Dia Mundial da Limpeza

O mês de setembro é marcado por uma mobilização popular mundial em favor da limpeza de espaços públicos e cuidados com o planeta. Vem com a gente saber como tudo começou e como você pode fazer sua parte.
Dia Mundial da Limpeza

Você já ouviu falar do Dia Mundial da Limpeza? Essa mobilização mundial, hoje, é reconhecida inclusive pela ONU. A iniciativa, que deu origem à este grande movimento, teve origem em 2008 na Estônia, um país do leste europeu. A Estônia tem uma área, em quilômetros quadrados, equivalente a do estado do Espírito Santo e sua população na época era próxima a população do estado do Tocantins.

Boa parte do território da Estônia é coberto por florestas bem antigas e por todo lugar havia o descarte de lixo e entulho. Isso despertou a atenção de um pequeno grupo de pessoas que trouxe uma proposta de ação. Ao pensarem juntos em como resolver este problema, diferentes profissionais, ONGs e entidades somaram-se ao projeto, mobilizando recursos, pessoas com conhecimento técnico, equipamentos, divulgação e vontade de agir.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/14165908/dia-mundial-limpeza-mobiliza-voluntario-1.jpg

Segundo informações do site World Cleanup Day , 50.000 voluntários conseguiram limpar o país em cinco horas. O resultado foi impactante e inspirou uma série de outros eventos como este em outros países da Europa. Em 2012 mais de 30 países realizaram o dia da limpeza. Para ajudar a organizar e impulsionar todas as atividades que já estavam acontecendo fundaram a ONG Lets do it world.

Primeiro Dia Mundial da Limpeza

A primeira celebração Mundial do Dia da Limpeza aconteceu em 2018.  Participaram mais de 17 milhões de voluntários em 157 países. Pessoas de todas as idades uniram-se para limpar os espaços públicos como ruas, praças, parques, praias e mangues.

Em 2021, 50 milhões de voluntários estão cadastrados mobilizando as ações em mais de 180 países. Esses grandes mutirões além de fazer a diferença real nos locais escolhidos também chamam a atenção, favorecem a reflexão e a reeducação das atitudes cotidianas.

No site World Cleanup Day você encontra uma página com fotos e vídeos das edições passadas e as mobilizações em andamento para este ano de cada país participante. Para saber mais sobre a participação do Brasil no Dia Mundial da Limpeza, clique aqui.

Atividades que você pode realizar no Dia Mundial da Limpeza

Em 2021 o dia escolhido para concentrar as atividades é 18 de setembro. Desde o ano passado a mobilização inclui e incentiva ações que podem ser realizadas também dentro de casa e aqui no Ypêdia, você encontra uma série de dicas para colocar em prática a atividade que você escolher:

Limpeza digital

  •  Limpe seu smartphone, computador e caixa de e-mails.
  •  Exclua aplicativos que você não usa.
  •  Reveja fotos vídeos e arquivos que você não precisa mais e que estão ocupando espaço.
  •  Exclua arquivos duplicados.
  •  Descadastre-se de correspondências eletrônicas que você não abre e não acompanha.

Leia Mais: Como limpar a memória do seu smartphone

Limpeza Solidária

Aproveite o dia para reorganizar as coisas em casa e separe o que não tem mais serventia e está em bom estado e encaminhe para doação.

Leia Mais: Como limpar a organizar os brinquedos

Limpeza ambiental

Quer incluir atitudes mais sustentáveis no seu dia a dia? Clique e descubra.

Limpeza Mental

Tire um tempo para realizar atividades que contribuam para o seu bem estar mental:

Saiba mais: como a limpeza da casa pode ser uma aliada nos cuidados com a saúde mental.

Você achou esse artigo útil?

Dia Mundial da Limpeza