Consumo sustentável: 5 perguntas que vão te ajudar a praticá-lo

Você se interessa por consumo sustentável, mas não sabe por onde começar? Confira agora como comprar com responsabilidade.
Consumo sustentável: 5 perguntas que vão te ajudar a praticá-lo

Praticar o consumo sustentável significa ter a consciência de que tudo o que você compra tem um impacto no meio ambiente. Portanto, o consumo consciente é o hábito de fazer escolhas de compra responsáveis, considerando toda a cadeia de produção do produto. 

Qualquer item que consumimos no dia a dia passa pelo processo de extração de matéria-prima, fabricação, transporte, comercialização, consumo e descarte. Nisso tudo, há incontáveis chances de desgaste da natureza. 

É por isso que o consumo sustentável é tão importante: com ele, as pessoas suprem suas necessidades. Ao mesmo tempo, respeitam os recursos naturais, preservando o planeta para as gerações futuras. 

Quais são os benefícios do consumo sustentável? 

O consumo sustentável é uma prática que garante o equilíbrio ecológico, econômico e social. Uma vantagem e tanto, não é mesmo? 

Na sua vida cotidiana, o consumo sustentável permite que você valorize ainda mais o seu próprio dinheiro, pois comprará com mais organização e sensatez. 

Além de economizar e otimizar suas compras, consumir menos e melhor contribui gradativamente com seu bem-estar e qualidade de vida. Afinal, assim, você filtra suas prioridades e consome apenas o que te faz bem de verdade. 

 Claramente, o planeta se beneficia muito com o consumo sustentável. Você sabia que, a cada ano, entram mais de 150 milhões de novos consumidores no mercado? 

De acordo com essa estimativa, nos próximos 20 anos, teremos três bilhões de pessoas desperdiçando alimentos e comprando desenfreadamente. Com isso, gerando muito lixo no meio ambiente e contribuindo com o esgotamento de seus recursos.  

Há quem veja o consumo sustentável como uma moda passageira, mas a verdade é que essa prática é uma oportunidade de salvar a natureza que não podemos perder. Veja como fazer isso: 

5 perguntas para colocar o consumo sustentável em prática diariamente 

Como você pode ver, o consumo sustentável traz benefícios nos âmbitos individuais e coletivos. É possível, sim, comprar itens importantes para você sem abrir mão dos cuidados com o meio ambiente.   

É aí que entram as perguntas: 

Eu preciso mesmo comprar isso?  

Muitas vezes, ficamos tentados a comprar um item na promoção, porque achamos que não teremos outra chance igual. Mas o que parece uma compra imperdível pode ser, na realidade, um ato irresponsável. 

Só compre o que for uma necessidade real, e não o que for um desejo momentâneo. Estabeleça seus critérios de compra que vão além do preço, como a qualidade e a durabilidade do produto. 

Outra coisa importante que você precisa ponderar é a fabricação desse item. 

Como é produzido este item que quero comprar?  

Você já parou para pensar que, ao comprar um produto do qual você não sabe a procedência, pode estar financiando crimes ambientais e até sociais, como o trabalho escravo? 

Por isso, estude a origem do material usado como matéria-prima e quem são as pessoas envolvidas na fabricação do item. 

Uma dica importante é preferir os comerciantes e produtores locais, para incentivar a economia da sua região, seja da sua cidade ou do bairro.   

Além de apoiar pequenas empresas, comprar localmente é uma maneira de ajudar a reduzir a emissão de gases poluentes que são liberados no transporte em longas distâncias. 

O que eu vou fazer com o item antigo que já tenho em casa? 

Vamos supor que você viu um lindo conjunto de panelas pela metade do preço. Depois de considerar os itens acima – se você realmente precisa dessas panelas e se é possível comprar de uma loja local – pense no que vai fazer com as panelas que já tem em casa.  

Vai continuar usando? Vai doar para outras pessoas? Ou simplesmente vai descartá-las no lixo?  

Se você não tiver certeza do que vai fazer com aquilo que já tem em casa, não tem porquê comprar novos produtos. 

Eu posso reutilizar isso para outros fins? 

É muito comum que as pessoas tenham a impressão de que o ciclo de vida de um produto acaba quando ele vai para a lixeira, mas não é bem assim. 

Inclusive, o descarte inadequado de resíduos é um dos grandes causadores da degradação ambiental. O Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo! 

Somente a poluição por plástico gera mais de US$ 8 bilhões de prejuízo à economia global, isso sem contar os outros materiais. 

 Nesse sentido, reflita antes de comprar qualquer produto como será o descarte. Se você puder reutilizar para outras finalidades, melhor ainda. 

Quais são minhas alternativas com relação a esta compra? 

A dica de ouro é: para praticar o consumo sustentável, nunca compre por impulso. Toda compra precisa ser planejada e analisada com calma, assim, você evita arrependimentos.   

Pense nas suas alternativas: se você poderá efetuar a compra em outro momento, se poderá comprar um produto similar, mas mais sustentável, se poderá escolher uma marca mais comprometida com o meio ambiente etc. 

Como promover o consumo sustentável em casa? 

Se uma pessoa que pratica o consumo sustentável em casa já ajuda o planeta, imagina se todos os moradores fizessem parte disso. O potencial das ações seria muito elevado! 

Anote aí algumas sugestões para promover a sustentabilidade na rotina do seu lar: 

Praticar o consumo sustentável é uma atitude de perseverança, pois as pequenas ações de hoje refletirão positivamente no futuro.  

Se cada um fizer a sua parte, teremos excelentes resultados. A responsabilidade é de todos: das pessoas consumidoras, do governo e das empresas. Você já sabe como fazer a sua! 

Clique aqui e confira o impacto positivo da Ypê na sustentabilidade. 

Você sabe quais são as vantagens dos produtos biodegradáveis? Descubra clicando aqui

Você achou esse artigo útil?

Consumo sustentável: 5 perguntas que vão te ajudar a praticá-lo