-la no micro-ondas por um minuto e meio, na potência alta.

Ou coloque água para ferver em uma leiteira ou panela (em quantidade suficiente para cobrir a esponja) e, depois que levantar fervura, insira a esponja na água e deixe-a de molho por 10 minutos.

Importante: verifique se não há resíduos de alimentos ou de palha de aço na sua esponja.

Você deve desinfetá-la diariamente, de preferência à noite, depois que já tiver lavado a última louça do dia.

Quanto tempo dura uma esponja de lavar louça?

Essa resposta depende da frequência de uso da esponja de lavar louça. Se for usada poucas vezes ao dia, para louças com sujeiras simples de remover, você deve trocar a esponja a cada 20 dias.

Mas, se a frequência de uso da esponja for alta, troque-a a cada 5 dias, combinado?

O que fazer com a esponja de lavar louça? Confira 5 usos alternativos

Além da limpeza, você pode usar a esponja de lavar louça em outras soluções, como, por exemplo:

1. retirar pelo de gatos das roupas e superfícies

2. engraxar sapatos

3. usar sua textura para fazer pinturas na parede

4. criar efeitos diferentes com esmalte nas unhas

5. fazer carimbos de diversos formatos para as crianças se divertirem

Como descartar esponja de lavar louça?

Como você pode ver ao longo do texto, a vida útil da esponja é curta e ela acumula muita sujeira.

Se possível, leve a esponja usada a um ponto de coleta. Geralmente ficam em redes de supermercado ou instituições ligadas à causa sustentável.

Mas, se você não encontrar, a solução é descartar junto com o lixo comum, na lixeira de cor vermelha, de acordo com a coleta seletiva.

A dupla clássica para a esponja: o detergente! Saiba tudo sobre esse produto clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Esponja de lavar louça: tudo o que você precisa saber