Vai se mudar para um lugar menor? Confira 8 dicas de como decorar apartamento pequeno

Apartamento pequeno pede criatividade gigante na decoração. Reunimos oito dicas para ajudar a ganhar espaço e sensação de amplitude. Vem ver.
Vai se mudar para um lugar menor? Confira 8 dicas de como decorar apartamento pequeno

Com algumas dicas de como decorar apartamento pequeno, é possível provar que tamanho não é documento! E que apartamento pequeno não é sinônimo de coisas amontoadas.

Os apartamentos modernos (e pagáveis) estão cada vez menores. Por isso, precisamos ser cada vez mais criativos.

Quais são os benefícios de decorar apartamento pequeno?

Nada como deitar no sofá depois de um dia cansativo, olhar à volta e dizer “lar doce lar”. Não importa o tamanho: o lugar onde moramos é nosso refúgio, por isso, precisa ser confortável. E esse conforto deve ser visual também! É tão gostoso ver tudo arrumadinho do nosso jeito, não é?

Além de conforto, saber como decorar apartamento pequeno também traz amplitude. Sim, depois que tudo se encaixa no seu devido lugar, espaço deixa de ser um problema. Você vai ver com a leitura deste texto 😉

O que usar para decorar apartamento pequeno?

Existem três dicas principais quando se fala de decoração de apartamento pequeno: optar por cores claras, usar espelhos nas paredes e adotar móveis multifuncionais. Vamos começar explicando o porquê de elas serem quase unanimidade. Mas calma que tem mais dicas especiais para você.

1. Por que usar cores claras para decorar apartamentos pequenos?

Os tons mais claros refletem mais a luz e, com isso, aumentam a sensação de amplitude. É por isso que os tons de branco e cinza acabam sendo a opção da grande maioria das pessoas.

Porém, o excesso de branco pode deixar o visual um pouco frio ou asséptico e acentuar muito o contraste com as peças de outras cores. Isso pode justamente dar uma sensação de ainda mais apertado.

Para minimizar esse efeito, uma dica é optar por tonalidades claras puxando para o bege, rosa-claro ou amarelo. Isso porque elas também permitem a reflexão da luz, mas deixam o ambiente um pouco mais quente e aconchegante.

Na cozinha, armários aéreos na mesma cor da parede ou em contraste leve também ajudam na sensação de amplitude. Confira mais dicas de como decorar uma cozinha pequena clicando aqui!

Para dar mais personalidade ao ambiente, você pode apostar em uma parede colorida como ponto de destaque. Se o pé direito da casa for alto, a pintura de meia parede (do chão até a metade) também ajuda a criar a sensação de amplitude horizontal.

2. Espelho, espelho meu: existe apartamento pequeno mais bonito do que o meu?

O espelho está entre as dicas mais recorrentes para criar a sensação de amplitude do ambiente. Afinal, além de também refletir a luz, uma parede revestida com espelho pode dar a impressão de duplicar o ambiente. Isso sem falar que é ótimo para dar aquela conferida no look antes de sair de casa.

Mas atenção aos cuidados! Ao duplicar o ambiente, pense também no que você estará vendo em dobro. Se a casa tem muitos móveis (ou bagunça 😳), isso tudo aparecerá em dose dupla.

Outro ponto de atenção é não colocá-los atrás de estantes com eletrônicos, para não deixar os fios aparentes ainda mais expostos.

Além disso, claro, é importante manter os espelhos limpos!

3. Ideias de móveis multifuncionais para mobiliar o apartamento pequeno

Os móveis multifuncionais são aqueles que têm mais de uma função. O mais clássico é o sofá que vira cama, seja para hóspedes ou para o dono da casa.

Além do maravilhoso sofá-cama, existem bancos ou pufes que são baús perfeitos para guardar coisas. Também pensando em espaço de armazenagem, vale apostar em camas com gavetas na parte de baixo e baús na cabeceira. Aliás, não tem lugar melhor para guardar os lençóis, cobertores e edredons, né?

Mesas extensíveis são boas opções para quem tem pouco espaço em casa, mas gosta de receber amigos para jantar.

Outra boa ideia são as mesas e bancadas dobráveis, seja na cozinha, para refeições rápidas, ou no quarto, para criar uma mesa de estudo e trabalho. Ela só fica aberta quando estiver em uso.Quando estiver fechada, ela pode ser uma prateleirinha para colocar enfeites ou fotografias.

Inclusive, a youtuber Paloma Cipriano ensina a fazer uma dessas usando tábuas de madeira, dobradiças e mão francesa no canal Casa de Verdade:

4. Transforme a parede em área útil!

Se não tem espaço no chão, vamos subir as paredes! Mas, claro, com cuidado para não ficar com o visual muito carregado.

Uma boa opção é colocar armários aéreos no corredor ou em cima da porta dos quartos para guardar aquelas coisas que você não usa com tanta frequência. Ele fica quase imperceptível, mas será necessário uma escada ou banquinho para acessá-lo. Guardar o ventilador no inverno ou o aquecedor no verão é um exemplo de uso para esses armários. Além disso, malas, mochilas e caixas podem ser guardadas durante o ano inteiro.

Além disso, ganchos de parede são muito bem-vindos para pendurar bolsas e casacos. Assim você evita que eles fiquem jogados em cima de mesas e cadeiras, não é mesmo?

5. Luz, muita luz!

Ter pontos diferentes de iluminação pela casa, em vez de um único ponto central, também ajuda a gerar a sensação de amplitude.

Além disso, permite delimitar melhor os ambientes no caso de apartamentos integrados.

A luz branca é indicada para espaços de trabalho, como cozinha, escritório e lavanderia. Mas, para lugares de relaxamento, como quarto e sala, aposte na luz amarela, que é mais quente e aconchegante.

6. Repare no piso

Se o apartamento for integrado, estilo loft ou kitinete, vale apostar em um mesmo piso para todos os ambientes. Isso deixa o espaço menos compartimentado e dá a sensação de amplitude.

Essa regra não se aplica aos banheiros porque eles são fechados, ok? Aliás, confira dicas de como decorar o banheiro pequeno!

Pisos cerâmicos, de cimento e vinílicos funcionam até mesmo em áreas molhadas, como cozinha ou lavanderia. Ah, e a dica das cores mais claras também vale para eles!

Quer saber como limpar pisos de vários tipos? Confira aqui!

7. Trena e fita métrica são melhores amigas do apartamento pequeno

Meça todos os cômodos antes de comprar móveis para o apartamento pequeno. Uma forma de fazer isso é com simulações, usando fita crepe ou papelão, para ver se seu espaço comporta a nova aquisição.

Atenção para os espaços de circulação entre os móveis: o ideal é que haja pelo menos 65 cm entre um móvel e outro para que você consiga caminhar com tranquilidade pela casa, sem esbarrar em nada.

Se você optar por móveis multifuncionais, talvez esse espaço fique menor enquanto eles estiverem abertos. Mas isso acontecerá apenas durante esse uso. Depois, o espaço de circulação volta a ficar confortável.

8. E tem espaço para plantas no apartamento pequeno? Claro que tem!

As plantas dão um up no visual do apartamento pequeno e o deixam ainda mais aconchegante.

Espada de São Jorge e cactos são boas opções para ter no chão, pois não expandem para os lados. Você também pode apostar em jiboias e violetas para decorar prateleiras ou em plantas mais imponentes como a samambaia, penduradas em pendentes exclusivos próximos do teto.

Além de decorar, é importante saber organizar um quarto pequeno. A gente mostra como aqui!

Você achou esse artigo útil?

Vai se mudar para um lugar menor? Confira 8 dicas de como decorar apartamento pequeno