Descarte de lixo eletrônico: você sabe como fazer? Confira dicas!

Trocar eletroeletrônicos por dispositivos mais novos pode ser muito animador, mas é preciso recordar que estes itens não podem ir para o lixo comum. Entenda a forma correta de descartar o lixo eletrônico nesta matéria!
Descarte de lixo eletrônico: você sabe como fazer? Confira dicas!

Sim, é isso mesmo: o descarte do lixo eletrônico não deve ser feito junto aos demais tipos de lixo! E nós já vamos explicar o porquê nesta matéria.

Acompanhe para entender melhor 😊

O que é lixo eletrônico?

Os lixos eletrônicos, também chamados de e-lixo ou resíduos de equipamentos eletrônicos (REE), englobam os equipamentos elétricos no geral, como computadores, televisores, celulares, pilhas, baterias, micro-ondas, e por aí vai.

Quando há algum dano, por exemplo, e precisamos descartar esses eletrônicos, existe todo um processo específico para separá-los do lixo comum!

Qual é a importância de fazer o descarte de lixo eletrônico?

Assim como ao descartarmos o lixo comum da maneira errada podemos degradar o meio ambiente, com o lixo eletrônico acontece a mesma coisa!

Enquanto o processo de decomposição dos resíduos comuns emitem gases poluentes que contaminam o solo, o das substâncias que compõem os eletrônicos pode gerar compostos tóxicos ao meio ambiente e a nossa saúde também.

Por isso, é importante entregar esses resíduos em postos de coleta ou em lojas que comercializam eletrônicos!

Como funciona o descarte de lixo eletrônico?

Boa parte dos materiais são reaproveitados! O chumbo das baterias, por exemplo, é reciclado para a produção de novas baterias.

Mas não é só isso: de acordo com estudos do STEP (Solving the E-waste Problem), 1 tonelada de celular pode render até 3,5 kg de prata, 130 kg de cobre e 340 gramas de ouro!

Imagina só tanto de ouro que estamos perdendo ao descartar nosso celular de forma errada? Isso sem contar os metais ferrosos e não ferrosos, que são reutilizados por empresas de logística reserva de eletrônicos 😊

Como e onde fazer o descarte de lixo eletrônico?

A primeira recomendação é verificar com o fabricante do seu aparelho ou eletrodoméstico se há um ponto de coleta próximo a você.

É importante lembrar também, no momento da coleta, de manter as baterias de lítio dentro dos produtos (como em celulares e notebooks).

Você pode checar nos seguintes sites quais são os pontos de coleta da sua cidade:

 Você sabe separar o lixo para reciclagem? A gente conta o passo a passo aqui!

Você achou esse artigo útil?

Descarte de lixo eletrônico: você sabe como fazer? Confira dicas!