Descarte de óleo de cozinha: aprenda como fazer do jeito certo

Nem sempre nos preocupamos com o descarte dos resíduos dos ingredientes que usamos no preparo de alguns alimentos. O óleo de cozinha, por exemplo, não pode ser descartado no ralo da pia, você sabia? Vem aprender como fazer o descarte corretamente.
Descarte de óleo de cozinha: aprenda como fazer do jeito certo

Você sabe como fazer descarte de óleo de cozinha? Não, não é só jogar no ralo da pia. É preciso fazer de um jeito que não prejudique o meio ambiente e que não coloque em risco a rede de esgoto.

Então, confira as dicas dos tópicos a seguir para aprender a descartar o óleo de cozinha da maneira adequada.

Qual é a importância de fazer o descarte de óleo de cozinha corretamente?

O óleo de cozinha não pode ser jogado fora na rede de esgoto, em primeiro lugar, porque a substância é altamente poluente.

Segundo uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o máximo de óleo vegetal que se pode descartar em um corpo d’água é 50 mg (cerca de 0,05 ml) por litro de água. Isso significa que, se você jogar 1 xícara (250 ml) de óleo no ralo, poderá estar contaminando cerca de 5 mil litros de água dos rios.

Conheça o Projeto Observando Rios

Além disso, o óleo de cozinha, quando despejado na rede de esgoto, pode causar entupimentos nas tubulações do seu prédio e das estações de tratamento. Um problemão, certo? Isso pode ser evitado se você descartar do jeito certo, algo de que falaremos mais adiante.

O que pode ser feito com óleo usado?

Quando descartado corretamente, o óleo de cozinha que sobrou na sua frigideira após aquela fritura pode ser reciclado pela indústria.

Por exemplo, esse óleo usado pode servir de matéria-prima para a fabricação de:

  • Biodiesel
  • Sabão
  • Massa de vidraceiro
  • Tintas a óleo

Como fazer o descarte de óleo de cozinha?

Antes de levar o óleo de cozinha para o descarte, você precisa armazená-lo de um jeito seguro e prático.

Para isso, uma boa dica é guardá-lo em garrafas PET vazias. Usando um funil, coloque os restos de óleo das suas frituras na garrafa e feche com a tampa bem apertada, para evitar vazamentos.

Quando a garrafa estiver cheia, você pode descartar.

Onde fazer descarte de óleo de cozinha?

Você já tem garrafas cheias de óleo para descartar, mas não sabe onde fazer isso? Existem ONGS, órgãos públicos e empresas que recolhem o óleo usado para encaminhar para reciclagem.

Alguns locais funcionam como pontos de coleta e, nesse caso, você precisa ir até lá para entregar as garrafas. Já outros fazem a retirada na sua casa, dependendo da quantidade que você tem para descartar. Entre em contato com o ponto mais próximo da sua residência para saber mais.

E como encontrar esses locais? Você pode telefonar para a prefeitura da sua cidade para pedir informações ou fazer uma busca na internet. O site eCycle tem uma ferramenta prática de pesquisa, em que você digita seu CEP e o material que precisa descartar e o buscador encontra os pontos de coleta próximos de você. Para acessar, clique aqui.

E o descarte de lâmpadas, você sabe como fazer? Confira aqui

Você achou esse artigo útil?

Descarte de óleo de cozinha: aprenda como fazer do jeito certo