Saiba como economizar no mercado em 6 dicas práticas

Spoiler: quem vai no mercado com fome, compra o que não precisa! Vem ver como você pode economizar na hora das compras :)
Saiba como economizar no mercado em 6 dicas práticas

Alguém aí querendo saber como economizar no mercado? Temos boas dicas para isso! E a melhor parte: não é um bicho de sete cabeças. Vem ver só!

Benefícios de economizar no mercado

Economizar é aquela palavra que naturalmente traz um alívio! É certo que nosso bolso agradece. Mas já pensou que, ao economizar nas compras do mercado, você acaba se beneficiando de outras formas?

Uma delas é, por exemplo, perceber seu consumo. Com o que você gasta mais? Qual é seu gatilho de compra? O que você compra querendo comer/usar e acaba deixando de lado?

E é aquela coisa: o autoconhecimento é um aliado para a qualidade de vida. Quem diria que economizar no mercado poderia render descobertas sobre si, não é mesmo?

6 dicas de como economizar no mercado

Vamos às dicas tão esperadas: confira 6 formas de economizar no mercado 🙂

  1. Aproveitar as promoções – Alguns mercados reservam um dia especial para isso. Fique de olho!
  2. Conferir os produtos que estão com a data de vencimento próxima – em alguns mercados, existe uma ala específica para isso. Mas precisa consumir logo, viu? Vamos economizar sem comprometer a saúde!
  3. Comparar o preço de diferentes marcas que vendem o mesmo produto – um clássico!
  4. Preferir produtos de limpeza concentrados, já que você precisa de uma quantidade menor na hora de usar 🙂
  5. Comprar apenas o necessário. É claro que às vezes não resistimos às balinhas e chicletes na hora de passar no caixa, mas é importante focarmos somente no que é preciso! Você pode até traçar um limite de quanto pode gastar, para facilitar.

Ah, sabia que o posicionamento desses doces perto do caixa é uma estratégia de marketing chamada consumo por impulso? Assim, na hora de ir embora, você pensa na ideia de mascar um chicletinho. É tudo calculado, viu!

  1. Se precisar, diminua a frequência que compra determinado alimento – vamos supor que estamos falando sobre um doce que você gosta muito, mas é caro. Que tal comprar menos vezes? Assim, você consegue continuar consumindo, de vez em quando, mas economizando.

3 erros que impedem você de economizar no mercado

Para a estratégia da economia funcionar, precisamos deixar alguns hábitos para trás. Vamos conferir 3 erros que podem te impedir de gastar menos!

1. Ir ao mercado com fome

Que erro – mas quem nunca? O que dá vontade mesmo é passar o braço na prateleira inteira e fazer os produtos caírem um a um no carrinho!

Nessa situação, só há 2 caminhos: satisfazer nosso desejo de comprar todos os produtos que der vontade (deixando a economia para outro dia) ou aceitar o estômago roncando durante todo o período em que ficarmos no mercado.

Esse é o aprendizado que a vida nos traz: mercado e fome juntos não funcionam.

2. Deixar a lista de lado

A memória pode ser boa, mas a lista é infalível! Se o ser humano está sujeito a falhas, por que confiar 100% em uma memória que pode falhar, não é?

Melhor anotar tudinho o que está faltando em casa e não precisar de segundas viagens. Pode usar o papel tradicional ou o aplicativo da Ypê, que tem um recurso exclusivo de lista de compras para te ajudar nessa!

Para fazer a lista pelo nosso aplicativo, você só precisa:

  1. Baixar o aplicativo no celular, de acordo com o modelo: Apple ou Android;
  2. Acessar o aplicativo e clicar na funcionalidade de lista;
  3. Organizar tudo o que precisa comprar e prontinho!

Bônus: Ah, se você estiver no supermercado e quiser saber mais sobre algum produto, utilize o leitor do código de barras/QR code com a câmera do seu celular;

Mas nem só de lista e mercado vive o aplicativo Ypê! Você também pode:

> Jogar nosso joguinho da memória como passatempo (a-ma-mos!);

> Conhecer nossos conteúdos exclusivos sobre limpeza, na sessão Ypêcialista;

> Assistir aos vídeos da Ypêcialista, que traz dicas fáceis e divertidas para a limpeza de casa – com direito a quiz para testar seus conhecimentos caseiros!

> Falar com a gente, se precisar, através da aba Fale Conosco;

> Facilitar seu trajeto de busca pelos produtos Ypê em Onde Comprar, encontrando locais mais próximos a você 🙂

3. Comprar tudo de uma vez

É como naqueles passeios em que perguntam se queremos com ou sem emoção: no mercado é sem emoção, tá?

Esse é o momento ideal para usarmos o lado racional e considerar:

  • A data de validade do produto ou alimento: pode chegar ao vencimento sem sequer termos consumido. Além de desperdiçar o dinheiro, vamos desperdiçar comida!
  • Será que é saudável financeiramente comprar tudo de uma vez? Podemos voltar outro dia!

É só mudar o pensamento de que mercado precisa ser feito 1 vez por mês: às vezes, compensa mais ir 1 vez por semana até. Veja o que melhor funciona para a sua rotina 😉

Saber como economizar no mercado é uma ótima pedida para quem está organizando a vida financeira – a gente fala sobre o assunto neste texto aqui!

Você achou esse artigo útil?

Saiba como economizar no mercado em 6 dicas práticas