Desinfetante: guia completo para usar na sua casa

Manter as superfícies higienizadas é mais que um cuidado com a limpeza. É uma necessidade para a proteção da família. Mais do que perfumar os desinfetantes são aliados importantes para desinfecção dos ambientes, por isso atenção ao modo de uso!
Desinfetante: guia completo para usar na sua casa

O desinfetante é um produto de limpeza valorizado pelo seu poder de eliminar germes em diversos espaços.  

Neste artigo, explicamos como funciona o produto e apresentamos os principais tipos de desinfetantes do mercado, com dicas práticas para sua faxina.  

 O que é desinfetante? 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/16175458/desinfetante_limpeza-scaled.jpg

Desinfetante é o nome dado a vários tipos de produtos que são usados para eliminar micróbios, como vírus e bactérias, de uma superfície.  

O princípio ativo varia de um produto a outro. Entre os principais tipos de desinfetantes usados na limpeza doméstica, estão: 

  • Álcool 70% 
  • Vinagre de álcool 
  • Água sanitária (hipoclorito de sódio) 
  • Água oxigenada (peróxido de hidrogênio) 
  • Produtos à base de amônia 
  • Fenilfenol 

 Qual é a diferença entre desinfetante e alvejante?  

Algumas pessoas podem confundir desinfetante, alvejante e água sanitária, mas os produtos não são a mesma coisa.  

Alvejantes são os produtos capazes de tirar manchas de tecidos e deixá-los mais brancos. Esses produtos podem ter como base o hipoclorito de sódio (água sanitária) ou o oxigênio. Você pode saber mais sobre o produto clicando aqui! 

Por serem capazes de matar germes, os alvejantes são produtos desinfetantes, mas nem todo desinfetante é um alvejante.  

Para que serve o desinfetante? 

Os desinfetantes são muito úteis na limpeza doméstica, porque realizam um processo chamado desinfecção, que é a eliminação dos vírus e bactérias.  

Isso é importante principalmente para evitar a contaminação de alimentos e dos objetos que você utiliza em casa. Afinal, ter contato com micróbios pode causar várias doenças nas pessoas e em animais domésticos.  

Por essa razão, é importante desinfetar regularmente os espaços mais propícios à proliferação de germes na sua casa.  

Quais são os cuidados na hora de usar o desinfetante? 

O uso de desinfetante em casa deve ser feito tomando alguns cuidados, para evitar intoxicação e irritação da pele: 

  • Mantenha o produto fora do alcance de crianças e animais domésticos. 
  • Use luvas de borracha para proteger as mãos. 
  • Se for usar o produto em ambientes fechados, como banheiro, use máscara para evitar a inalação. 
  • Leia atentamente o rótulo do produto antes de utilizá-lo e siga todas as instruções de uso do fabricante.  

Onde utilizar desinfetante?

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/16175559/desinfetante_limpeza_chao-scaled.jpg

Confira alguns dos lugares onde você pode utilizar desinfetante na sua casa:  

Desinfetante no banheiro 

O banheiro é um dos pontos da casa onde é preciso mais cuidado com a proliferação de germes. Use o desinfetante da sua escolha para limpar o chão, paredes e o box.   

No caso do vaso sanitário, coloque o desinfetante, seguindo a quantidade indicada no rótulo, e deixe agir por alguns minutos antes de dar a descarga.   

Uma dica importante é desinfetar também as áreas que têm contato com as mãos das pessoas que usam o banheiro: com um pano de limpeza, passe álcool 70% em maçanetas, registros e puxadores, outra opção é utilizar o desinfetante Multissuperfície Ypê Antibac, o formato gatilho facilita a limpeza com a dosagem certa, sem desperdícios 

Desinfetante na cozinha 

Você pode desinfetar o chão da cozinha usando o produto da sua preferência, mas evite passar produtos muito fortes na pia e nas bancadas. Isso porque o contato do desinfetante com alimentos pode causar intoxicação. Para limpar essas superfícies, você pode usar detergente comum, vinagre ou álcool 70%.  

Também existem desinfetantes específicos para higienizar alimentos, que podem ser encontrados em supermercados. Siga as instruções do rótulo para deixar os vegetais de molho, diluindo o produto em água.  

Outra solução para limpar vegetais é usar duas colheres de sopa de água sanitária (verifique no rótulo se a marca pode ser usada em alimentos) para cada litro de água. Deixe as verduras de molho nessa solução por 15 minutos e depois enxágue em água corrente.  

Conheça os lançamentos da Linha Antibac para lavar louças 

Desinfetante nas roupas 

Na maioria dos casos, lavar as roupas com o sabão da sua preferência já é suficiente para eliminar a sujeira e os germes.  

Caso você considere necessário, pode utilizar no processo de lavagem a água sanitária (no caso de roupas brancas) ou um alvejante à base de oxigênio (para roupas coloridas).  

Desinfetante no quarto 

 No quarto, o principal cuidado de desinfecção deve ser tomado nos colchões, principalmente para eliminar os agentes causadores de sarna ou escabiose.  

Aspire o pó regularmente e mantenha o quarto arejado. Em caso de infestação dos colchões, aspire o quarto e os dois lados do colchão com bastante cuidado. Em seguida, misture, em um frasco com spray, uma solução com uma parte de vinagre para uma parte de água e borrife abundantemente todas as partes do colchão. Deixe secar ao sol.  

Em caso de infestação grave, procure uma empresa que faça o serviço de desinfecção. E, claro, busque acompanhamento médico caso alguma pessoa da sua família contraia sarna. E leve seus animais domésticos ao veterinário caso sejam infectados.  

Desinfetante no pátio 

Para limpar o pátio da sua casa ou áreas externas do apartamento, uma pergunta a fazer é: você tem animal de estimação nesse espaço? 

Produtos químicos podem provocar irritação ou intoxicação nos pets. Por isso, o mais indicado é desinfetar o pátio usando uma solução de dois terços de água morna para um terço de vinagre. 

Os panos utilizados pelos animais também devem ser lavados a cada 15 dias, com água e sabão neutro.  

Caso você não tenha animais domésticos, pode usar os produtos da sua preferência para fazer a desinfecção. Uma dica econômica é reaproveitar a água que sai da sua máquina de lavar. Recolha a água em um balde e utilize para higienizar as áreas externas.  

 Desinfetante caseiro: quais são os riscos? 

 Se você procura uma receita mágica de desinfetante caseiro, uma dica é: evite manipular produtos químicos em casa. Além de exigir equipamentos e conhecimento profissional, isso pode provocar intoxicação.  

 Se desejar um desinfetante caseiro, uma opção é usar um produto que costuma ser encontrado em qualquer cozinha: o vinagre de álcool.  

 Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir, também, nosso guia completo sobre água sanitária!

Você achou esse artigo útil?

Desinfetante: guia completo para usar na sua casa