Banheiro pequeno: como decorar e organizar

Aprender a otimizar pequenos espaços é uma capacidade cada vez mais valorizada atualmente. Com um pouco de criatividade e as dicas que selecionamos você conseguirá deixar seu banheiro mais agradável
Banheiro pequeno: como decorar e organizar

Você já percebeu que, com os apartamentos modernos cada vez menores, sobram cada vez menos metros quadrados para os banheiros? Afinal, ele costuma ser ocupado apenas por uma pessoa por vez.  

 Com organização e um pouquinho de criatividade, você vai conseguir decorar o seu banheiro pequeno e ter ali tudo o que precisa para deixá-lo aconchegante e funcional. Neste artigo, você encontrará:

  • 4 dicas para a decoração de banheiro pequeno 
  • Como organizar o armário de banheiro pequeno 
  • Como deixar o banheiro mais seguro 

 4 dicas para decoração de banheiro pequeno 

Além de ser o local da casa reservado às nossas necessidades fisiológicas, o banheiro também é o lugar onde cuidamos da nossa higiene e ainda onde colocamos na prática muitas das rotinas de autocuidado. 

 Por isso, além de sempre ter cuidado com a limpeza dele, é interessante que o banheiro seja um ambiente confortável e aconchegante.  

 E não precisa ser um super banheiro, não! Separamos 4 dicas para quem tem banheiro pequeno ter tudo o que precisa para o cuidado pessoal. 

1 – Cores na decoração de banheiro pequeno 

A recomendação de ouro para ambientes pequenos também vale para o banheiro: cores claras: branco, cinza claro, nude e bege são boas opções para dar a sensação de maior amplitude ao banheiro 

Se você gosta de ousar na decoração, a dica é usar cores mais fortes na parte de baixo, seja no piso, marcenaria, seja apostando nas pinturas de meia-parede, que deixam o visual mais moderno e descontraído. 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/03/04110349/shutterstock_1870792624.jpg s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/03/04110352/shutterstock_1898509912.jpg s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/03/04111229/shutterstock_261358592-1.jpg

 Se você se maquia no banheiro, evite cores marcantes na altura do espelho. Isso porque a incidência da luz na parede colorida pode provocar um reflexo no seu rosto.  

 2 – Móveis na decoração de banheiro pequeno 

O mobiliário de banheiro costuma ser bem simples: louças de pia e vaso sanitário, armários e gabinetes para organização. O charme ficará por conta dos revestimentos e metais escolhidos. 

 Chamamos de gabinete quando o armário é acoplado à pia, com encaixe para a parte hidráulica. Para a facilidade de limpeza e manutenção, os mais indicados são os suspensos, com pés. Os que têm marcenaria grudada no chão tendem a se danificar mais rapidamente pelo contato com água e produtos de limpeza.  

 Em banheiros pequenos, o mais recomendado é usar armários ou gabinetes com portas de correr, que economizam espaço. 

 Além desses, aposte em pequenos armários espelhados na parte de cima da pia para guardar os seus itens de higiene pessoal: escova de dente, fio e creme dental, protetor solar, hastes flexíveis etc. Mais abaixo vamos dar dicas de como organizar o armário do banheiro.. 

Leia também: Higiene pessoal como se proteger de inimigos invisíveis

 Quanto mais espaço de armários ou prateleiras para guardar seus itens de higiene pessoal, mais espaçosa será a sua pia, que ficará liberada para a saboneteira e para a higiene das mãos.  

 Para manter sua família protegida, conheça o sabonete antibacteriano Ypê action, que elimina 99% das bactérias. 

 3- Espelhos na decoração de banheiro pequeno 

Espelho, espelho meu, existe lugar melhor para a gente conferir o rosto e o cabelo antes de sair de casa?  

 No banheiro pequeno, o espelho ainda ajuda a dar a sensação de amplitude e ainda pode ser um bom disfarce para o armário de itens de higiene pessoal, como falamos antes.  

 Para quem se maquia, tira a barba ou sobrancelha no banheiro, uma boa dica é instalar um espelho articulado de aumento. Algumas opções têm iluminação própria, perfeito para conferir cada pelinho. 

 Leia também: como limpar espelhos

 4- Paredes na decoração de banheiro pequeno 

As paredes são ideais para instalar os ganchos para toalhas de rosto e de banho, bem como para as roupas usadas. Mas num banheiro pequeno, sua utilidade vai além. 

 Se não tiver armários, aposte em prateleiras de vidro ou acrílico na parede. Esses materiais são bons porque são de fácil limpeza e ficam leves na decoração. Nesse caso, toalhas e papel higiênico extras podem ser organizados em cestinhas decorativas. 

Além disso, você pode deixar o banheiro mais personalizado com algum item decorativo, uma plantinha ou quadro, tomando cuidado para o seu banheiro não ficar muito poluído.  

 No box, uma boa dica é construir nichos na própria parede para guardar os itens de banho. Se quebrar ou furar a parede não é uma opção para você, existem no mercado opções de nichos que se prendem por ventosas. Nesse caso, siga as orientações do fabricante sobre a instalação e não exagere no peso colocado sobre eles. 

 Leia também: Como limpar o box do banheiro   

 Como organizar armário de banheiro pequeno 

Manter o armário organizado e limpo é fundamental para visualizar o que você tem e ganhar tempo na hora de se arrumar para sair. 

Limpe os armários por dentro pelo menos duas vezes por mês utilizando um pano úmido com o seu desinfetante preferido misturado em água.  

 Para essa tarefa, você pode usar um pano multiuso perfex. Conheça os aromas da linha de desinfetantes Bak Ypê.

 Como organizar armário de banheiro pequeno com cestos 

Em armários ou prateleiras, uma boa dica para organizar os itens do seu banheiro é utilizar cestos de diferentes tamanhos.  

 De plástico ou de vime, eles podem separar toalhas de rosto das de banho, rolos de papel higiênico e saquinhos para o lixo. 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/03/04110346/shutterstock_1827493904.jpg

Os cestos menores podem ser usados para escovas e pentes, borrachinhas, grampos e pregadores de cabelo, se for o caso.  

 Porém, procure guardar apenas itens que sejam usados com frequência no gabinete. Como o banheiro é um ambiente mais úmido, pode provocar mofo. 

 Um cestinho de plástico com desinfetante de banheiro, escovinha de vaso sanitário e spray aromatizante também são recomendáveis, para deixar o banheiro limpinho e cheiroso para o próximo usuário. 

 Conheça também os desinfetantes perfumados Bak.  

 Leia também: Como desentupir vaso sanitário

 Como organizar armário de banheiro pequeno com potes transparentes 

No armário de cima, você pode guardar os itens de higiene pessoal de uso mais cotidiano: escovas, fio e creme dental, protetor solar, desodorante etc. 

 Potes de vidro herméticos também são ótimos para guardar hastes flexíveis e algodão.  

 Importante: leia com atenção os rótulos de cremes, maquiagens e perfumes sobre local de armazenamento. Se o seu banheiro for muito úmido, é melhor guardá-los em uma cestinha no quarto e levar ao banheiro apenas na hora de usar.  

Como deixar o banheiro mais seguro 

Banheiros podem ser extremamente escorregadios, especialmente logo depois do banho. Por isso, se estiver construindo ou reformando, atente para não escolher um piso tão liso.  

Já existem no mercado sprays que alteram a estrutura molecular de cerâmicas para torná-las antiderrapantes, bem como tintas e fitas específicas para isso. Pela segurança, vale o investimento! 

 Mesmo com o piso antiderrapante, atente para manter o box sempre limpo, pois a gordura do corpo e restos de sabão podem deixá-lo ainda mais perigoso. 

 Leia também: Como limpar azulejos e rejuntes 

 Se há idosos na sua casa, as barras de proteção no box e perto do vaso sanitário são fundamentais. Se precisar usar tapete antiderrapante, verifique antes se ele fica bem preso e esticado para não provocar tropeços.  

 Lembre-se: tapetes ou quaisquer outros acessórios de banheiro devem ser trocados e lavados pelo menos uma vez por semana. Por ser um ambiente úmido, eles podem se tornar terreno fértil para ácaros, fungos e bactérias. Tapetes de pano comuns não são recomendados pois aumentam o risco de acidentes domésticos. 

Que tal rechear o seu banheiro com diversos produtos de Ypê, desde aqueles para higiene pessoal até os para a limpeza do ambiente? Confira nossa linha de produtos aqui! 

 

Você achou esse artigo útil?

Banheiro pequeno: como decorar e organizar