Cuidar da família faz bem!

A Ypê é uma empresa que zela pelas pessoas e acredita na importância da família e da comunidade para um ambiente saudável. Aqui no Ypêdia, além de conteúdos ligados a limpeza, organização e atitudes sustentáveis você também encontra diversos temas ligados aos cuidados com a família e o lar, confira:
Cuidar da família faz bem!

Você sabia que existe um dia internacional para celebrar a família?

Muitas questões sociais e culturais influenciam a compreensão do que é família. Não importa qual é a formação ou a composição do seu núcleo familiar, em comum há o convívio e a relação de afeto, cuidado e proteção.  Todo dia é dia da família quando a intenção é conviver melhor com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia.

Na família experimentamos as primeiras formas de relacionamento com outras pessoas. É a partir da família que somos inseridos em outros grupos e contextos. É nessa relação que se formam os valores e os potenciais de um ser humano! 

Dia Internacional da família  

Temas importantes, como este, são razão das mais diversas celebrações pelo mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU), elege alguns temas para compor o seu calendário.
 
Ao dar destaque à este tema, a ONU acredita que pode ampliar a discussão e ajudar a sociedade a refletir sobre o tema.
Celebrar, no dia 15 de maio, o Dia Internacional da Família favorece o debate dos temas ligados a família. Permite a discussão sobre políticas sociais e sobre a promoção da igualdade nos cuidados com a família.

Leia mais sobre o Dia Mundial da Higienização das mãos

Entre os temas em destaque na ONU estão:
  • a preocupação com os cuidados domésticos e parentais, para que sejam iguais entre homens e mulheres;
  • a conscientização sobre os diferentes tipos de família e a importância de respeitar essas diferenças;
  • o quanto problemas sociais afetam diretamente os núcleos familiares.

Guia definitivo para ter uma família perfeita existe? 

O primeiro passo é este: reconheça as pessoas que formam seu núcleo familiar. Entenda o que cada um gosta, quais suas aptidões e fragilidades. É importante conversar, observar e anotar.

Ao observar sua família comparações surgirão: minha família assemelha-se mais com a família Addams ou com a família Madrigal? Lembra mais a família Simpsons, a família da Peppa Pig ou do Shrek? ☺️

Não há problema observar a forma de viver de outras famílias. Contudo tenha atenção. Evite moldar a sua família com base, apenas, em outros modelos.

Não existe um guia para família perfeita. A melhor indicação, neste caso, é que cada família acolha a sua realidade, diversidade e contexto. Juntos, vocês encontrarão a forma mais favorável para conviver e cuidar de cada membro. Não vale descuidar de ninguém!

Cuidar da família exige um olhar atento para muitos temas. A gente sabe disso! Por isso selecionamos 20 conteúdos que abordam o universo familiar.

Aqui você encontrará sugestões que abordem da organização financeira aos cuidados com a saúde. Soluções para cuidar de todos os ambientes da casa e das roupas aos cuidados com a alimentação. Indicações para a prática de atividades físicas e até dicas para criar o calendário da família para divisão das tarefas.

Aqui estão as nossas indicações:

Você achou esse artigo útil?

Cuidar da família faz bem!