Cozinha funcional: dicas para deixar o espaço mais prático

Um dos segredos das atividades domésticas é a organização. Não basta assumir a disposição dos itens que facilitam as atividades de outra pessoa. É preciso pensar em como tornar essa organização funcional para você. Que tal começar pela cozinha?
Cozinha funcional: dicas para deixar o espaço mais prático

Você deseja ter uma cozinha funcional? Planejando do zero ou fazendo ajustes no espaço que você já tem, é possível deixar tudo mais organizado.

Nos tópicos a seguir, você encontra dicas de organização para ter uma cozinha prática, que facilite sua rotina.

O que é uma cozinha funcional?

Uma cozinha funcional, como o nome indica, é aquela em que tudo funciona de um jeito prático e organizado.

Por exemplo, em uma cozinha funcional você não perde tempo fazendo coisas desnecessárias, como passar 10 minutos procurando um saca-rolhas. Ou, então, não precisa retirar várias coisas do lugar toda vez que precisar de um utensílio importante que esteja guardado lá no fundo.

Para que isso aconteça, é importante que o espaço seja estruturado de um jeito racional e prático. Confira alguns dos princípios de uma cozinha funcional:

Circulação sem obstáculos

Quanto mais fácil for chegar a cada ponto da cozinha, mais funcional o espaço. Por isso, evite que móveis, eletrodomésticos ou utensílios dificultem o acesso a todas as áreas do cômodo.

Um lugar para cada coisa…

É preciso planejamento para encontrar o melhor lugar para objetos, utensílios e mantimentos. E como saber onde guardar cada coisa? Um bom critério é a frequência de uso.

Por exemplo, se você utiliza algo todos os dias, deve guardar em um local de acesso mais fácil que outra coisa que só é usada poucas vezes ao ano.

E cada coisa em seu lugar

Não adianta você definir onde guardar cada item e deixar todos jogados no escorredor ou em uma bancada, certo?

A cozinha é funcional quando você sabe onde encontrar tudo que precisa. Portanto, é preciso lembrar de guardar tudo depois de usar.

Atenção às proporções

Cada item precisa ser adequado às necessidades da sua família e ao espaço. Por exemplo, se a cozinha é pequena, uma geladeira gigante pode comprometer a organização e a circulação no espaço.

Ou, então, se a sua família é grande e você usa muita louça, uma pia com cuba pequena demais pode ser pouco prática.

Além disso, ter muitas coisas nem sempre é positivo. Você comprou tantos utensílios e eletrodomésticos que seus armários ficaram abarrotados? Isso dificulta o acesso ao que você precisa, portanto, deixa a cozinha pouco funcional. Chegar até aquele ralador escondido atrás de uma pilha de objetos torna-se tão difícil que você acaba desistindo de usar – ou esquecendo que tem.

Portanto, para ter uma cozinha funcional é preciso sempre levar em conta o tamanho do cômodo e a demanda da sua família.

Quais são os benefícios da cozinha funcional?

Montar sua cozinha de um jeito funcional e prático tem diversas vantagens no seu dia a dia:

  • Você economiza tempo. Preparar as refeições e limpar o ambiente são tarefas muito mais rápidas quando a cozinha é organizada.
  • Facilita a sua rotina. Além do tempo que você economiza, uma cozinha funcional reduz o estresse e o cansaço, pois é mais fácil e tranquilo fazer cada coisa.
  • O desperdício é reduzido. Com organização no armazenamento de alimentos e produtos, você sempre sabe o quanto tem de cada coisa, evitando compras desnecessárias. Além disso, fica mais fácil perceber quando o prazo de validade de algum produto está chegando ao fim.
  • O convívio é facilitado. Com uma cozinha integrada ao resto da casa, não é necessário que o preparo da comida seja uma tarefa solitária e isolada. É possível usar a cozinha mantendo uma interação com as demais pessoas da família ou visitas.

Dicas para deixar sua cozinha funcional

Apresentamos, a seguir, algumas dicas que podem tornar sua cozinha um espaço mais organizado e prático. Confira:

  • Categorize os itens na hora de guardar. Panos e toalhas numa gaveta, acessórios em outra, eletroportáteis em um armário, mantimentos em outro, e assim por diante.
  • Na hora de escolher o lugar de cada coisa, comece a definição pelos itens maiores. Assim, é mais fácil fazer caber tudo.
  • Invista em uma bancada prática. Uma superfície de material e tamanho adequados é muito útil em uma cozinha, pois permite que você prepare alimentos com praticidade e agilidade.
  • Leve em conta a altura das pessoas que usarão a cozinha na hora de escolher os móveis. Uma pia ou bancada alta demais para você pode dificultar o uso. E, se forem baixas demais, também. Se alguma pessoa cadeirante vive na casa, deve-se adaptar a altura também. Encontre a medida ideal.
  • Uma dica imprescindível na cozinha funcional moderna: distribua pelas paredes um número de tomadas de energia suficiente para seus aparelhos.

Cozinha funcional pequena

Se a sua cozinha é pequena, confira algumas dicas para deixá-la mais funcional:

  • Prateleiras e armários suspensos são uma boa maneira de aproveitar o espaço e fazê-lo render mais.
  • As paredes também servem para colocar aparelhos como forno, cafeteira, purificador de água, entre outros. Isso economiza espaço nas bancadas e armários.
  • Use cestos organizadores ou potes para guardar mantimentos. Assim, você pode descartar embalagens grandes e otimizar o espaço de armazenamento.
  • Considere investir em móveis planejados, que otimizam o uso do espaço e são pensados em função das suas necessidades.

Cozinha funcional com ilha

Você viu um programa estrangeiro de reforma de imóveis e agora sonha em ter uma cozinha com ilha? Pode ser uma boa opção, desde que você tenha espaço disponível.

Isso porque colocar uma ilha na cozinha só é prático se houver espaço suficiente em volta dela para que se possa circular com conforto.

Se a sua cozinha é grande o bastante, o limite é o seu orçamento. Uma ilha pode ser multiuso e conter bancada, pia, fogão e espaço de convivência. Escolha um projeto que caiba no seu bolso.

Uma dica extra é aproveitar a base da ilha para colocar armários, o que otimiza o espaço de armazenamento da sua cozinha.

5 principais erros que impedem a cozinha de ser funcional

1. Ignorar as proporções e colocar móveis e eletrodomésticos de tamanhos incompatíveis uns com os outros, com o tamanho do cômodo ou com suas necessidades.

2. Não considerar a altura das pessoas da casa na hora de comprar os móveis.

3. Deixar o caminho atravancado por móveis, utensílios ou eletrodomésticos, dificultando a circulação.

4. Guardar juntas coisas de categorias diferentes, tornando mais difícil encontrar cada uma delas quando necessário.

5. Exagerar na quantidade de utensílios, deixando o espaço abarrotado e dificultando o uso.

Quer ver mais dicas para decorar a cozinha? É só conferir aqui!

Você achou esse artigo útil?

Cozinha funcional: dicas para deixar o espaço mais prático